Buscar

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário - Tópicos Integradores II (Gestão da Qualidade) - T 20212-B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Questionário
- Tópicos Integradores II (Gestão da Qualidade) - T.20212.B
Pergunta 1
Sobre o Programa Nacional da Qualidade – PNQ, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
( ) Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (2017), o Programa Nacional da Qualidade é o reconhecimento máximo à excelência da gestão das organizações no Brasil. Realizado anualmente, o ciclo de avaliação do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) reconhece empresas a nível classe mundial e ocupa uma posição central na missão da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), de estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e a evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.
( ) O PNQ não reconhece as organizações que são referência em excelência da gestão no Brasil. O processo visa desestimular o desenvolvimento do País, promover a melhoria da qualidade da gestão e o aumento da competitividade das organizações. Benefícios ao participar do PNQ.
( ) Com base na avaliação recebida no final do processo do PNQ, fruto de uma análise do Relato Organizacional (RO), preenchido pelo candidato, e da visita às instalações da candidata, as pessoas ligadas à organização passam a observá-la de maneira abrangente, ou seja, de forma sistêmica, considerando todos os seus processos. Isso faz com que os colaboradores foquem nos mesmos objetivos e, como consequência, na obtenção de resultados globais.
( ) O Relato Organizacional permite avaliar não somente fornecedores e clientes, como também parceiros e até concorrentes. A partir desse ponto, a organização candidata já começa a ter um diferencial. É a porta de entrada para o seleto grupo das empresas de nível classe mundial.
A. F,F,F,F
B. F,F,F,V
C. V,V,V,V
D. F,V,F,V
E. V,F,V,V
Pergunta 2
Sobre a Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, verifique as alternativas a seguir e assinale V para VERDADEIRA e F para FALSO.
( ) A norma 9001, que traz requisitos para sistemas de gestão da qualidade, que nada mais é do que uma listagem com os tipos de práticas de gestão realizadas por empresas de classe mundial (empresas de grande renome), compiladas de forma a trazer o que há de melhor sendo feito por essas empresas (NBR ISO 9001: 2015). 
( ) A empresa que escolhe seguir estas normas deverá estipular as metas a serem atingidas para conseguirem a certificação e também passará por um projeto com várias etapas para implantar a gestão de qualidade e obter o certificado ISO.
( ) Um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISSO 9001:2015 funciona na base do PDCA (Planejar – Executar – Avaliar – Agir).
A. F,V,F
B. V,V,V
C. V,F,V
D. F,F,F
E. F,F,V
Pergunta 3
São vários os benefícios de um Sistema de Gestão. Identifique a alternativa INCORRETA. 
A. Ajuda a lidar com riscos e oportunidades corporativas de forma estruturada.
B. Usa linguagem simplificada, com estrutura e termos informais, que são especialmente úteis para empresas que utilizam diversos sistemas de gestão como, por exemplo, os de Segurança e Saúde no Trabalho, ou continuidade de negócios. 
C. Aborda a gestão da cadeia de suprimentos de forma mais efetiva.
D. Tem uma utilização mais difícil para empresas de serviços e de tecnologia.
E. Coloca grande ênfase no envolvimento das lideranças.
Pergunta 4
Sobre a Informação Documentada, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A. A organização não é responsável por determinar qual informação documentada precisa ser retida, o período de tempo pelo qual ela deve ser retida e o meio a ser usado para sua retenção.
B. Onde esta Norma se refere a “informação” em vez de “informação documentada”, não há requisito para que essa informação seja documentada. Nessa situação, a organização pode decidir se é ou não necessário ou apropriado manter informação documentada.
C. Onde a ISO 9001:2008 usou o termo “registros” para denotar documentos necessários para prover evidência de conformidade com requisitos, isso agora é expresso como um requisito para “reter informação documentada”. 
D. Segundo a NBR ISO 9001 (2015), um capítulo comum sobre “informação documentada” foi adotada sem alteração ou acréscimos significativos em relação à ISO 9001:2008, essa inovação faz parte do alinhamento com outras normas de sistema de gestão. 
E. A informação documentada é usada para todos os requisitos de documento. Onde a ISO 9001:2008 usou terminologia específica como “documento” ou “procedimentos documentados”, “manual da qualidade” ou “plano da qualidade”, esta edição desta Norma define requisitos para “manter informação documentada”.
