Buscar

Questões subjetivas norteadoras para as aulas online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido II
Aluna:Ariane Silva dos Santos
Mat:191001614
3°semestre de enfermagem
Questões subjetivas norteadoras para as aulas online
1. O que são lesões irreversíveis? Cite os tipos e descreva os seus mecanismos envolvidos.
R: As lesões irreversíveis ocorrem quando a célula torna-se incapaz de se recuperar depois de cessada a agressão, caminhado para a morte celular.As lesões irreversíveis levam a célula a dois possíveis mecanismos:necrose ou apoptose.
Necrose: hidrolases=proteases,lípases,glicosidases,ribunucleases e desoxiribonucleases.
Apoptose: Ocorre normalmente durante o desenvolvimento e por toda a vida, e é destinada a eliminar células envelhecidas ou potencialmente perigosas e indesejáveis. É também um evento patológico quando células doentes são lesadas de modo irreparável e são eliminadas.
2. O que é apoptose?
R: É uma via de morte celular induzida por um programa de suicídio estritamente regulado, desta forma as células destinadas a morrer ativam enzimas que danificam seu próprio DNA e as proteínas nucleares e citoplasmáticas.
3. Quais as vias Apoptóticas?
R: Via intrínseca ou mitocondrial, e a via extrínseca ou morte iniciada por receptor.
4. Fale sobre as enzimas chaves no apoptose.
R:Uma característica específica é a ativação de vários membros de uma família de cisteína proteases denominados caspases.Estas existem como pró-enzimas inativas ou zimogênios, e devem sofrer clivagem enzimática para tornarem-se ativas. A presença de caspases ativas, clivadas, constitui um marcador para células que estão sofrendo apoptose.
5. Diferencie apoptose de necrose.
R:As células necróticas são capazes de manter a integridade da membrana e seus conteúdos sempre extravasam, um processo que pode iniciar inflamação no tecido circundante. Por outro lado, as células apoptóticas mortas e seus fragmentos são rapidamente devorados, antes que seus conteúdos extravasem, e desse modo a morte celular por esta via não inicia uma resposta inflamatória no hospedeiro.
6. Descreva os tipos de necrose.
R:Necrose de Coagulação: Forma de necrose tecidual na qual a arquitetura básica dos tecidos mortos é preservada, por pelo menos alguns dias.
Necrose Liquefativa: É caracterizada pela digestão das células mortas, resultando na transformação do tecido em uma massa viscosa líquida.
Necrose Gangrenosa: Não é um padrão específico de morte celular, mas o termo é usado comumente na prática clínica. Em geral é aplicado a um membro, comumente a perna, que tenha perdido se suprimento sanguíneo e que sofreu necrose( necrose de coagulação), envolvendo várias camadas de tecido.
Necrose Caseosa: Encontrada mais freqüentemente em focos de infecção tuberculosa.No exame microscópico, a área necrótica exibe uma coleção de células rompidas ou fragmentadas e restos granulares amorfos encerrados dentro de uma borda inflamatória nítida.
Necrose Gordurosa: Termo estabelecido no vocabulário médico, mas que não tem um padrão específico de necrose. Ela se refere a áreas focais de destruição gordurosa, tipicamente resultantes da liberação de lípases pancreáticas ativadas na substância do pâncreas e na cavidades peritoneal.
Necrose Fibrinóide: Forma especial de necrose geralmente observada nas reações imunes que envolvem os vasos sanguíneos.
Questões objetivas norteadoras para as aulas online
 
