Buscar

Planejamento de Aulas de Educação Física

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Licenciatura em Educação Física
 GRUPO :
Emilly Lima Nascimento Mendes
Hythallu Rhawick Nascimento Moreno
Jerusa Gonçalves do Nascimento
Klícia Byelle Sá da Silva
Maria Eduarda Castro Oliveira
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – PTG
TEMA: O PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FISÍCA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
BARRA DO CORDA – MA
2021
 GRUPO :
Emilly Lima Nascimento Mendes
Hythallu Rhawick Nascimento Moreno
Jerusa Gonçalves do Nascimento
Klícia Byelle Sá da Silva
Maria Eduarda Castro Oliveira
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO – PTG 
TEMA: O PLANEJAMENTO DE AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA PARA OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
Trabalho apresentada às disciplinas de planejamento e avaliação, educação e tecnologias, cinesiologia e biomecânica,, fundamentos da educação e práticas pedagógicas: Gestão de aprendizagem do curso de Educação Física Licenciatura , da Universidade Anhanguera, Centro de Educação a Distancia, como requisito para obtenção de nota.
Tutor a Distância:  Paula Evelise Favaro
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	4
SITUAÇÃO PROBLEMA	6
1.1 Situação Problema Resolução	6
 1.2 Situação problema resolução...........................................................................................8
CONCLUSÃO.........................................................................................................................10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	11
 INTRODUÇÃO
 A Educação Física é uma disciplina que possibilita transformações e mudanças significativas na maneira de se transmitir e assimilar conteúdos para o processo de ensino/aprendizagem. O planejamento na Educação Física é uma forma eficaz para o bom desenvolvimento das aulas, tratando-se de ações planejadas para alcançar os objetivos propostos.
 Educação Física enquanto disciplina está inserida na grade curricular da educação Básica, sua abordagem no contexto escolar deve estar voltada ao desenvolvimento de uma consciência crítica do aluno, nessa perspectiva o professor tem papel fundamental no processo ensino de aprendizagem, pois ele é o mediador que organiza o trabalho pedagógico na escola, realizando questionamentos, pesquisas, buscando o desenvolvimento de encaminhamentos metodológicos, diferentes estratégias e recursos didáticos, que resultem num ensino significativo e científico, a fim de contribuir para a formação dos alunos.
 Dessa forma, é fundamental que o professor de Educação Física amplie o desenvolvimento do seu trabalho na escola, a fim de abordar os inúmeros conhecimentos que fazem parte do acervo da cultura corporal de movimento. É papel de o professor possibilitar questionamentos, discussões, reflexões, no sentido de levar o aluno a entender qual a finalidade da Educação Física na escola e quais seriam as contribuições dos conhecimentos abordados nessa disciplina para a sua vida.
 Em todo planejamento o professor deverá ter o cuidado de focar o contexto histórico, mas de uma forma sistematizada de fácil compreensão para o aluno, utilizando para isso os diversos recursos físicos e materiais que a escola disponibilize, tendo como objetivo principal o aprendizado dos alunos.
 As aulas de Educação Física deverão ser planejadas de acordo com os objetivos pretendidos, bem como o tema que iremos trabalhar, assim é muito importante desenvolver os conhecimentos de uma forma objetiva e de fácil compreensão para os alunos, estimulando-os a buscarem novas informações para serem discutidas nas aulas seguintes, propondo também que eles compartilhem com os demais colegas tais informações, a fim de aprofundarem o conhecimento num todo e para todos.
 Cabe ao professor a organização do trabalho pedagógico, planejando, sistematizando e desenvolvendo cada conteúdo, de acordo com cada fase escolar. Para tanto, conhecer o aluno e a sua realidade, ou seja, o meio em que está inserido e que demandará um planejamento coerente e objetivo ao aprendizado deste aluno.
SITUAÇÃO PROBLEMA 
Resolução
 O profissional da Educação Física é especialista na motricidade humana, atendendo às expressões do movimento corporal de acordo com aspectos sociais, históricos e culturais da sociedade. Com relação às atividades físicas, suas responsabilidades são: diagnosticar, definir procedimentos, ministrar, orientar, desenvolver, identificar, planejar, coordenar, supervisionar, lecionar, assessorar, organizar, dirigir e avaliar.
