Buscar

questoes de -ÉTICA-

Prévia do material em texto

Curso: Direito - Turno: Noturno
	
	Disciplina: Ética Jurídica Professor(a): Marcos N.S. Verneck
	
	Acadêmico(a): DANDARA MORAIS ALVES
	
	Avaliação: N2- NA Data: 19/11/2021
	NOTA
Normas para resolução da prova:a) Identifique sua folha de avaliação com o seu nome completo, o período a que pertence e em seguida leia atentamente as questões propostas e responda a que se pede, observando, inclusive, a grafia e o sentido das palavras no contexto, uma vez que, a interpretação é parte integrante da prova; b) A presente avaliação tem peso de até 8,0 (oito) pontos, sendo que 2,0 (DOIS) pontos de atividadesc) Para as questões subjetivas os espaços disponíveis são suficientes para as respectivas respostas; d) A resolução da prova é de caráter notadamente individual; e) Baixe a prova, IDENTIFIQUE-A e após a resolução; ANEXE novamente a prova em TAREFAS, como nas atividades normais.
1. A advogada MIRANDA, inscrita na OAB, foi ofendida em razão do exercício profissional durante a realização de uma audiência judicial. O ocorrido foi amplamente divulgado na mídia, assumindo grande notoriedade e revelando, de modo urgente, a necessidade de desagravo público.(1,0)
Considerando que o desagravo será promovido pelo Conselho competente, seja pelo órgão com atribuição ou pela Diretoria ad referendum, assinale a afirmativa correta.
A)() A atuação se dará apenas mediante provocação, a pedido da ofendida ou de qualquer outra pessoa. É condição para concessão do desagravo a solicitação de informações à pessoa ou autoridade apontada como ofensora.
B)() A atuação se dará de ofício ou mediante pedido, o qual deverá ser formulado pela ofendida, seu representante legal ou advogado inscrito na OAB. É condição para concessão do desagravo a solicitação de informações à pessoa ou autoridade apontada como ofensora.
C)(X) A atuação se dará de ofício ou mediante provocação, seja da ofendida ou de qualquer outra pessoa. Não é condição para concessão do desagravo a solicitação de informações à pessoa ou autoridade apontada como ofensora.
D)() A atuação se dará de ofício ou mediante pedido, o qual deverá ser formulado pela ofendida, seu representante legal ou advogado inscrito na OAB. Não é condição para concessão do desagravo a solicitação de informações à pessoa ou autoridade apontada como ofensora.
2. O advogado GODOFREDO VENTURA foi regularmente constituído por certocliente para defendê-lo em um processo judicial no qual essecliente é réu. GODOFREDO VENTURA ofereceu contestação, e o processosegue atualmente seu trâmite regular, não tendo sido, porora, designada audiência de instrução e julgamento.(1,0)
Todavia, por razões insuperáveis que o impedem de continuarexercendo o mandato, GODOFREDO VENTURA resolve renunciar. Em12/02/2019, GODOFREDO VENTURA fez a notificação válida da renúncia. Trêsdias depois da notificação, o mandante constituiu novoadvogado, substituindo-o. Todo o ocorrido foi informado nosautos.
Considerando o caso narrado, de acordo com o Estatuto daAdvocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
A)()GODOFREDO VENTURA continuará a representar o mandante durante osdez dias seguintes à notificação da renúncia.
B)(X) O dever de GODOFREDO VENTURA de representar o mandante cessadiante da substituição do advogado, independentementedo decurso de prazo.
C)()GODOFREDO VENTURA continuará a representar o mandante até que sejaproferida e publicada sentença nos autos, ainda querecorrível.
D)()GODOFREDO VENTURA continuará a representar o mandante até otérmino da audiência de instrução e julgamento.
3. O advogado XUMAQUER não adimpliu suas obrigações relativas às anuidades devidas à OAB. Assinale a opção que, corretamente, trata das consequências de tal inadimplemento. (1,0)
A)()XUMAQUER deverá quitar o débito em 15 dias contados da notificação para tanto, sob pena de suspensão, independentemente de processo disciplinar. Na terceira suspensão por não pagamento de anuidade, seja a mesma
ou anuidades distintas, será cancelada sua inscrição.
B)()XUMAQUER deverá quitar o débito no prazo fixado em notificação, sob pena de suspensão mediante processo disciplinar. Após 15 dias de suspensão, caso não realizado o pagamento da mesma anuidade, será cancelada sua inscrição.
C)()XUMAQUER deverá quitar o débito em 15 dias contados da notificação para tanto, sob pena de suspensão, independentemente de processo disciplinar. Na segunda suspensão por não pagamento de anuidades distintas, será
cancelada sua inscrição, após o transcurso de processo disciplinar.
D)(X)XUMAQUER deverá quitar o débito em 15 dias contados da notificação para tanto, sob pena de suspensão, mediante processo disciplinar. Na terceira suspensão por não pagamento de anuidades, será cancelada sua inscrição.
4. MARKLEYTON, advogado, após dez anos de exercício da advocacia, passou a apresentar comportamentos incomuns. Apósavaliação médica, ele foi diagnosticado com uma doença mental curável, mediante medicação e tratamento bastante demorado.(1,0)
Segundo as disposições do Estatuto da Advocacia e da OAB, o caso do advogado MARKLEYTON incide em causa de
A)() suspensão do exercício profissional.
B)(X) licença do exercício profissional.
C)() impedimento para o exercício profissional.
