Buscar

Estudo Dirigido_Estatistica Aplicada

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL - UNINTER
CURSO BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL – EaD
Estudo Dirigido: Estatística Aplicada 
Este roteiro de estudos dirigido, apresenta as principais ideias trabalhadas nas aulas, mas isto não significa que este deve seu ser o único material a ser estudado para as provas, também é preciso assistir às vídeo-aulas e ler o material para impressão completo. 
Vamos lá? 
· Estatística é uma parte da matemática aplicada e perceber que historicamente ela foi constituída como uma importante ferramenta econômica, política e social. 
· É importante que você saiba, que a Estatística faz parte de um conjunto de disciplinas que integram o ramo da matemática aplicada. Essa parte, estuda os fenômenos sociais ou naturais, objetivando medir e estimar os impactos desses fenômenos e suas implicações sobre a realidade.
· Sobre a importância da Estatística para o profissional de Serviço Social, vimos que a Estatística é um instrumento fundamental de análise da realidade social a partir de uma base concreta de dados. Desmistificar as representações numéricas, os gráficos e as tabelas e quantidade de dados que elas apresentam é fundamental para o profissional de Serviço Social, pois representam uma fonte importante não só de informações, mas de poder. A partir da Estatística é possível melhorar o desenvolvimento do trabalho do profissional de Serviço Social e intervir com conhecimento para transformar as condições de vida da população.
· O termo Estatística vem da palavra latina "status", o que representa a sua relação com o Estado. É a partir dos grandes reinos e impérios que surge a necessidade de quantificação da existência de tudo que existe. Homens, Mulheres, jovens, crianças e animais, tudo deveria ser contado, conforme o Estado, para diversos fins, principalmente para medir sua força econômica e militar, caso houvesse a necessidade de confronto com outros povos.
· A Estatística surgiu de muito tempo e tem sua relevância relacionada à necessidade do Estado de conhecer adequadamente o seu território quantificando a sua população, os nascimentos, os óbitos e as riquezas e, a partir desses dados, fazer estimativas para o futuro. Para atingir seus objetivos a Estatística possui um método específico. 
· A Estatística Aplicada possui uma metodologia apropriada para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar os fenômenos quantitativos econômicos ou sociais. Diferentemente do método experimental, aplicado nas ciências naturais, o método da Estatística Aplicada, busca através da Estatística Descritiva e da Estatística Indutiva ou Inferencial sua fundamentação para analisar os dados obtidos e, a partir de então, subsidiar a tomada de decisões. A Estatística Descritiva tem como objetivo coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar os fenômenos, enquanto a Estatística Dedutiva ou Inferencial, visa a partir de determinados resultados da amostra de uma população, tirar conclusões e decidir com maior propriedade. O método estatístico através de sua multidisciplinaridade permite uma análise fundamentada a partir de dados concretos da realidade econômica, política e social. 
· Conforme Sandroni (2007), o primeiro censo realizado no Brasil ocorreu em 1892 e destinava-se apenas à contagem populacional. A partir daí, é que esse tipo de contagem passou a ser realizado a cada 10 anos. “Em 1920, o campo de investigação ampliou-se e, a partir de 1970, o recenseamento incluía os censos demográficos (população e habitação), agropecuário, industrial, comercial e de serviços; esses últimos a cada cinco anos”. 
· A Estatística Descritiva tem como objetivo coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar os fenômenos, enquanto a Estatística Dedutiva ou Inferencial, visa a partir de determinados resultados da amostra de uma população, tirar conclusões e decidir com maior propriedade. O método estatístico através de sua multidisciplinaridade permite uma análise fundamentada a partir de dados concretos da realidade econômica, política e social. 
· A Tábua ou Tabela da Mortalidade foi montada por John Graunt (1620 - 1674), com base nas mortes ocorridas em Londres no início do Século XVII, com boletins semanais sobre a grande quantidade de mortes ocorridas devido à epidemia que assolou a cidade no período. Graunt, foi um dos primeiros a levantar a expectativa de vida da população, ao criar a Tabela da Mortalidade com a quantidade de óbitos e relacioná-los com as idades em que eles ocorriam na cidade londrina. 
