A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
suporte basico em saúde10

Pré-visualização | Página 1 de 2

SUPORTE BÁSICO
1 - Considere tal situação: Você é enfermeiro do ambulatório da cardiologia e uma paciente entra na sala de espera referindo dor no peito e perde a consciência. A recepcionista pede sua ajuda, pois o médico está atendendo outro paciente.
Assinale a alternativa que melhor descreve a sequência de ações recomendadas.
Escolha uma opção:
a. Avaliar consciência, pedir ajuda, checar pulso, olhar se há movimentos ventilatórios, iniciar as compressões torácicas, abrir vias aéreas e realizar ventilações.
b. Abrir as vias aéreas, se necessário fornecer respirações de resgate, verificar sinais de circulação e pedir ajuda, caso estes sinais estejam ausentes.
c. Pedir ajuda, checar pulso, iniciar as compressões torácicas, olhar se apresenta movimentos ventilatórios, abrir vias aéreas e realizar ventilações.
d. Administrar respirações de resgate, verificar sinais de circulação, pedir ajuda e iniciar as compressões torácicas externas.
e. Pedir ajuda, checar pulso, avaliar consciência, abrir as vias aéreas e, na sequência, fornecer respirações de resgate, se necessário.
2- Considere esta situação hipotética:
Você está na praia e presencia um adulto sendo resgatado do mar devido afogamento. Considerando os cuidados que devem ser prestados a uma vítima de afogamento, em água doce ou em água salgada, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa correta.
I. A respiração boca a boca somente deverá ser feita fora da água.
II. A cabeça deve ficar em nível inferior para facilitar a drenagem da água dos pulmões.
III. Quando a vítima de afogamento apresenta tosse e não apresenta espuma na boca ou nariz, usualmente, não necessita de atendimento médico.
IV. O transporte tipo Australiano da água para areia provoca menos vômitos e mantém vias aéreas abertas.
É correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. As afirmações I e IV estão corretas.
b. As afirmações I e II estão corretas.
c. As afirmações III e IV estão corretas.
d. As afirmações II, III e IV estão corretas.
e. Todas as afirmações estão incorretas
3- A hipotermia é caracterizada pela temperatura interna baixa onde o organismo não está produzindo calor na mesma proporção que perde. Analise as afirmações referente à temática e escolha a alternativa correta:
I. Estão entre os sinais e sintomas: alteração do estado mental, tremores, abdômen frio e baixa temperatura.
II. Na hipotermia profunda, a vítima apresenta pele fria com ausência de tremores, havendo a necessidade de calor externo para recobrar a temperatura.
III. Na hipotermia branda, a vítima apresenta temperatura interna acima de 32ºC, tremores, fala não compreensível, lapso de memória e descoordenação.
É correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Afirmativa III.
b. Todas as afirmativas estão corretas.
c. Afirmativa I.
d. Todas as afirmativas estão erradas.
e. Afirmativa II.
4 - Segundo o Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1451/95), “define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata”. Já o conceito de emergência é entendido como “a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato”.
Sobre o cuidado emergencial, é verdadeiro o que se afirma em:
I - Pode ser definido como o cuidado episódico ministrado ao paciente que solicita atendimento.
II - Deve-se realizar uma avaliação inicial rápida para identificar os problemas com risco de vida (via aérea, respiração).
III - Os pacientes que apresentam condições como: choque, parada cardíaca e eclampsia devem receber um atendimento de urgência.
IV - Pacientes estabilizados, mas com quadro clínico que exige intervenções médicas em algumas horas, devem receber um atendimento de emergência.
Escolha uma opção:
a. Afirmativa I e II.
b. Apenas II.
c. Afirmativa II e IV.
d. Apenas IV.
e. Afirmativa I e III.