Questão 1) Evidências científicas sugerem que os macronutrientes da dieta causem estresse oxidativo, podendo, consequentemente, desencadear processo inflamatório crônico de baixa intensidade. Estudos já demonstraram que o consumo de uma carga de 75 g de glicose induz o aumento da produção de superóxido pelos leucócitos, aumentando a expressão de p47phox, uma subunidade da NADPH oxidase, enzima que converte oxigênio molecular em radical superóxido. É sabido que a produção de radicais livres em excesso é um fator desencadeador de lesões irreversíveis. A partir da análise das assertivas, marque a resposta que representa as afirmativas corretas. 
I. A necrose têm várias características, dentre elas podemos destacar o gasto de energia na via de morte decorrente da falência das ATPases.
II. A alteração morfológica característica da apoptose aparece no citoplasma, pois a cromatina condensada se redistribui em vesículas lipoproteicas. 
III. A diminuição do apoptose, ou seja, perda da capacidade de morte é uma característica das células neoplásicas.
IV. A liberação do material intracelular pelas células necróticas é um evento clássico da necrose, sendo a reação inflamatória dependente do processo.
a) I, II e III.	
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e IV
e) III, apenas.
R: A II é incorreta, pois os danos afetam as mitocôndrias levando á diminuição da produção de ATP e conseqüentemente á morte. Já a I é incorreta, porque na necrose não tem gasto de energia, é um processo patológico, caracterizado pela isquemia. O IV É INCORRETO, porque não há liberação intracelular da células necróticas, mesmo tento inflamação.
Questão 2) Na apoptose morte geralmente acontece de maneira natural sendo necessária para a fisiologia do organismo, servindo, por exemplo, na participação do colapso endometrial durante a menstruação, na deleção de células das criptas intestinais e na embriogênese. Deste modo, a apoptose é um mecanismo controlado por expressões genéticas e por influências externas, levando à produção de várias moléculas com atividades específicas que causam alterações celulares, resultando nesta morte programada. A partir da análise das assertivas, marque a resposta que representa as afirmativas corretas. 
I. No processo de autodestruição, as células encolhem e a cromatina é compactada, formando massas concentradas nas bordas do núcleo que se parte em vesículas para o meio extracelular.
II. A autodestruição programada é importante durante a embriogênese e a diferenciação celular, porém ocorre sem controle.
III. A perda da capacidade de autodestruição celular pode levar a doenças auto-imunes e ao câncer.
IV. A necrose celular pode ser considerada um estado de patogenicidade crônica.
V. A apoptose é uma lesão celular capaz de ser induzida pela a ação medicamentosa inadequada.
a) I, II e III.
b) I e II.
c) I, III e V.
d) I e IV
e) III, apenas.
R: Apenas a alternativa A está correta. Pois, IV é incorreta, a necrose celular pode ser considerada um estada morfológico pós-morte celular, não um estado de patogenicidade crônica. Já a V é incorreta, por que a apoptose é induzida por um programa intracelular altamente regulado.
Questão 3) Algumas neurotoxinas, como a bungarotoxina de algumas serpentes venenosas, também se ligam a receptores da acetilcolina causando paralisia e morte eventual por comprometimento respiratório. Outros venenos levam a um quadro de lipoperoxidação de membranas no local da mordida ou em tecidos próximos levando a uma lesão irreversível chamada de: 
a) Fluorose.
b) Amiloidose.
c) Fibrose.
d) Queratose.
e) Necrose.
R: A necrose porque seu aspecto resulta da desnaturação de proteínas intracelulares e da digestão enzimática das células lesadas letalmente, o que condiz com o quadro de lipoperoxidação, que leva a destruição de sua estrutura.
Questão 11) Embora diversos tipos celulares possam secretar citocinas, células T, macrófagos e células dendríticas são as principais fontes produtoras de citocinas. Entre as atividades fisiológicas das citocinas, se destacam a ativação da resposta imune celular e humoral, regulação da hematopoiese e controle da proliferação e diferenciação celular. Durante a resposta imune celular adaptativa ocorre intensa produção de citocinas, porém vale ressaltar que a produção de citocinas não depende do antígeno, ou seja, não é antígeno-específica, portanto, as citocinas agem sobre qualquer tipo celular que tenha o receptor apropriado. Muitas citocinas têm um perfil inflamatório levando em muitos casos a lesão irreversível. Um tipo de lesão irreversível ligada a citocina TNF e, muito bem caracterizada morfologicamente com retração, condensação e fragmentação nuclear é a:
a) Degeneração mucoide.
b) Necrose gangrenosa.c) Degeneração hialina.
d) Necrose glicogênica. 
e) Apoptose. 
R: Porque as células apoptóticas se quebram em fragmentos, chamados corpos apoptóticos, que contem porções de citoplasmas e núcleo. 
Referências 
BOGLIOLO, Luigi; BRASILEIRO FILHO, Geraldo. Bogliolo, patologia geral. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 367 p.
MONTENEGRO, Mario Rubens; FRANCO, Marcello, BRITO, Thales de, BACCHI, Carlos E. ALMEIDA, Paulo C. Patologia: Processos Gerais. 4ed. 6 ed. São Paulo: Atheneu, 2015.
ROBBINS, Stanley L; COTRAN, Ramzi S. Patologia: bases patológicas das doenças. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, 1592p.

Continue navegando