· A Estatística Aplicada se utiliza da Estatística Descritiva e da Estatística Indutiva ou Inferencial para alcançar seus objetivos. Através da Estatística Descritiva ela coleta, organiza, descreve, analisa e interpreta os fenômenos, enquanto com a Estatística Dedutiva ou Inferencial, ela atinge determinados resultados da amostra de uma população, para tirar conclusões e decidir com maior propriedade. O método estatístico através de sua multidisciplinaridade permite uma análise fundamentada a partir de dados concretos da realidade econômica, política e social. 
· A Estatística Aplicada possui uma metodologia apropriada para coletar, organizar, descrever, analisar e interpretar os fenômenos quantitativos econômicos ou sociais. Para alcançar seus objetivos ela pode pesquisar uma população ou se valer de uma amostra. População é o todo. É o conjunto de indivíduos, que possuem pelo menos uma característica comum. Por exemplo: quando estudamos as pessoas em situação de rua. A população pode ser considerado todos os moradores nessa situação. Amostra é uma parte do todo, ou seja, um subconjunto da população. No caso, da população de rua, se os pesquisados forem os atendidos por um determinado programa municipal, estes, podem ser considerados exemplo de uma amostra dessa população de rua. 
· Os números índices são comumente utilizados como fórmulas matemáticas para cálculos das variações existentes entre um determinado período numérico e outro. São bastante utilizados para medir a inflação, o crescimento percentual da riqueza, a evolução percentual da estatura, etc. 
· Quando reunimos um conjunto de dados sobre uma determinada população, podemos obter várias informações (variáveis) sobre essa população. As variáveis metodologicamente são ordenadas em variáveis quantitativas e variáveis qualitativas. As Variáveis Qualitativas são denominadas dessa forma por representar atributos às variáveis pesquisadas, como por exemplo: profissão, sexo, estado civil, religião, cor dos olhos, etnia, grau de instrução, dentre outras. As Variáveis Qualitativas podem ser nominais, quando são reconhecidas por sua denominação (profissão, sexo, estado civil, religião) ou ordinárias quando são apresentadas por uma certa ordem ou hierarquia (grau de instrução). As Variáveis Quantitativas são denominadas dessa forma por serem apresentadas em formas numéricas, expressando quantidades, como por exemplo: idade, estatura, peso, renda e número de filhos. As Variáveis Quantitativas discretas são aquelas expressas por números inteiros, como idade, renda e número de filhos. As variáveis quantitativas contínuas são aquelas expressas em quantidades de medidas como estatura e peso. 
· O melhor Gráfico é aquele que demonstra ser mais simples, de fácil compreensão e que expressa maior veracidade sobre o fenômeno em estudo. Na representação gráfica, para a apresentação dos dados os tipos de gráficos mais utilizados são os Gráficos Planos. 
· Os Gráficos Planos são representações em desenhos que não se utilizam do recurso visual de profundidade. Definem-se em duas dimensões: altura e largura. Os principais tipos de Gráficos Planos mais comuns são: Diagrama de Colunas, Diagrama de Barras, Histograma, Polígono de Frequências e o Gráfico de Pizza. 
· 
· As principais medidas de posição estão as Medidas de Tendência Central: a Média Aritmética, a Moda e a Mediana. Estas medidas são conhecidas como de Tendência Central por estarem agrupadas em torno de valores centrais. É importante ressaltar que essas medidas são
elementos da distribuição de frequência, servem para destacar isoladamente as tendências características de cada distribuição. A primeira Medida de Posição que vamos estudar é a Média Aritmética. A Média Aritmética é o mais utilizado dos cálculos estatísticos e mais conhecido também. Ela é calculada através da soma de todos os elementos do conjunto observado, dividindo o resultado pelo número de elementos do conjunto.
