Buscar

Prévia do material em texto

Facismo
1
O que é o Facismo ?
O Fascismo foi um sistema político nacionalista, antiliberal e antissocialista surgido na Itália, em 1919, no fim da Primeira Guerra Mundial, e que durou até 1943. Liderado por Benito Mussolini, que influenciou regimes políticos em vários países da Europa.
2
Qual o significado da palavra ?
A palavra fascismo vem do latim fascio (feixe), pois um dos símbolos fascistas era o fascio littorio. Porém após os estragos causados por essa ideologia na Segunda Guerra Mundial, a palavra fascismo foi ganhando novos significados. Agora, nas primeiras décadas do século XXI, é comum denominarmos "fascismo" ou "fascista" o indivíduo ou movimento que defende a repressão violenta para resolver problemas da sociedade.
3
Quais as características do Facismo?
Estado totalitário;
Antiliberalismo;
Militarismo;
Nacionalismo;
Expansionismo;
Entre outras.
4
Facismo na Itália
Um profundo sentimento de frustração dominou a Itália após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), e a situação econômica era mais difícil que antes da guerra. Em março de 1919, em Milão, o jornalista Benito Mussolini cria os "Fasci di Combatimento" e os "Squadri" (grupos de combate e esquadrão respectivamente). Esses tinham como objetivo combater os adversários políticos, em especial os comunistas, por meios violentos. O Partido Nacional Fascista, fundado oficialmente em novembro de 1921, cresceu rapidamente, o movimento agrupava pessoas com tendências políticas de origens variadas: nacionalistas, anti esquerdistas, contrarrevolucionários, ex-combatentes e desempregados.
5
Em outubro de 1922, durante o congresso do partido fascista realizado em Nápoles, Mussolini anunciou a "Marcha sobre Roma", em que cinquenta mil camisas-negras, o uniforme fascista, dirigiram-se à capital italiana. Impotente, o rei Vitor Emanuel III convidou o líder dos fascistas, Benito Mussolini, para formar o Ministério.
Nas eleições fraudulentas de 1924, os fascistas obtiveram 65% dos votos e, em 1925, Mussolini torna-se o Duce ("líder“ em italiano).Mussolini começou a implantar seu programa: acabou com as liberdades individuais, fechou e censurou jornais, anulou o poder do Senado e da Câmara dos Deputados, criou uma polícia política, responsável pela repressão, etc.
6
Aos poucos foi instalado o regime ditatorial. O governo manteve as aparências de monarquia parlamentarista, mas Mussolini detinha plenos poderes.
Após garantir para si grande autoridade política e se cercar das elites dominantes, Mussolini buscou o desenvolvimento econômico do país. No entanto, esse período de crescimento foi duramente afetado pela crise de 1929
7

Continue navegando