Buscar

APS CLÍNICA DE PEQUENOS 1 RESPONDIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA CLÍNICA DE PEQUENOS ANIMAIS I 
DISCENTE: JUDITE SPÍNOLA BARBOSA DE OLIVEIRA
MATRÍCULA: 171191240
	
	Implantação 
201901 
 	 	 	 	 	 	 
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 
	COMPETÊNCIAS RELACIONADAS 
	1. 	Identificar, quantificar e classificar as condições de perdas corpóreas hídricas em cães e gatos, bem como estabelecer um plano de reposição de fluídos (Bases da Fluidoterapia) 
 
	I; II; III; IV; XIV; XVI; XVII 
 	 
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS 	 
As Atividades Práticas Supervisionadas - APS têm seu detalhamento publicado no ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) da disciplina. São publicadas na primeira quinzena de aulas e devem ser realizadas pelos estudantes até o limite do prazo da N1, em conformidade com o calendário acadêmico. 
 
As APS devem ser realizadas pelos estudantes no próprio ambiente virtual de aprendizagem (Blackboard) ou ter seu upload realizado lá, onde também serão corrigidas pelo docente, ficando registradas em sua integralidade. 
 
ATIVIDADE 1: Estudar e pesquisar, em ambientes virtuais ou presenciais, o tema “Bases da Fluidoterapia em Cães e Gatos”. Estabelecer relações entre as necessidades de reposição de fluídos, sua quantificação e especificação, com as diferentes enfermidades urinárias e digestórias de cães gatos. 
Sugestões de leitura: 
DIBARTOLA, S.P. Anormalidades de fluidos, eletrólitos e equilíbrio acidobásico na clínica de pequenos animais. 3ed., Roca, 2007. 
 
NETA, JH; TRAPP, SM; STURION, DJ. Considerações fisiológicas na fluidoterapia em cães e gatos. Arq Ciên Vet Zool UNIPAR, v. 8, n. 1, p. 63-70, 2005. 
 
SANTALUCIA, Sérgio et al. Fisiologia dos líquidos corporais em cães e gatos. Revista da FZVA, v. 19, n. 1, p. 61-78, 2013. 
 
 
 
AVALIAÇÃO (Válido somente para as IES que possuem APS como parte da média de N1, para as 	 demais IES, desconsiderar esse item) 
A avaliação das APS será baseada em um padrão de correção conhecido como rubrica, que confere transparência às expectativas em relação à performance do estudante. 
 
 
 
 
 A fluidoterapia é um tratamento de suporte para pacientes que possuem distúrbios hidroeletrolíticos, ácido-base e que precisam expandir volemia, repor líquidos e etc.
Indicações:
Desidratação: muitas situações podem gerar um quadro de desidratação, como vômito, diarreia, poliúria, obstrução gastrointestinal, etc. A fórmula para cálculo de reposição de fluidos seria: Peso do animal (kg) x grau de desidratação (%) x 10 = volume em ml para correção.
Insuficiência renal: a insuficiência renal gera distúrbios urinários e, por uma dificuldade na excreção de substâncias, o paciente acumula toxinas na corrente sanguínea que deveriam ser excretadas pela urina, gerando um quadro de toxemia e pode haver sinal clínico de vômito que também pode ser gerado pela uremia. Pode-se utilizar solução glicofisiológica ou fisiológica.
Distúrbios de potássio: a hipocalemia gera distúrbios gastrointestinais como vômito ou diarreia. Deve-se dosar o potássio na corrente sanguínea. O animal com hipocalemia também pode apresentar fraqueza muscular e arritmias cardíacas. Pode-se utilizar solução fisiológica ou ringer lactato, é necessário que tenha, pelo menos, 30 mEq/ℓ de potássio. Já na hipecalemia o tratamento envolve fluidoterapia adicional a base de cloreto de sódio, em casos de acidose pode ser fornecido bicarbonato de sódio, e na obstrução urinária recomenda-se aplicação de insulina e de solução de glicose 5%.
Distúrbios sódicos: a hipernatrepia está relacionada ao aumento da osmolaridade no plasma. Ocorrem vômitos e diarreia e essas perdas de água acabam excedendo as perdas de eletrólitos. A solução salina a 3% é a mais indicada.

Continue navegando