Buscar

COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTICIAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Antonio Henrique Riquelme
COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTICIAS
COMUNICAÇÃO DE MÁS NOTICIAS
Qualquer informação que afeta seriamente e de forma adversa a visão de um individuo sobre seu futuro. Definida do ponto de vista do paciente, a noticia recebida por este é considerada desagradável em seu contexto. Não é, necessariamente uma doença terminal, depende do contexto do paciente. 
- PROTOCOLO SPIKES.
1) Setting:
- Planejar/ensaiar a conversa mentalmente já que é uma situação de estresse.
= Escolha um local que possibilite alguma privacidade; envolva pessoas importantes para o paciente, se for da sua escolha, como por exemplo os familiares; procure sentar-se (isso relaxa um pouco o paciente e demonstra que você não está com pressa) e mantenha contado com o paciente caso seja confortável para ele (contado visual, pegar no braço no paciente, como forma de acolhimento)
2) Perception:
Antes de falar sobre a doença, pergunte ao paciente o que já foi dito para ele sobre sua condição e quais as suas expectativas. Assim, você consegue entender o que se passa na cabeça do seu paciente, corrigir possíveis ideias incorretas e moldar a notícia para a compreensão do mesmo.
3) Invitation
Quando o paciente explicita a vontade de saber sobre tudo, o médico recebe o cartão verde para falar sobre a verdadeira condição do paciente. Entretanto, quando o paciente não deixa clara a sua vontade de saber toda a informação ou não quer saber, é válido que o médico questione ao paciente o que ele quer saber sobre a sua doença e sobre o resultado dos seus exames.
Se o paciente não quer saber dos detalhes, se ofereça para responder a qualquer pergunta no futuro ou para falar com um parente ou amigo.
4) Knowledge
Avisar ao paciente que você tem más notícias pode diminuir o choque da transmissão dessas notícias e pode facilitar o processamento da informação.
Informe ao paciente sua condição usando um vocabulário que facilite sua compressão e demonstre compaixão. Passe as informações aos poucos e vá avaliando o grau de entendimento do paciente.
5) Emotions
Demonstre compaixão e responda as emoções do paciente. Quando os pacientes ouvem más notícias a reação emocional mais frequente é uma expressão de choque, isolamento e dor. Nesta situação o médico pode oferecer apoio e solidariedade com uma resposta afetiva. Exemplo trazido pelo próprio protocolo SPIKES:
Médico: Sinto dizer que a radiografia mostra que a quimioterapia não parece estar fazendo efeito [pausa]. Infelizmente, o tumor cresceu um pouco.
Paciente: Era o que eu temia! [Choro]
Médico: [chega sua cadeira mais perto, oferece ao paciente um lenço e pausa]. Eu sei que isso não é o que você queria ouvir. Eu gostaria que as notícias fossem melhores.
6) Strategy and Summary
Caso o paciente queira e esteja preparado, apresente as opções de tratamento e compartilhe a responsabilidade das tomadas de decisões.
Mais uma vez, não há fórmula mágica! Para dar más notícias, devemos sempre entender o paciente, demonstrar compaixão e usar uma comunicação acessível.
Demonstrar compaixão não é dar falsas esperanças ao paciente! Caso ele queira, seja claro ao falar do prognóstico, mas tenha em mente que sempre temos algo para fazer por ele, mesmo que não seja a cura.
Em situações onde não há tratamento curativo, devemos oferecer conforto ao paciente e deixar isso claro para ele.
O cuidado de fim de vida é uma situação de estresse para o médico, mas deve ser dada a mesma importância que o tratamento curativo de uma doença.
Dialogo:
Médico: (entra na sala, senta-se de frente ao paciente sem nenhum objeto a frente e no mesmo nível olhando nos olhos) Olá, como vai?...Então, marquei essa reunião para discutirmos sobre o resultados da sua biópsia mamária. Deixei meu pagar e meu celular com a a enfermeira do setor para que não haja interrupção.
- Voce está sozinha ou acompanhada?
- Então, como voce está?
= Está se sentindo ansiosa ou deprimida?
- Esses sintomas estão afetando sua vida em geral?
- Antes de falar sobre os resultados, gostaria de fazer mais uma pergunta. Como voce lida com o conhecimento médico, voce gostaria de saber todos os detalhes sobre seu tratamento ou prefere que outra pessoa ou familiar.
- então, senhora, eu sinto muito, eu não tenho boas noticias pra voce hoje. A biópsia mamaria revelou um cancer na mama, eu sinto muito, gostaria de trazer boas notícias. 
- o cancer pode acometer qualquer pessoas, 
(responder qualquer questionamento)
- Eu sei que essa noticia te choca. (Tocar o paciente)
-Sabe, eu e minha equipe vamos te dar suporte. Vamos garantir o controle da dor e qualquer outro sintoma, estamos disponíveis para sua família também.
- O próximo passo é voce se encontrar com um médico especialista em cancer, o oncologista, o medico vai tratar, irão provavelmente recomendar remover parte ou toda a mama para retirar o cancer. Após isso, pode necessitar de radioterapia e quimioterapia para garantir a morte das células que podem ter ficado após a cirurgia.
- Agora devemos focar em manter a senhora confortável, 
- Não, voce tem muitas opções de tratamento disponíveis, na verdade, eu espero o melhor pra voce. 
- minha equipe e eu vamos cuidar e ajudar em relação a qualquer sintoma, incluindo dor. 
- Na equipe há um assistente social que também ficara disponível para voce e sua família. Voce esta interessada em algum desses serviõs.
(Oferecer lenço)
- consigo imaginar como voce esta se sentido, mas estamos aqui pra lhe dar suporte e apoio, e o melhor cuidado, não importa o que aconteça
- Nas próximas semanas voce pode anotar qualquer pergunta e ligar pra minha equipe ou pra mim 
- voce pode me dizer me dizer com as suas palavras o que eu acabei de lhe contar?
- Eu espero o melhor pra voce, temos várias opções disponíveis e esperamos dizimar a doença. 
- Aqui está meu contato, já anotei a data do nossos próximo encontro.
- Gostaria que eu explicasse qualquer coisa para alguém da sua família?

Continue navegando