D)() cancelamento da inscrição profissional.
5. UBONÕ e HRÓBIO são advogados e atuam em matéria trabalhista.UBONÕ tomou conhecimento de certos fatos relativos à vidapessoal de seu cliente, que respondia a processo consideradode interesse acadêmico. Após o encerramento do feitojudicial, UBONÕ resolveu abordar os fatos que deram origemaoprocesso em sua dissertação pública de mestrado. Então, afim de se resguardar, UBONÕ notificou o cliente, indagando seeste solicitava sigilo sobre os fatos pessoais ou se estespodiam ser tratados na aludida dissertação. Tendo obtidoresposta favorável do cliente, UBONÕ abordou o assunto nadissertação.
Por sua vez, o advogado HRÓBIO também soube de fatos pessoaisde seu cliente, em razão de sua atuação em outro processo.Entretanto, HRÓBIO foi difamado em público, gravemente, poruma das partes da demanda. Por ser necessário à defesa desua honra, HRÓBIO divulgou o conteúdo particular de que teveconhecimento.
Considerando os dois casos narrados, assinale a afirmativacorreta. (0,5)
A)(X) UBONÕ infringiu o disposto no Código de Ética e Disciplinada OAB, violando o dever de sigilo profissional. Por outrolado, HRÓBIO não cometeu infração ética, já que o dever desigilo profissional cede na situação descrita.
B)() UBONÕ e HRÓBIO infringiram, ambos, o disposto no Código deÉtica e Disciplina da OAB, violando seus deveres de sigiloprofissional.
C)()HRÓBIO infringiu o disposto no Código de Ética e Disciplina daOAB, violando o dever de sigilo profissional. Por outrolado, UBONÕ não cometeu infração ética, já que o deverde sigilo profissional cede na situação descrita.
D)()UBONÕ e HRÓBIO não cometeram infração ética, já que odever de sigilo profissional, em ambos os casos, cede nassituações descritas.
6. PERCY SEREVO, formada em uma renomada faculdade de Direito, é transexual. Após a aprovação no Exame de Ordem e do cumprimento dos demais requisitos, PERCY SEREVO receberá a carteira de identidade de advogado, relativa à sua inscrição originária.(0,5)
Sobre a hipótese apresentada, de acordo com o disposto na Lei nº 8.906/94 e no Regulamento Geral do Estatuto daAdvocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
A)(X) É admitida a inclusão do nome social de PERCY SEREVO, em seguida ao nome registral, havendo exigência normativa de que este seja o nome pelo qual PERCY SEREVO se identifica e é socialmente reconhecida, mediante mero requerimento formulado pela advogada.
B)() É admitida a inclusão do nome social de PERCY SEREVO, desde que, por exigência normativa, este seja o nome pelo qual PERCY SEREVO se identifica e que consta em registro civil de pessoas naturais, originariamente ou por alteração, mediante mero requerimento formulado pela advogada.
C)() É admitida a inclusão do nome social de PERCY SEREVO, independentemente de menção ao nomeregistral, havendo exigência normativa de que este seja o nome pelo qual PERCY SEREVO se identifica, e é socialmente reconhecida, e de que haja prévia aprovação em sessão do Conselho Seccional respectivo.
D)() Não há previsão na Lei nº 8.906/94 e no Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB sobre a inclusãodo nome social de PERCY SEREVO na carteira de identidade do advogado, embora tal direito possa advir de interpretação do disposto na Constituição Federal, desde que haja cirurgia prévia de redesignação sexual e posterior
alteração do nome registral da advogada para aquele pelo qual ela se identifica e é socialmente reconhecida.
7. NICO GROVER, advogado conhecido no Município Alfa, foi eleito para mandato na Câmara Municipal, na legislatura de 2012 a 2015. Após a posse e o exercício do cargo de vereador em 2012 e 2013, NICO GROVER licenciou-se do mandato em 2014 e 2015 a convite do Prefeito, para exercer o cargo de Procurador-Geral do Município Alfa.
Diante desses fatos, NICO GROVER, (0,5)
A)() em 2012 e 2013, poderia exercer a advocacia a favor de entidades paraestatais.
B)(X)em 2012 e 2013, não poderia exercer a advocacia contra empresa concessionária de serviço público estadual.
C)() em 2014 e 2015, poderia exercer a advocacia privada, desde que não atuasse contra o Município Alfa ou entidade que lhe seja vinculada.
D)() em 2014 e 2015, não poderia exercer a advocacia a favor de autarquia vinculada ao Município Alfa.
8. Para a aplicação da sanção disciplinar de exclusão ao advogado faltoso, é necessária a manifestação favorável de (0,5)
A(X) dois terços dos membros do Conselho Seccional competente.
B() da maioria dos membros do Conselho Seccional competente.
C( ) dois terços dos membros do Tribunal de Ética e Disciplina competente.
D( ) da maioria dos membros do Tribunal de Ética e Disciplina competente.
9. Que parâmetros fixa o EOAB e o CED para que o juiz possa arbitrar honorários? (1,0)
O código de Ética e disciplina determina que os honorários advocatícios devam ser previstos em contrato escrito, qualquer que seja o objeto e o meio da prestação do serviço profissional, contendo todas as especificações e forma de pagamento, inclusive no caso de acordo, renúncia, revogação e substabelecimento.
O Artigo 49 do Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil estabelece parâmetros para a fixação dos honorários.
Os honorários profissionais devem ser fixados, como moderação e atendendo os seguintes elementos:
 
