Buscar

Evolucao_do_Pensamento_Economico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Evolução do Pensamento Econômico: Breve Retrospecto
Renata Pedretti Morais Furtado
Professora de Economia DAE/UFLA
*
Precursores da teoria econômica
Na Grécia Antiga, as primeiras referências conhecidas à Economia aparecem nos trabalhos de Aristóteles (384-322a.C) que provavelmente foi quem cunhou o nome economia em seus estudos sobre administração privada e finanças públicas
*
Mercantilismo
A partir do século XVI observa-se o nascimento da primeira escola econômica: o mercantilismo. Apesar de não representar um conjunto técnico homogêneo, o mercantilismo tinha como foco a acumulação de riquezas de uma nação.Também apresentava alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. Constante presença do Estado em assuntos econômicos.
*
Fisiocracia
No século XVIII, uma escola de pensamento francesa, a fisiocracia, elaborou alguns trabalhos importantes.Os fisiocratas sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza e que havia uma ordem natural que fazia com que o universo fosse regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providência Divina para a felicidade dos homens.
*
François Quesnay
Destaque ao fisiocrata que foi o primeiro a dividir a economia em setor, mostrando a relação entre eles. Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza (fisiocracia significa “regras da natureza”) em atividades econômicas como a lavoura, pesca, mineração.
*
Os Clássicos
Adam Smith (1723-1790) A riqueza das Nações -1776. “Mão invisível levaria ao crescimento econômico”
David Ricardo (1772-1823)Desenvolveu alguns modelos econômicos sobre análise do rendimento da terra e sobre comércio internacional “A teoria das vantagens comparativas”. Seus estudos deram origem a duas correntes antagônicas: corrente neoclássica e corrente marxista
*
John Stuart Mill (1806-1873)Sintetizador do pensamento clássico. Consolida as teorias expostas por seus antecessores e avança ao incorporar mais elementos institucionais e definir melhor as restrições, vantagens e funcionamento de uma economia de mercado.
Say (1768-1832) A oferta cria sua própria demanda. A lei de Say é um dos pilares da macroeconomia e somente foi contestada no século XX.
*
Clássicos
Thomas Malthus (1766-1834) foi o primeiro economista a sistematizar uma teoria geral sobre a população.Relação entre crescimento da população e a oferta de alimentos.
*
Neoclássicos
O período neoclássico teve início na década de 1870.Nesse período houve grande ênfase nos aspectos microeconômicos da teoria, a crença na auto-regulação fez com que os teóricos não se preocupassem tanto com a política e o planejamento macroeconômico.
*
Alfred Marshall (1842-1924)
Seu livro, Princípios de economia (1890) serviu como obra básica até a metade do século XX. O foco em Microeconomia é relevante com análise no comportamento do consumidor com maximização da utilidade, satisfação no consumo e do produtor de maximizar seu lucro.
*
A Teoria Keynesiana
Teoria Geral do Emprego,dos juros e da moeda (1936). Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se torna necessária a intervenção do Estado por uma política de gastos públicos.
Tal posicionamento teórico significa o fim da crença do laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia e é chamado Princípio da demanda efetiva.
*
Os monetaristas
Os monetaristas estão associados à Universidade de Chicago e têm como economista de maior destaque Milton Friedman. De maneira geral, privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.
*
Abordagens alternativas
Os marxistas têm como pilar de seu trabalho a obra O Capital de Karl Marx (1818-1883), teoria centrada no valor do trabalho (mais-valia).
Os institucionalistas cujo enfoque considera que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influências das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais