Buscar

Escopo do Trabalho

Prévia do material em texto

Grupo 9
Camilla Bianca Pires Ferreira - RA: F23FCC4
Emily Milena Silva Amaro - RA: N584637
Laura da Silva Ribeiro - RA: F1425E-3
Pedro Henrique Fernandes dos Santos - F26FAG9
Vanessa Pereira Martins - RA: N629770
Arquiteto: Santiago Calatrava
1 - L’Hemisfèric - Principal
2 - Centro olímpico de Atena
3 - Auditório Tenerife
1 - L’Hemisfèric
A Cidade das Artes e das Ciências, localizado em Valência, na Espanha, surgiu como uma proposta de um grande centro de cultura e turismo para que a cidade espanhola fosse transformada em um local emblemático e de grande influência. Com uma equipe competente para a realização do projeto, a Cidade conta com sete prédios no total, todos com diferentes estilos arquitetônicos que, olhados em conjunto, formam uma bela paisagem enfatizada pelo curso do sol durante todo o dia.
O L’Hemisfèric é o prédio central do projeto e foi o primeiro a ser inaugurado, em 1998. Possui cerca de 13.000m² e conta com salas de projeção com cinema IMAX, planetário e projeções de laser. O prédio foi construído no formato do olho humano, onde a “pupila” é a cúpula hemisférica do cinema e as “pálpebras” podem abrir e fechar usando elevadores hidráulicos. A ideia de fazer um prédio com esta forma simboliza a observação do mundo que os visitantes descobrem por meio de projeções audiovisuais.
 Fonte: www.flickr.com
Por ser uma atração turística da cidade de Valência, a Cidade das artes e das ciências registrou em 2019 um enorme impacto social e econômico no Produto Interno Bruto (PIB) da cidade espanhola. Segundo dados do Instituto Valenciano de Estatísticas (IVE), a Cidade das Artes e das Ciências gerou um impacto total de 128,4 milhões de euros em termos de receita e possibilitou a contratação de 3.985 pessoas em período integral, contribuindo com 0,12% do PIB e mantendo 0,19% dos empregos na região. 
O L’Hemisfèric, particularmente, teve um impacto total de 9,9 milhões de euros sobre o PIB da cidade valenciana, gerando ao todo 354 empregos em tempo integral, dados positivos em relação ao ano anterior (2018) em que o impacto sobre o PIB foi de 8,5 milhões de euros e 302 empregos gerados naquele ano. 
 
Fonte: www.ivie.es
REPERTÓRIO ARQUITETÔNICO
folha 2
OBRA: Hemisfèric – Arquiteto Santiago Calatrava
Detalhes da obra
Segundo o arquiteto Leonardo Benevolo, no livro de sua autoria “A arquitetura no novo milenio” o Hemisferic é um planetário e um Cinema IMAX Dome que faz parte de um dos complexos científico-culturais mais importantes do mundo europeu: A Cidade das Artes e das Ciências.
É um dos edifícios fundamentais do complexo. É a maior sala de projeção da Espanha, com três sistema de projeção em uma tela concava de 900m², grandes filmes no formato IMAX Dome semiesférico, cinema 3D digital com ela de 12x6m e projeção digital para exibições astronômicas. ´Possui capacidade para 300 espectadores por sessão. Sua estrutura conta com um dos melhores suportes tecnológicos do mundo e proporciona aos visitantes as mais inovadores sensações audiovisuais. (fonte: archdaily)
Data do Projeto:
A construção do complexo foi iniciada em 1990 sendo inaugurada em 1998. (fonte: Wikipedia)
Área do edifício:
Segundo o site O Portal do Jardim, o Hemisferic ocupa uma área de aproximadamente 13.000m² localizado entre o Museu de Ciências e o Palácio das Artes. Está limitado ao norte e ao sul por duas piscinas retangulares emergindo delas uma grande cúpula formada por uma parte central fixa. 
Ambientes e Acessos
Composto por três corpos diferenciados. No externo este situam-se a cafereria, lojas e escritórios. No centro da cobertura a cúpula que abriga a sala de projeções, e no extremo oente os serviços técnicos. (site portal do jardim Revista)
OBRA: Centro Olímpico de Atenas – Arquiteto Santiago Calatrava
 
