Buscar

pagamento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lugar do pagamento
Obrigações quesíveis (o credor tem que ir buscar) X portáveis 
Sempre que não houver nada combinado, sempre é o credor que tem que buscar, na casa do devedor, o pagamento. CC, Art.:327
Motivo grave para não efetuação do pagamento. Art.:329
Motivo que torna (muito difícil) a efetuação do pagamento. Artigo faz uma exigência sobre essa situação: Só se fará em outro lugar o pagamento, se isso não causar nenhum prejuízo para o credor.
Há uma outra hipótese sobre o local do pagamento, chamado: ”SUPRESSIO”.
Em várias situações poderia exercer um direito e abdiquei disso, chegando ao ponto de criar na outra parte um expectativa de que nunca mais esse direito será exigido por mim.
Ex.: O pagamento deveria ser feito sempre no banco, mas nunca fiz questão disso, e sempre aceitei o dinheiro em casa.. Não posso, depois de muito tempo, exigir, sem motivo sério, que esse pagamento seja feito no banco.
Tempo do pagamento
-Obrigações com termo: devem ser pagas até o vencimento, inclusive a data.
Uma obrigação condicional. Devem ser pagas na data implementada, com a ciência do devedor. CC,Art.:332
Obrigação pura e simples: A qualquer momento pode-se cobrar a divida. Com bom senso, que será julgado pelo juiz. CC.Art.:331
Antecipação do vencimento: Art.:333
Isso é diferente do inadimplemento antecipado: Trata de inviabilizar o descumprimento da obrigação... Ex.: a construção do hospital e a empresa que deve construir.
Prova do pagamento: (quitação: É uma declaração do credor de que a obrigação foi paga. Que é direito a todo solvente, direito inclusive a retenção.)
Retenção: Pode, legitimamente, não pagar até que seja efetuada a entrega da quitação.(Art.:319/320) O 320 é uma sugestão: posso comprovar o pagamento em outros termos, que não nesses... Um exemplo é o cinema: rasgar o seu ticket é um ato de quitação, dele para você, de que você viu o filme.
Presunções de pagamento: 
Titulo: cc.Art.:324. Caso de cheque...
Prestações periódicas: CC. Art.: 322 só é necessário o ultimo recibo para provar os outros pagamentos. No caso de pagamento a autorizados, não se pode aplicar essa presunção.
Juros: Se alguém diz que o capital foi pago eu posso presumir que o juros foi pago antes. Art.:323.
O prazo é um espaço de tempo entre dois termos.
todo credor tem a garantia o patrimônio do devedor.

Outros materiais