 Sua atuação envolve intervenções baseadas em diagnósticos realizados por métodos e técnicas específicas, como consultas, avaliações, orientações e prescrições de atividades físicas. Tem como objetivos abordar a educação sobre a prática de exercícios físicos, a recreação através dela, o treinamento desportivo e a promoção da saúde por meio da prática de atividades físicas.
 A inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na educação está relacionada particularmente com o papel das tecnologias na atual sociedade, com o surgimento de nova forma de organização econômica, social, política, cultural e educacional, com novas formas de trabalhar, comunicar-se, aprende, enfim, de relacionar-se e viver no contexto atual.
 Os avanços tecnológicos nas escolas surgiram desde 1960 até os dias atuais, com ferramentas tecnológicas como: calculadora manual, computador pessoal e de mesa, quadro interativo, entre outros. As TICs diferente do que se pensa, vão muito além de Tabletes, Smartphones, notebooks etc., e se fazem presentes no cotidiano dos alunos e na sociedade da qual fazem parte.
 Uma boa postura é fundamental para proporcionar uma melhor qualidade de vida. Esta não deve ser tida somente em conta na realização das tarefas do dia-a-dia ou na forma como nos sentamos/deitamos, como deve ter uma atenção redobrada quando realizamos exercício físico, nomeadamente ao realizar exercícios de fitness com cargas externas.
 Adotar uma postura correta durante o treino não só previne a ocorrência de lesões como potencializa os resultados. Deve, por isso, ser um aspeto central do treino a ter em mente.
 Cinesiologia é a ciência que estuda o movimento. Em Cinesiologia humana é estudado os músculos e articulações, pois é através da contração dos músculos e das estruturas articulares que o movimento humano acontece. Para profissionais de educação física, o estudo da Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino. Conhecer o papel de cada músculo contribui para preparadores físicos conseguirem equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.
 A Biomecânica é a ciência que estuda como as forças mecânicas atuam sobre os seres vivos, em especial os seres humanos, quando realizam movimentos voluntários. Esse método utiliza conhecimentos da Mecânica e da Física, buscando explicar o efeito produzido por forças
DESENVOLVIMENTO
I. Como planejar aulas de Educação Física voltadas aos Anos Finais do Ensino Fundamental de acordo com as unidades temáticas apresentadas na BNCC?
O início do planejamento deve ser focando no contexto histórico de cada esporte que será trabalhado de forma simples para o entendimento de todos os alunos, o que tem que ser colocado em foca é o aprendizado, pode-se utilizar vários recursos ou matérias. possibilitando assim ao aluno acesso aos conhecimentos da cultura corporal, contribuindo para sua formação e ampliando sua visão de mundo, para deixar isso de acordo com a BNCC, cada ano deve ter seu método de aulas especificas.
Existem inúmeras dificuldades em se desenvolver uma aula de educação física, como por exemplo: falta de materiais, estrutura inadequada, número excessivo de alunos e falta de vontade dos mesmos. Com isso, o professor necessita de pesquisas que tragam um aprendizado mais dinâmico aos alunos.
Os alunos devem questionar o professor se perceberem falta de argumentação teóricas para o trabalhodo conteúdo nas aulas de educação física, com tudo, deverá sempre manter os fundamentos do trabalho pedagógico que se desenvolvem na escola.
Os professores são responsáveis por criar o senso crítico e socializar com cada aluno, também devem foca na construção da visão de historicidade dos conteúdos seja abordada nas aulas de educação física, sobre tudo, levando ao entendimento dos alunos que a produção humana é histórica, inesgotável e provisória. Essa compreensão deve instigar o aluno a assumir a postura de produtor de outras atividades corporais.
Para o ensino da educação física nos anos finais, dois pontos importantes se destacam: Os conteúdos de ensino da educação física são configurados pelas atividades corporais institucionalizadas e a educação física como disciplina do currículo escolar. 
 II. De que modo as tecnologias poderiam ser incluídas nas aulas para a auxiliar a prática docente?
A tecnologia sozinha não modifica o processo de ensino e aprendizagem, pois necessita uma postura ativa, de atualização e capacitação do professor para que saiba o momento certo de utilizar e como utilizar as ferramentas tecnológicas. Não depende só do corpo docente, mas todos os profissionais da educação envolvidos no processo de aprendizagem do aluno devem se capacitar, pois o PPP, garantido por lei, é uma construção coletiva, e é interessante que todos os profissionais da educação sejam capacitados nas novas tecnologias para enriquecer os debates e futuros projetos para a escola.
