Buscar

Fascismo Italiano ppt

Prévia do material em texto

Fascismo Italiano
Pós Primeira Guerra
Itália: 
Frustração com resultados da Guerra e seus sacrifícios
Profunda crise econômica: miséria e desemprego
Instabilidade política e crise da democracia-liberal
Temor por parte das elites frente ao socialismo que crescia
Eclosão de greves/manifestações populares
“Fasci di combattimento”
Desordem social e crescimento das esquerdas leva a burguesia italiana a financiar movimentos ultraconservadores e violentos, como os fasci di combattimento liderados por Benito Mussolini.
1919: fundado o Partido Nacional Fascista, de caráter totalitário, nacionalista, anticomunista, antidemocrático, militarista e personalista que propunha a superação da crise a partir de um Estado forte, centralizado e interventor que controlasse a sociedade e suas diferentes classes através de um líder carismático que se propõe a governar em lugar das massas, confundindo-se e apropriando-se do governo e do Estado.
Ascensão do Fascismo
Camisas negras: grupos paramilitares (milícias) ligados ao fascismo ganham proteção e financiamento das elites para reprimir movimentos sociais, sindicatos e grupos de esquerda, tidos como “inimigos da pátria, responsáveis pela desordem e pela desmoralização da sociedade e seus valores tradicionais”
Defesa do corporativismo: negação da existência de classes em oposição na sociedade. Busca por um Estado que controlasse os trabalhadores, permitindo livre desenvolvimento da lucratividade capitalista
Marcha sobre Roma, 1922
Já com grande apoio das elites, influência junto às massas e forte discurso moralista, conservador, nacionalista e autoritário, os fascistas articulam uma agressiva passeata que termina com a indicação de Mussolini ao cargo de primeiro-ministro, o mais importante do país.
Itália Fascista, 1922-1945
Processo de aparelhamento do Estado pelos fascistas impõe aos poucos um regime totalitário
Cresce a desumanização e a perseguição a opositores: comunistas, socialistas, democratas-cristãos, liberais e outros grupos. Após denúncias de fraudes nas eleições de 1924, que resultam em sequestro e morte de um deputado de esquerda, o regime se fecha de forma acelerada.
1926: começa a ditadura fascista
Itália Fascista, 1922-1945
Ultranacionalismo
Partido único, controlando oficialmente as instituições de Estado e os poderes da República.
Supressão de direitos e liberdades individuais
Culto ao líder = Mussolini, o Duce (“chefe”)
Valorização do armamentismo, da guerra e do militarismo
Estado Corporativo: busca por conciliar, mediante uso de leis e da força, os interesses de classes sociais antagônicas, favorecendo a expansão do capital.
Itália Fascista, 1922-1945
Tratado de Latrão, 1929: recebendo apoio da cúpula da Igreja Católica, Mussolini decreta a criação do Estado do Vaticano, independente de Roma e do governo italiano.
Resolvidas dramaticamente as divergências internas, a Itália Fascista se estabiliza. Adiante organizaria sua expansão imperialista...

Mais conteúdos dessa disciplina