· As separatrizes são medidas de posição que dividem um conjunto de dados numéricos em grupos com o mesmo número de indivíduos. Para calcular essas medidas é necessário que os dados estejam ordenados em ordem crescente (do menor para o maior). Uma das separatrizes estudadas anteriormente é a Mediana. A Mediana é uma separatriz, que divide o conjunto numérico em duas partes. Porém existem outras medidas de posição que não são de tendência central, como a Mediana. Essas medidas são os Quartis, os Decis e os Percentis. 
· Um grupo de mulheres jovens passaram por atendimento em um CRASS, em um determinado bairro de uma grande metrópole brasileira. Ao serem realizadas algumas pesquisas junto ao grupo, constaram que o Coeficiente de Variação foi de 3,5% e o Desvio Padrão de 0,70. Ao calcular a média de idade desse grupo de mulheres, qual foi o resultado obtido? 
· Resposta: A média de idade do grupo de mulheres é de 20 anos. Para se chegar a esse cálculo colocam-se os dados na Fórmula do Cálculo do Coeficiente de Variação. Temos o Coeficiente que é igual a 3,5% ou seja 0,035 e também o valor do Desvio Padrão que é igual a 0,70. Colocado os dados na fórmula teremos que a Média é igual ao Desvio Padrão dividido pelo Coeficiente de Variação. O resultado será 20.
· Sobre a importância da Teoria das Probabilidades para o estudo da Estatística no Serviço Social, apesar de ter sua origem nos jogos de azar, hoje tem fundamental importância para o estudo da Estatística Indutiva e da Estatística Inferencial, porque ela estuda os fenômenos que ocorrem e podem ser apontados como eventos aleatórios e difíceis de serem previstos, como os resultados eleitorais, a cor-dos-olhos de uma criança ao nascer, o resultados de sorteios e loterias. No Serviço Social a teoria das probabilidades pode contribuir para calcular possíveis fenômenos imprevisíveis como a possibilidade de escolha de representantes de uma comunidade, quando existem outros que disputam a mesma vaga, a eficiência ou não de determinada política social em populações em situação de risco. Dessa forma, a probabilidade contribui também para a realização de inferências e para a tomada de decisões por parte do Profissional de Serviço Social. 
· A Estatística é um instrumento fundamental de análise da realidade social a partir de uma base concreta de dados. Uma das maneiras de se perceber melhor a distribuição dos dados concretos de uma pesquisa são através das Curvas que podem ser Simétricas e Assimétricas. 
· Uma Curva é Simétrica quando a Média (), a Mediana (Md) e a Moda (Mo) são equivalentes, temos uma curva simétrica. Este é um caso, apesar de ser possível, de muita raridade de ocorrer na Estatística. Uma Curva é considerada assimétrica, quando há diferenças de simetria nas Curvas. Quando a Média for maior que a mediana e a mediana for maior que a Moda teremos uma posição assimétrica à direita (ou assimetria positiva), isso quer dizer que os dados estão mais concentrados à direita. Assim, também teremos uma distribuição assimétrica à esquerda (ou assimetria negativa), se tivermos uma média menor que a mediana e a mediana menor que a moda, o que significará que os dados numéricos estarão mais concentrados à esquerda. Quanto maior for essas diferenças, maior será a assimetria. 
· O Polígono de Frequência é um gráfico em linha, sendo as frequências marcadas sobre perpendiculares ao eixo horizontal, levantadas pelos pontos médios dos intervalos de classe.
· Os Quartis são os valores das variáveis que dividem um conjunto de dados numéricos ordenados em quatro partes iguais. O primeiro Quartil (Q1), separa os primeiros 25% dos dados ordenados dos restantes 75%. Quando se trabalha com dados quantitativos como o número de pessoas atingidos por uma enchente, em determinado bairro da cidade, os diferentes quartis podem apresentar, a quantidade de pessoas em diferentes situações de risco por quartil. Isso é fundamental na comparação com outras localidades, tendo em vista que cada quartil é comparado em relação à mediana dos dados coletados. Cada quartil tem a sua mediana. 