-A relevância, o vulto, a complexidade e a dificuldade das questões versadas
-O trabalho e o tempo necessários
-A possibilidade de ficar o advogado impedido de intervir em outros casos, ou de se desavir com outros clientes ou terceiros
-O valor da causa, a condição econômica do cliente e o proveito para ele resultante do serviço profissional
-O valor da causa, a condição econômica do cliente e o proveito para ele resultante do serviço profissional
-O lugar da prestação dos serviços, fora ou não do domicilio do advogado.
-A competência e o renome do profissional
-A praxe do foro sobre trabalhos análogos.
Art. 22. A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência.
10. A incompatibilidade é referida ao cargo, por isso que a incompatibilidade não está presente, quando seu titular esteja desempenhando atividades de outro cargo, ou desviado de função. Essa afirmação está correta? Fundamente sua resposta. (1,0)
Sim, A incompatibilidade é sempre total e absoluta, assim para a postulação em juízo como para a advocacia extrajudicial
É importante ressaltar que a incompatibilidade é referida ao cargo, sendo irrelevante que seu titular esteja desempenhando atividades de outro cargo, ou desviado de função. Apenas cessa a incompatibilidade quando deixar o cargo por motivo de aposentadoria, morte, renúncia ou exoneração."
Como conseqüência dessa incompatibilidade, os atos praticados pelo advogado, no âmbito do impedimento, seriam nulos, como estabelece o artigo 4º do estatuto da Advocacia:
"Art. 4º. São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoa não inscrita na OAB, sem prejuízo das sanções civis, penais e administrativas.
Parágrafo único. São também nulos os atos praticados por advogado impedido - no âmbito do impedimento -, suspenso, licenciado ou que passar a exercer atividade incompatível com a advocacia"

Continue navegando