Detalhes da obra
De acordo com o site Futdados o Estádio Olímpico de Atenas (OAKA) está localizado na área de Marousi, na capital grega. Seu outro nome, Spiros Louis, é uma homenagem ao vencedor grego da primeira maratona olímpica moderna, em 1996. Atualmente, ele é casa de dois dos clubes mais importantes da Grécia: o Panathinaikos e o AEK.O centro Olímpico de Atenas foi inspirado na disposição espacial da antiga Acrópole e na arquitetura grega do período bizantino, onde muitas construções se encontram em forma de arco, e as cores azul e branco das ilhas do Mar Egeu O objetivo era refletir no desenho do complexo, tanto a identidade e a história dos Jogos Olímpicos como a moderna capital grega, auxiliados por avanços tecnológicos e princípios estéticos.
Data do Projeto:
O centro olímpico de Atenas teve o inicio da sua construção em 1979 e finalizando em 1982. Reformado pelo arquiteto Santiago Calatrava em 2002 com finalização em 2004. (Fonte: site Futdados) 
Área do edifício:
960000 m²
Ambientes e Acessos
 Segundo o site Wikipedia, as instalações esportivas, como o centro aquático, o velódromo olímpico, o centro de esportes coberto, o centro olímpico de tênis e Você pode chegar ao estádio de metrô, usando as estações Irini e Neratziotissa, na linha M1. Ambas ficam próximas ao complexo olímpico. A linha M1 passa bem pelo centro da cidade de Atenas
OBRA: Auditório Tenerife– Arquiteto Santiago Calatrava
Detalhes da obra
Segundo o site Portal Metálica que possui uma consultoria de engenheiros e arquitetos que auxiliam na revisão do conteúdo no portal postado, a construção começou em 1997 e terminou em 2003, foi inaugurado em 23 de Setembro do mesmo ano. O Auditório de perfil majestoso tornou-se um símbolo arquitetônico da cidade de Santa Cruz de Tenerife, na ilha de Tenerife e Ilhas Canárias. Ele também é considerado o melhor edifício moderno, nas Canárias. É uma das principais atrações de Tenerife
Data do Projeto:
1997-2003
Área do edifício:
Segundo o site Xespecialdesign, o prédio fica em um terreno de 23.000 m², dos quais o auditório ocupa 6.471 m²,
Ambientes e Acessos
Divididos em duas salas, as demais áreas são jardins, praças ou entradas e um estacionamento com 260 lugares (fonte: site Xespecialdesign)
 
REPERTÓRIO ARQUITETÔNICO
folha 4
 L’Hemisfèric – Cidade das artes e ciências (Valência/Espanha)
1. Ínicio projeto: 1996
2. Conclusão: Abril de 1998
3. Principais materiais: Concreto, aço, vidro e alumínio.
4. Sistema estrutural: Treliça espacial (3D)
5. Ligação: Parafusadas.
6. Funcionalidade: Cinema IMAX, um planetário e um show de lazers (“laserium”).
 
1. Projeto: Santiago Calatrava Valls. Arquiteto e Engenheiro Civil
2. Superfície construída Edifício principal: 14.000 m2
3. Superfície construída Edifício de serviços: 1.700 m2
4. Diâmetro Abóbada de concreto do Domo: 32 m
Para a criação do projeto Calatravas se inspirou no olho humano, um olho aberto que tudo vê. A pupila representando o planetário, e as pálpebras a estrutura móvel em um contínuo abre e fecha, compondo sua proteção.
· Material predominante: Concreto
· 14.000m cúbicos para fundação, muros de contenção, lajes e arquibancadas.
· Na cobertura foram utilizados painéis de 40mm de espessura de chapa metálica aparafusadas à estrutura.
· Materiais de construção leves como aço, vidro e alumínio dando leveza e transparência.
· A cúpula foi revestida por azulejos fragmentados dando a ideia de mosaico, os pavimentos são de granito de 4cm e a caixilharia de aço inoxidável.
· A cúpula é composta por vigas metálicas (caixão de 90m de comprimento), surgindo do nível da água e envolvendo a esfera com movimentos obtidos por meio de sistema hidráulico como se fosse as pálpebras do olho humano.
· As cargas são direcionadas a laje de fundação ancorada ao muro de arrimo de 1,50 a 2,00m de espessura que também recebe forças vindas da água, pois a cota mais baixa da fundação esta a -15,00m, o nível freático sobe até o nível -9,00.
· Na construção da esfera foram usados armaduras a base de perfis laminados e uma camada de nervo metal, servindo de forma ao concreto realizado desde o exterior, para construção desta foram necessárias três fases, separadas por trechos e alturas.
· 1 fase: Soldagemdos perfis laminados curvos as placas de ancoragem;
· 2 fase: armaduras e concretagem;
· 3 fase: içamento, montagem e colocação do casquete superior da esfera;
Obs: A laje e os muros perimetrais tem a função de impermeabilizante
Em construção
As etapas gerais de construção:
1. O globo
2. Os contrafortes
3. Os arcos de concreto armado
4. Apoio de telhado
5. Os arcos de aço secundários
6. Os espaçadores
7. "pálpebras" removíveis
8. O telhado

Continue navegando