Buscar

ESPORTES DE AVENTURA URBANOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COLÉGIO ESTADUAL INÁCIO PINHEIRO PAES LEME
ALUNO:.......................................................................................
PROFESSOR: ANA CLÁUDIA MARÇAL SILVA 					 	COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA SÉRIE/TURMA: 7º ANO/NIL
CONTEÚDO: PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA URBANA- ESPORTES RADICAIS
Esportes radicais são as práticas que apresentam um risco maior do que nas modalidades esportivas tradicionais, seja pelas condições extremas em que são praticados ou por envolverem movimentos não naturais. O corpo interpreta o evento como uma atividade de alto risco e, por isso, aumenta a produção de adrenalina. Já os esportes radicais urbanos são uma subcategoria, que contempla as atividades desse tipo, mas que podem ser praticadas na cidade.
Várias modalidades, como o skate, começam como práticas informais e evoluíram até se tornarem esportes com campeonatos oficiais, profissionais remunerados e associações nacionais.
A seguir, vamos apresentar com mais detalhes alguns dos esportes radicais urbanos mais conhecidos e praticados no mundo:
· Skate
· Parkuor
· Downhill urbano
· Drift Trike
· Slackline
· Buildering (ou escalada urbana)
O primeiro passo para praticar um esporte radical urbano é se preparar. Em vários deles, ter um bom preparo físico, estrutura muscular robusta, peso adequado e equilíbrio são pré-requisitos.
Então, dependendo do esporte que você tem interesse, prepare-se adequadamente antes, atingindo um peso e percentual de gordura adequados para iniciar. Isso se consegue com boa alimentação, esportes aeróbicos e musculação.
A partir daí, tome todas as medidas de segurança para não se machucar, vestindo os equipamentos de proteção e escolhendo um local adequado para praticar.
Nos casos em que não é possível usar equipamentos de segurança, como o parkour, a estratégia para se preservar é outra.
A dica é praticar o movimento em um ambiente seguro e só depois que ele estiver totalmente dominado e se sentir completamente confiante, experimentá-lo em um local mais alto.

Continue navegando

Outros materiais