Pergunta 5
A versão 2015 da ISO 9001 aborda a necessidade de determinar e gerenciar o conhecimento mantido pela organização, para assegurar que ela pode alcançar conformidade de produtos e serviços. Requisitos relativos a esse item foram introduzidos com o propósito de salvaguardar a organização de perdas de conhecimento e encorajar a organização a adquirir conhecimento. A que se refere a descrição acima?
A. Aplicabilidade.
B. Conhecimento Organizacional.
C. Mentalidade de Risco.
D. Informação Documentada.
E. Controle de Processos, produtos e serviços providos externamente.
Pergunta 6
Quais são os princípios do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015? 
1. Foco no cliente.
2. Liderança.
3. Engajamento das Pessoas.
4. Abordagem de Processos.
5. Melhoria.
6. Tomada de Decisão baseada em evidências.
7. Gestão do risco.
A. 1,2,3,4,5,6.
B. 1,3,5,7.
C. 2,4,6, apenas.
D. 2,4, apenas.
E. 1,2,3, apenas.
Pergunta 7
As normas ISO 9000 e 9001, são algumas das principais normas relacionadas ao modelo de gestão da qualidade. Essas normas são utilizadas por empresas que desejam utilizar sistemas de gestão e serem certificadas por meio desse organismo internacional. Ela foi criada a partir de uma reunião internacional para a definição do conjunto de melhores práticas de qualidade a serem adotadas para atender os clientes. Esta família de normas estabelece fundamentos formalizados por padrões a serem seguidos e promove a melhoria contínua sob várias perspectivas, EXCETO:
A. Do ambiente de trabalho constantemente monitorado;
B. Dificulta a comunicação. 
C. Dos processos internos;
D. Da capacitação dos colaboradores;
E. Da verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores.
Pergunta 8
Sobre a aplicabilidade, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A. Uma organização pode analisar criticamente a aplicabilidade de requisitos devido ao porte ou complexidade da organização, ao modelo de gestão que ela adota, à variedade das atividades da organização e à natureza dos riscos e oportunidades que ela encontra.
B. Esta Norma não se refere a “exclusões” em relação à aplicabilidade dos seus requisitos ao sistema de gestão da qualidade. 
C. A organização pode somente decidir que um requisito não seja aplicável se sua decisão não for resultar em falha em alcançar conformidade de produtos e serviços.
D. O conceito de aplicabilidade se estende além de um foco exclusivamente no cliente. As partes interessadas pertinentes são aquelas que fornecem risco significativo para a sustentabilidade organizacional se as suas necessidades e expectativas não forem atendidas.
E. Os requisitos para aplicabilidade são abordados no item escopo, os quais definem condições sob as quais uma organização pode decidir que não é possível aplicar um requisito a qualquer dos processos dentro do escopo de seu sistema de gestão da qualidade. 
Pergunta 9
Sobre as normas da qualidade, verifique as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A. A ISO tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.
B. A ABNT QUALIDADE é a sigla de Norma Brasileira aprovada pela ABNT, de caráter involuntário, e fundamentadano consenso da sociedade. Se o poder público exigir em editais e licitações as normas podem se tornar obrigatórias, no entanto, tais normas não são obrigatórias.
C. As diretrizes contidas nas normas ISO servem para a padronização e para a implantação da qualidade total nas organizações. 
D. A ISO é uma das maiores organizações que desenvolve normas no mundo e foi criada a partir da união da International Federation of the National Standardizing Associations (ISA) e a United Nations Standards Coordinating Committee (UNSCC). Assim, a ISO começou a funcionar oficialmente no ano de 1947.
E. O intuito de sua criação foi promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada.
Pergunta 10
A versão ISO 9001:2015 trouxe mudanças estruturais para melhorar o alinhamento com outras normas, alterando a forma de encarar um sistema de gestão, ou seja, não se trata mais da elaboração de documentos, mas sim, de uma mudança de postura. A nova estrutura inclui:
1. Introdução;
2. Escopo;
3. Referência normativa;
4. Termos e definições;
5. Contexto da organização;
6. Liderança;
7. Planejamento;
8. Direção;
9. Apoio;
10. Controle;
11. Operação;
12. Avaliação de desempenho;
13. Melhoria.
A. 1,2,3,4,5,6,7,9,11,12,13.
B. 1,2,3,4,5,6,7,8.
C. 8,9,10,11,12,13.
D. 2,3,4,5,6,7,8,9,10.
E. 5,6,7,8,9,10,11,12.

Outros materiais