Buscar

Questões Sobre Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A partir do seu aprendizado sobre a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), responda no Fórum as seguintes perguntas, abaixo:
1- A Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa do Ministério da Saúde considera que esta política tem como principais diretrizes: envelhecimento ativo e saudável; atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa; estimulo às ações intersetoriais; fortalecimento do controle social; garantia de orçamento; incentivo a estudos; pesquisas. Comente sobre qual o impacto destas diretrizes para a saúde da pessoa idosa.
RESPOSTA: Essas diretrizes são de grande importância, pois tem como objetivo: recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, por isso essa política tem grande impacto, pois direciona medidas coletivas e individuais de saúde para essa finalidade. Essa política visa a população brasileira com 60 anos ou mais.
2- Sobre o conceito de saúde para a pessoa idosa, presente na Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, comente a importância deste conceito para o sistema de saúde.
RESPOSTA: Segundo a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa : “Outro fato importante a ser considerado é que saúde para a população idosa não se restringe ao controle e à prevenção de agravos de doenças crônicas não-transmissíveis. Saúde da pessoa idosa é a interação entre a saúde física, a saúde mental, a independência financeira, a capacidade funcional e o suporte social (Ramos, 2002)”. Ou seja, é relevante a importância de fazer com que idosos sejam, cada vez mais, independentes, e para isso a atenção integral à saúde da pessoa idosa, pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é essencial, é imprescindível o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
3- Vários são os desafios apontados pela Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa para uma atenção integral e integrada a saúde do idoso. Quais são os desafios enfrentados no seu município para uma atenção integral e integrada a saúde da pessoa idosa. 
RESPOSTA: No meu município (Paulo Afonso) ainda há alguns desafios para a atenção integral da saúde da pessoa idosa, um desses desafios, por exemplo, é o fato que o incentivo ao estudo para pessoas idosas em Paulo Afonso ainda não é eficaz, não vemos campanhas ou bolsas sendo ofertadas para a população mais velha. Também há a falta de pesquisas no município, poderiam ser realizadas pesquisas, como “o que motiva o idoso a participar de programas de atividades físicas”, isso ajudaria a compreender a motivação dos idosos e, assim, apostar em alternativas e ações para estimular a prática de esportes e atividades físicas dessa população e melhoraria a sua saúde. Claramente, o acesso a diversas atividades não é universal e igualitário para a população idosa pauloafonsina, portanto medidas devem ser tomadas para solucionar esses desafios e conquistar essa atenção integral a saúde do idoso em Paulo Afonso.

Mais conteúdos dessa disciplina