Os professores devem se adequar de acordo com as tecnologias, pois elas são do mais que um novo método de ensino, devem buscar praticas, métodos e técnicas que facilitam o uso de um aparelho como o celular na hora do ensino. Em algumas modalidades de ensinos as tecnologias são de extrema eficácia, esse é o caso da educação especial, isso trais também a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência e facilita o ensino integral. 
Nota-se uma relevante importância sobre a educação física, mesmo em casa, promove a sensação de bem-estar, uma vez que com a pandemia e a quarentena os adolescentes ficam estressados e com isso podem desencadear vários problemas como a ansiedade e até depressão. A educação física possui uma parte que leva os alunos à reflexão sobre diversos assuntos relacionados a esportes e bem-estar, essa é a parte teórica. Devem ser promovidas políticas de auxílio e incentivo para capacitação dos professores e demais profissionais da educação, pois apenas comprar as tecnologias e disponibilizá-las na escola não modifica o cenário atual.
A necessidades de aprendizados que somam com os anteriores, a tecnologia é apenas mais um instrumento de trabalho do professor, um material didático, que pode facilitar a aprendizagem do aluno. Surgiram novas necessidades e costumes com a chegada das tecnologias, costumes e hábitos. O pensador continua sendo o professor, com ele está o poder de análise e tomada de decisão. Existem professores que já utilizavam ferramentas tecnológicas como item de complementação para atividades, em um cenário onde adolescentes, jovens e crianças navegam com facilidade por diversos tipos de conteúdos, como exemplo, os celulares podem ser usados para efetuar pesquisas. Assim aumentando e facilitando o nível de aprendizado.
Com a educação física escolar não é diferente, os professores estão sempre buscando evoluir suas práticas pedagógicas, para integrar novas tecnologias de forma natural e simplificada, existe a possibilidade de um ensino efetivo por meio de celulares, tablets ou computadores ser funcional. Visto que, criando mais oportunidades de experiencias e práticas didáticas em um campo de novas coisas. Com a transformações que a sociedade vem sofrendo, com a evolução das tecnologias, vem sendo fácil inserir novas tecnologias em todos cenários. 
A inserção da tecnologia nas aulas de educação física vem auxiliando bastante os educadores que a utilizam. Com isso , nota-se que a educação precisa andar junto da sociedade, modificando e criando novas metodologias de ensino por vários meios. Com a pandemia, professores e a própria educação foram obrigados a evoluir suas metodologias de ensino, mais uma vez a tecnologia teve que entrar de forma significativa nessas metodologias, por meio de: jogos digitais e virtuais, atividades elaboradas, vídeo aulas e ligações em grupo entre alunos e professores. 
Para haver sucesso na inserção das tecnologias na educação física, a educação precisam vencer vários desafios, isso inclui de forma mais fácil a entrada dos professores no campo de novas tecnologias, os mesmo precisam ter a capacidade de orientar os alunos. Com isso, os levando a aprender por meio de novas influencias virtuais ,necessita revolucionar a educação atual modificando as formas de ensino tradicionais, incluindo as tecnologias na pratica, na escola e na sociedade, o governo deve propiciar os professores com cursos de capacitação nas tecnologias, 
III. Qual a importância da execução correta dos movimentos? 
Nota-se a importância de saber como efetuar cada movimento de forma correta, podemos conseguir trabalhar o grupo muscular escolhido, executando o movimento dessa forma, é que ele irá realmente sentir o trabalho cada vez maior dos músculos solicitados.
 Ao iniciar qualquer atividade física, práticas esportivas ou musculação, devemos levar em consideração a eficiência e não a quantidades de cargas utilizadas nos exercícios, devemos dar importância as técnicas, nos pequenos ajustes corporais e a velocidade do movimento, isso já faz uma grande diferença. Os resultados desejados durante o tempo de treino só iram ser alcançados com o controle e percepção, se preocupando somente com a carga, não nos damos conta dos grupos de músculos que estão sendo trabalhados durante o movimento.
A qualidade de um treino vem com a busca por uma melhor performasse em cada movimento, buscamos treinar até a falha muscular, esse ponto pode ser atingido de diversas formas como: ritmo de execução, tempo de descanso, amplitude do movimento, entre outro.
