Buscar

Atividade 1 práticas do ensino de química no ensino médio 2

Prévia do material em texto

Página 3 de 3
NOME COMPLETO	Natália Semensatto Pagini	RGM	20637721
INSTITUIÇÃO	Cruzeiro do Sul –UNIFRAN	DATA	13/11/2021
CURSO	Química Licenciatura	DISCIPLINA	PRÁTICAS DO ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO II
PROJETO O USO DE GARRAFAS PETS, A QUÍMICA E O MEIO AMBIENTE
A relação entre o ensino de química e a formação da cidadania está vinculada tanto aos fins da educação básica quanto à influência da química na sociedade tecnológica moderna. Preparar o indivíduo para que ele compreenda e faça uso das informações químicas básicas necessárias para a participação na sociedade tecnológica em que vive é o objetivo geral do ensino de química para formar o cidadão. Inicialmente, serão abordados temas relacionados à poluição ambiental gerada pelo descarte de garrafas PET. Serão abordados alguns temas como plásticos (definição, propriedades e obtenção), assim como educação ambiental (lixo urbano, coleta seletiva e reciclagem). O objetivo principal é produção de modelos moleculares confeccionados com garrafas PET para serem usados posteriormente na escola como materiais didáticos para o ensino de química.
Em torno de umas 4 ou 5 aulas será realizado e distribuídas as atividades, conforme a tabela 1, onde as 2 primeiras serão destinadas para as aulas teóricas, que será abordado todo o conteúdo pra assim podermos iniciar a produção dos modelos atômicos. Serão abordados os temas: conceito de estruturas químicas, ligação química, geometria molecular.
A partir dai, irá iniciar o projeto confecção, onde todos os alunos deverão participar e desenvolver os modelos atômicos com garrafas PET.
	ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
	1ª ETAPA
	Elaboração de atividade lúdica e teórica
	2ª ETAPA
	Planejamento para confecção dos modelos
	3ª ETAPA
	Execução do projeto
	4ª ETAPA
	Avaliação do projeto.
Tabela 1 : Etapas de desenvolvimento do projeto
Procuramos utilizar substâncias de uso comum a fim de contextualizar o conhecimento do aluno. A partir da definição das moléculas que devem compor o conjunto do modelo molecular, é possível definir também a quantidade de garrafas PET que serão utilizadas para a confecção do mesmo. Na tabela 2, a seguir está descrito a quantidade de garrafas e tampas para a composição de um conjunto de modelo molecular.
O objetivo é que a partir da construção dos modelos, os alunos criem questões problemas para que se resolva entre diálogos com os mesmos, assim construindo conhecimento e preservação do meio ambiente, tendo em vista a reciclagem como um dos objetivos do projeto, fazendo com que eles tenham também uma visão mais ampla e dinâmica da química em sala de aula.
Os modelos moleculares feitos com garrafas PET além de ser um recurso lúdico capaz de auxiliar no ensino e na aprendizagem, também enfatiza a questão ambiental.
	GEOMETRIA
	COMPOSTOS
	Nº DE GARRAFAS
	Nº DE TAMPAS
	ANGULAR
	Água – H2O
	4
	4
	TETRAEDRO
	Metano - CH4
	4
	4
	LINEAR
	Gás Carbônico – CO2
	12
	4
	TRIGONAL
	Amônia - NH3
	4
	4
	TOTAL
	24
	16
Tabela 2: Quantidade de garrafas e tampas para construção de um conjunto de modelo molecular para o estudo da geometria molecular.
Cada Átomo deve conter cores diferentes para assim ter uma melhor representatividade das estruturas, que seguem conforme a tabela 3:
	ELEMENTO
	COR
	CARBONO
	PRETO
	HIDROGÊNIO
	BRANCO
	OXIGÊNIO
	VERMELHO
	NITROGÊNIO
	AZUL
 Tabela 3: Definição de cores Tabela 2: Definição de cores
O trabalho será divido em grupos, onde cada grupo será responsável por cortar o bocal das garras e realizar as pinturas conforme a tabela 2. Será seguido o modelo do vídeo https://www.youtube.com/watch?v=MDfDZmwnCUE&feature=emb_imp_woyt para realizar a execução do projeto
A forma de avaliação do projeto será através do uso de questionário. O instrumento de avaliação serve para conhecermos a opinião daqueles que irão participar do projeto, a fim de verificarmos a validade da proposta.

Continue navegando