Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Tópicos sobre a diversidade da educação
1º atividade
1. Cite duas situações do documentário que mostram formas de preconceito com respeito a diversidade sexual e que podem ser encontradas na escola (ensino fundamental e médio).
Bullying
Isolamento 
2. Faça uma relação entre o documentário assistido (Todo mundo vai saber) com dois temas debatidos no vídeo sobre a transexualidade que foi visto como parte do conteúdo dessa semana.
As dificuldades de relacionamento começam cedo e se acirram na adolescência, a aceitação de si mesmo é um processo difícil. O indivíduo não se encaixa nos padrões, e o ambiente escolar é de exclusão, tudo que é diferente não é bem aceito.
3. Aponte duas atitudes pró-ativas que você, como futuro professor, pode realizar em sua sala de aula para evitar as duas situações que foram elencadas por você na primeira questão.
Dividiria a turma em pequenos grupos de 3 ou 4 alunos, que seriam alterados todos os dias, para que todos trabalhassem com todos.
Desenvolveria dinâmicas que seriam trabalhadas em conjunto, como uma corrente, se um elo quebrar, o objetivo não será alcançado, dessa forma espero estimular o empenho de todos, não é uma competição, é um objetivo. 
Esperamos suas respostas. Boa atividade. E abraços na diversidade.
2º atividade
1. Investigue pela internet uma reportagem de jornal, blog e revistas entre os anos de 2010 até 2018 que mostre um ato de intolerância religiosa com alguma criança ou adolescente e que afetou a sua convivência social e/ou escolar. Cole a reportagem e o endereço eletrônico em que se encontra essa reportagem. Essa informação é importante para que o tutor possa conferir o local de onde você retirou a sua reportagem.
postado em 04/04/2012 06:00 / atualizado em 04/04/2012 07:01
O estudante Ciel Vieira, de 17 anos, estava acostumado a ouvir os colegas reprovarem o fato de ser ateu. "Falavam que eu era do demônio. Eu não dava muita bola", diz. Porém, ele se revoltou quando, segundo relata, a crítica partiu de uma professora. Ele a acusa de usar a sala de aula para fazer proselitismo religioso e a confusão foi parar na diretoria da Escola Estadual Santo Antonio, em Miraí, a 335 km de Belo Horizonte, na Zona da Mata. A professora de geografia Lila Jane de Paula se habituou a iniciar sua primeira aula do dia rezando um pai-nosso com todos os alunos. Ciel ficava em silêncio. Ele conta que, na manhã do dia 7 de março, ao notar seu comportamento, Lila disse que "o jovem que não tem Deus em seu coração nunca vai ser nada na vida". "Senti que era pra mim, todos sabiam que eu sou o único que não acredita em deuses", recorda Ciel. Uma semana depois, antes da oração, os dois discutiram. "Falei que ela estava desrespeitando a Constituição, que é proibido fazer qualquer tipo de pregação religiosa em instituição estadual. Ela falou que essa proibição não existia", conta Ciel. Em outra aula, o rapaz gravou com o celular parte da oração e pôs no YouTube sob o título "Bullying e Intolerância Religiosa". No áudio, ouve-se, ao fim do pai-nosso, "livrai-nos do Ciel", em vez de "livrai-nos do mal". Foram colegas de classe, atesta o estudante. A professora Lila Jane de Paula não foi localizada pela reportagem para comentar o caso. A diretoria da escola disse, por meio de uma secretária, que "não está se pronunciando sobre o caso". Segundo nota da Secretaria de Educação de Minas Gerais, "a alegação de um aluno de que teria sido vítima de intolerância religiosa por parte de uma professora" está sendo investigada pela escola e pela Superintendência Regional de Ensino de Muriaé. Se "algum indício de irregularidade" for constatado, "medidas administrativas poderão ser adotadas", continua a nota. A Secretaria afirma orientar as escolas "sobre a vedação de quaisquer formas de proselitismo". Apesar do estado brasileiro ser laico e a Constituição proibir a discriminação religiosa, a professora tem direito a abrir suas aulas rezando, segundo o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente, Jovem e Idoso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) , Stanley Gusman. "A prática da professora não é inconstitucional, ela não cometeu delito algum. Se o aluno quiser, pode se retirar da sala durante a oração', considera Gusman. "Mas ela não tem o direito de querer converter o aluno". Segundo Ciel Vieira, a escola a professora não vai mais dar a primeira aula à turma dele. "De minha parte, considero o caso encerrado, resolveram meu problema. Só queria ter meu direito respeitado".
https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/04/04/interna_gerais,287085/religiao-causa-discordia-em-escola-mineira.shtml 
2. Faça um comentário sobre a reportagem a luz dos conceitos que apareceram no texto que foi lido nessa semana.
Fica claro que embora o estado seja laico, isso não é respeitado nas escolas, a religião que tem maioria na escola submete as outras ao silêncio. Essa atitude incentiva a exclusão do aluno pelos colegas, fica claro na alteração que os alunos fizeram no final da oração. 
3. Crie uma atividade que poderia ser realizada em uma turma do ensino fundamental II que poderia diminuir a situação citada na reportagem que foi apresentada por você nesse trabalho.
Identificaria as religiões presentes na sala, dividiria os alunos de acordo com sua religião e eles explicariam para os colegas como praticam sua fé, depois de tudo exposto, descobriríamos juntos o que elas tem em comum, acredito que isso desmitificaria o desconhecido e será possível encontrar um ponto comum a todas.
As respostas devem ser respondidas na própria plataforma. Basta clicar no botão abaixo e começar seu diário. A nota também será colocada nesse espaço.
Lembre-se: essa é parte da nota da AD2. Se você ainda não fez a atividade 1, por favor, volte na semana anterior e faça o que se propõe.
Boa atividade e continue seus estudos. Abraços na diversidade.
3º atividade
A. A partir do documento, defina o que é Educação em Direitos Humanos e depois explique com suas palavras a importância desse conteúdos para a formação dos alunos no ensino fundamental e médio.
B. No artigo 3º as diretrizes apontam 7 princípios fundantes para que a educação em direitos humanos produzam a mudança e transformação social necessária nos ambiente sociais. Dessa forma:
B.1. Escolha dois princípios que você acha mais relevante a serem trabalhados para que os direitos humanos sejam entendidos pelos jovens no ensino básico.
B.2. Faça uma pesquisa, e com suas palavras, defina os dois princípios escolhidos. Não esqueça de citar as referências que você utilizou para definir os princípios escolhidos.
B.3. Construa uma atividade que tenha uma parte teórica e outra prática em sala de aula que possa ser realizada em grupo pelos alunos com o objetivo de trabalhar os dois princípios  que foram definidos por você como importantes para a compreensão dos Direitos Humanos para os jovens no ensino básico. De preferência, faça uma atividade que tenha alguma relação, direta ou indireta, com a sua futura área de atuação como professor.
LEMBRANDO: A AD2 é composta de TRÊS atividades. Se você não fez as duas anteriores volte as semanas 10 e 11 e faça as atividades indicadas. 
Boa atividade, bons estudos e abraços na diversidade.