Um treino com eficácia requer consistência corporal para aprendermos a sentir quando a musculatura correta está em uso com a pratica do exercício, possibilitando o equilíbrio entre músculos e os ossos de forma que a proteção das estruturas de suporte ocorra, diminuindo assim, a sobrecarga nas articulações.
IV. Por que os conhecimentos de Cinesiologia e Biomecânica são importantes para a formação do licenciando em Educação Física?
 Um dos métodos para estudar a vivencia dos seres vivos, também possui as leis do movimento voluntários efetuados por todos os seres vivos, é definida como a aplicação da mecânica a organismos vivos e tecidos biológicos. A biomecânica tem como objetivo estudar o movimento humano, a determinação da composição, da velocidade, aceleração e deslocamento.
Uma vez que, a cinesiologia é a analise desse movimentos do corpo, sua finalidade é compreender as forças que atuam sobre o corpo humano, essa força afeta o movimento em relação às posições do corpo no espaço e que é fundamental para a capacidade de produzir o movimento e modificá-lo.
A Biomecânica e a Cinesiologia  nos permitem analisar os movimentos articulares nos planos anatômicos, nos ajuda entender de que forma as estruturas do corpo respondem à aplicação cargas mecânicas e de que forma as forças atuam e modificam o movimento humano, também auxilia na produção de conhecimento para aquisição de competências tecno-motoras, que levam em consideração as características dos participantes. A Cinesiologia é importante para melhorar e guiar uma aula ou plano de treino Conhecer o papel de cada músculo contribui para preparadores físicos conseguirem equilíbrio muscular e evitar lesões em atletas e estabilizar alunos com limitações.
11
	Tema da aula 
	Prática de Basquetebol: Rebote. 
Unidades temáticas: Esporte.
	Público-alvo 
	Turma de 9º ano.
	Objetivo geral da aula 
	Ensinar como realizar o rebote ofensivo ou defensivo, enfatizando a importância do salto na execução da jogada.
A unidadetemática: esporte focada no basquete desenvolve a coordenação motora. Além disso, os saltos e dribles ajudam a desenvolver e melhorar seu equilíbrio. Ao usá-los constantemente, você compreende melhor o seu corpo e como ele trabalha quase inconscientemente para manter o seu equilíbrio.
	Desenvolvimento da aula 
	· Explicar os fundamentos de um rebote;
· Praticar exercícios que desenvolvam os saltos;
· Praticar os rebotes ofensivos e defensivos.
	Avaliação 
	Os alunos serão avaliados através:
· Atenção, engajamento, acerca dos fundamentos do rebote;
· Força, altura e coordenação, acerca dos exercícios de salto;
· Atenção, engajamento e execução correta dos rebotes ofensivos e defensivos.
CONCLUSÃO 
Concluímos que não poderíamos deixar de aplicar o planejamento sem que houvesse um processo de ampliação e desenvolvimento dentro do ambiente escolar, a fim de abordar inúmeros conhecimentos que fazem parte do acervo de aprendizagem no qual irá possibilitar questionamentos, discussões, reflexões, no sentido de levar o aluno a entender qual a finalidade da Educação Física na escola e quais seriam as contribuições dos conhecimentos abordados nessa disciplina para a sua vida.
Por fim, abordamos que em todo planejamento o professor deverá ter o cuidado de focar em seu contexto histórico, mas de uma forma sistematizada de fácil compreensão para que o aluno, possa utilizar os diversos recursos como objetivo principal para seu aprendizado.
Assim, concluímos que a educação física nos anos finais do ensino fundamental permite grande contribuição para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SILVA, Valeria. Cinesiologia e biomecanica. Schorlar, 2015. Diponivel em: https://scholar.google.com.br/scholar?q=cinesiologia+e+biomecânica&hl=pt-BR&as_sdt=0&as_vis=1&oi=scholart Acesso em 19 de outubro de 2021.
Educação fisica. Univasf, 2021. Disponivel em: vasf.edu.br/index.php/revasf/article/viewPDFInterstitial/1059/672h Acesso em 20 de outubro de 2021.
http:/www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_edfis_artigo_vanderlei_messias_rodrigues.pdf
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/8/educacao-fisica-planejamento-e-propostas-de-aulas-para-o-ensino-fundamental-baseadas-nos-temas-transversais-dos-parametros-curriculares-nacionais

Continue navegando