Buscar

PROPRIEDADE INTELECTUAL ATV 5 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.: 
	Disc.: PROP. INT. DIR. ÉTIC 
	EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Produto é qualquer bem:
	
	
	
	apenas móvel e não durável
	
	
	móvel ou imóvel, material ou imaterial, durável ou não durável
	
	
	apenas imaterial e não durável
	
	
	apenas durável e imaterial
	
	
	apenas não durável e imaterial
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Publicidade abusiva é aquela que:
	
	
	
	induz o consumidor a erro
	
	
	causa algum tipo de constrangimento ao consumidor
	
	
	causa constrangimento ao ente despersonalizado
	
	
	causa constrangimento ao fornecedor
	
	
	induz o fornecedor a acreditar naquilo que não corresponde à realidade
	
Explicação:
 A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade - Art. 6º São direitos básicos do consumidor: IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços; Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. - Assim, a resposta correta é: causa algum tipo de constrangimento ao consumidor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Tício adquire, via Internet, um perfume para presentear sua noiva. Ao receber o produto, percebeu que o frasco tinha um tamanho muito aquém daquele colocado na imagem que constava no site de compras. Qual prazo tem Tício para arrepender-se desta compra:
	
	
	
	30 dias a contar do recebimento do produto
	
	
	7 dias a contar da compra do produto
	
	
	7 dias a contar do uso do produto
	
	
	9 dias a contar do recebimento do produto
	
	
	7 dias a contar do recebimento do produto
	
Explicação:
A pergunta nos remete ao qual é prazo de arrependimento na legislação consumerista em razão de produtos comprados fora do ambiente físico da loja, no caso, comprado em um site na internet ¿ para uma melhor resposta vamos nosso correr da lei 8078, código de defesa do consumidor em seu art. Art. 49. dita, O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio.
Assim a resposta correta é 7 dias a contar do recebimento do produto
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		João tratou um determinado serviço pela internet e assinou contrato com cláusulas pré-estabelecidas o que não lhe permitiu questionar sobre a validade dessas cláusulas. Para efeito das relações de consumo, é correto afirmar:
	
	
	
	a) os contratos de adesão são juridicamente reconhecidos pelo CDC
	
	
	b) os contratos de adesão não possuem nenhuma garantia para o consumidor
	
	
	e) os contratos de adesão são repudiados tanto pelo CDC quanto pelo NCC
	
	
	c) os contratos de adesão só devem ser utilizados para serviços tratados à distância
	
	
	d) os contratos de adesão confundem o consumidor e por isso devem ser abolidos
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Tício assiste a uma publicidade na TV de um atleta que, após correr em um parque, abre facilmente a tampa de um iogurte, com um leve toque, e bebe com satisfação. Ao adquirir o mesmo iogurte, tem uma imensa dificuldade em abri-lo, tendo que furá-lo para poder beber o líquido. Esta publicidade pode ser considerada:
	
	
	
	publicidade pura
	
	
	publicidade enganosa
	
	
	publicidade composta
	
	
	publicidade subliminar
	
	
	publicidade abusiva
	
Explicação:
A questão nos remete a questão sobre publicidade na relação de consumo ¿ Código de Defesa do Consumidor -; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da citada legislação consumerista no que tange a publicidade -  Art. 6º São direitos básicos do consumidor:   IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços;  Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.  § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. - Assim, a resposta correta é: publicidade enganosa.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira e ente despersonalizado, são características do:
	
	
	
	comerciante
	
	
	empregador
	
	
	importador
	
	
	consumidor
	
	
	fornecedor
	
Explicação:
A resposta nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor, lei 8078 ¿ em que temos definições de tópicos importantes para definição da relação de consumo ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada em seu Art. 3° Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividade de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. - Assim, a resposta correta é: fornecedor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Quando ao adquirir uma geladeira percebe-se que esta perfaz barulhos excessivos ou tem vazamentos de água, ou, ainda, apesenta choques elétricos, de forma que estas situações não são esperadas para seu bom funcionamento, na legislação consumerista é caracterizada como:
	
	
	
	Vício do serviço.
	
	
	Vício do produto.
	
	
	Vício rebiditório.
	
	
	Vício oculto.
	
	
	Defeito do produto.
	
Explicação:
Vício é característica de qualidade e quantidade que tornam os produtos ou contratações de serviços impróprios ou inadequados ao consumidor a que se destinam e também diminuam o valor.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Tício assiste a uma publicidade em que crianças destroem seus tênis para fazer com que seus pais comprem o da marca anunciada; e a outra publicidade em que crianças invadem uma casa, durante a noite, para furtar doces fabricados pelo anunciante do comercial. Estas publicidades podem ser caracterizadas como:
	
	
	
	com vício de informação
	
	
	defeituosa
	
	
	contraditória
	
	
	enganosa
	
	
	abusiva
	
Explicação:
A questão nos remete a legislação consumerista ¿ Código de Defesa do Consumidor ¿ tendo como figura principal a qualificadora publicidade abusiva ou enganosa - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada: definição de publicidade abusiva e enganosa: Art. 6º São direitos básicos do consumidor: IV - a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimentode produtos e serviços; - Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva. § 1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços. § 2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança. - Assim, pela definição legal, a resposta correta é: abusiva.
		
	Gabarito
Comentado