5 - A asma é caracterizada pelo estreitamento dos bronquíolos, ocasionando dificuldades na passagem do ar atmosférico para os pulmões, resultando em comprometimento do ciclo respiratório e outras alterações graves. Referente à temática, analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Não devem ser administradas as medicações de resgate em crises moderadas a grave devido ao risco de piora da gravidade, portanto, o paciente deve ser encaminhado ao hospital e na instituição ser medicado.
b. Estão entre os sintomas de uma crise asmática: tosse seca e repetitiva, dispneia, respiração sibilante, audível, ruidosa, fraca e difícil, pulso lento, ruborização, sudorese, prostração, apatia e ausência de cianose em extremidades.
c. Durante a crise asmática, torna-se necessário manter o indivíduo em local arejado onde não haja pó, cheiros ou fumo.
d. Se a vítima não apresentar melhora da crise, esta deve ser transportada ao Hospital.
e. Deve-se tentar tranquilizar a vítima para se eliminar o componente emocional.
6 - “A Emergência Médica é uma ocorrência perigosa; um incidente que exige atuação imediata, envolvendo uma ou mais vítimas, havendo a necessidade de um conjunto de meios extra e intra-hospitalares, contemplando intervenções pluridisciplinares para facilitar uma ação rápida e eficaz.”
Leia as afirmações abaixo referente aos objetivos de atendimento em uma emergência médica e escolha a alternativa correta:
I. Identificar alterações das funções vitais, tais como, parada cardíaca e ventilatória, hemorragia, sinais e sintomas de choque, lesões cerebrais e medulares.
II. Avaliar sinais vitais.
III. Detectar alterações morfológicas e funcionais.
IV. Estabilizar e reverter situações de emergências.
É correto afirmar:
Escolha uma opção:
a. Todas as afirmações estão corretas.
b. Todas as afirmações estão incorretas.
c. Afirmações I e II.
d. Afirmações II e III.
e. Afirmações III e IV.
7 - A gravidade dos traumatismos abdominais baseia-se, especialmente, na possível existência de uma lesão visceral, capaz de produzir alterações gerais graves como são as peritonites ou as hemorragias. Analise o caso a seguir:
Sr. Mário, 50 anos, sofreu um ataque com arma branca durante um assalto, ocasionando um ferimento extenso na região abdominal que levou a evisceração.
Refletindo sobre o Atendimento Pré-Hospitalar e ao Suporte Básico de Vida a vítima com trauma abdominal e evisceração, analise as afirmativas abaixo e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Deve-se tentar reintroduzir as vísceras no abdômen e após ocluir com bandagem.
b. Em caso de evisceração é indicado limpar essas vísceras protegendo de detritos grosseiros com soro fisiológico e cobri-las com compressas úmidas e bandagem a fim de isolá-las do meio ambiente.
c. No trauma abdominal, a hemorragia constitui prioridade de tratamento, por ser causa de morte nas primeiras horas, portanto, devemos nos preocupar em solicitar o serviço de emergência o mais precoce possível e em casos especiais transportar o paciente o mais rapidamente possível ao hospital de referência.
d. Caso o paciente apresente sinais e sintomas de choque, devemos manter a vítima aquecida, devido à hipotermia ser um fator agravante ao estado de choque.
e. Em casos de objetos que penetrem no abdômen, como pedaços de ferro, madeira ou outros, não se deve retirá-los. Esses corpos estranhos só podem ser retirados em centro cirúrgico, onde haja condições de controlar o sangramento.
8 - As queimaduras podem ser classificadas de acordo com o mecanismo agressor, em físicas e químicas. As queimaduras causadas por agentes químicos podem ser provocadas por ácidos ou álcali. Atualmente, são identificados mais de 25.000 produtos capazes de causar tais lesões. Referente à temática, analise a seguir os cuidados que devem ser oferecidos devido a uma queimadura química e escolha a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Se a substância estiver seca, é indicado escovar o excesso e lavar após.
b. Enxaguar o local com água por 20 minutos.
c. Não remover a substância da pele

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.