· As medidas de Dispersão correspondem a posição dos elementos no conjunto e tornam possível a comparação de qualquer elemento analisado em relação a essas medidas. Porém, essas medidas por si só não dão conta de apresentar as diferenças e as semelhanças existente entre todos os valores que compõem o objeto de estudo. Ao estudarmos a dispersão, consideramos as distâncias da posição de cada um dos elementos do conjunto de dados numéricos, em relação à média aritmética.
· As Medidas de Dispersão servem para medir as dispersões ou variabilidades das variáveis pesquisadas. A Amplitude Total (AT) tem sua importância no tendo em vista que o cálculo é sempre realizado a partir dos valores extremos de cada amostra ou população. Ela pode indicar o maior e o menor valor entre esses extremos. Sendo assim, por exemplo: muito utilizada para a indicação da temperatura. 
· Tendo em vista a limitação da Amplitude Total entre as Medidas de Dispersão, por basear-se apenas nos valores extremos do conjunto numérico, a Variância é uma medida de maior relevância que a AT, pois é calculada a partir das diferenças entre cada um dos valores e a média dos valores numéricos do conjunto. Diante da amostra abaixo calcule os valores para a Variância.
· O histograma é um Gráfico formado por um conjunto de retângulos justapostos, cujas bases se localizam sobre o eixo horizontal, de tal forma que seus pontos médios coincidam com os pontos médios dos intervalos de classe.
· As Medidas de Posição referem-se a posição em que uma série de dados estatísticos se encontram no eixo horizontal do produto cartesiano (eixo das abcissas). Elas estabelecem a posição ocupada por um elemento em um conjunto de valores de acordo com a necessidade de análise relacionada a esse conjunto de valores. Dentre as principais medidas de posição estão as Medidas de Tendência Central: a Média Aritmética, a Moda e a Mediana. 
· As Medidas de Posição referem-se a posição em que uma série de dados estatísticos se encontram no eixo horizontal do produto cartesiano (eixo das abcissas). Elas estabelecem a posição ocupada por um elemento em um conjunto de valores de acordo com a necessidade de análise relacionada a esse conjunto de valores. Dentre as principais medidas de posição estão as Medidas de Tendência Central: a Média Aritmética, a Moda e a Mediana. Estas medidas são conhecidas como de Tendência Central por estarem agrupadas em torno de valores centrais. É importante ressaltar que essas medidas são elementos da distribuição de frequência, servem para destacar isoladamente as tendências características de cada distribuição. A primeira Medida de Posição que vamos estudar é a Média Aritmética. A Média Aritmética é o mais utilizado dos cálculos estatísticos e mais conhecido também. Ela é calculada através da soma de todos os elementos do conjunto observado, dividindo o resultado pelo número de elementos do conjunto.
· Quando o Profissional de Serviço Social atua, sabe perfeitamente que um determinado evento pode ocorrer ou não. A probabilidade (p) de que determinado evento ocorra (sucesso) e de que não ocorra (insucesso), quando se programa um evento existe uma relação fundamental que é: tendo em vista que a Probabilidade de Sucesso (p), mais a Probabilidade de Insucesso (q) é igual a um, a Probabilidade de Insucesso (q) é igual à um menos a Probabilidade de Sucesso. Por exemplo: se a probabilidade de um evento ocorrer é de 80%, a probabilidade dele não ocorrer é de 20%.
· A Variância é uma das Medidas de Dispersão e Variabilidade.
Tendo em vista a limitação da Amplitude Total entre as Medidas de Dispersão por basear-se apenas nos valores extremos do conjunto numérico, a Variância é uma medida de maior relevância que a AT, pois é calculada a partir das diferenças entre cada um dos valores e a média dos valores numéricos do conjunto. Dessa maneira, para se calcular a variância é importante proceder da seguinte forma: A primeira iniciativa é encontrar a média aritmética dos valores numéricos do conjunto de dados. Depois, buscar as diferenças entre a média aritmética e cada valor numérico do conjunto. A seguir, eleva-se ao quadrado essas diferenças. O próximo passo é somar todas essas diferenças. E por último, dividir o resultado do somatório dessas diferenças pelo número de elementos do conjunto numérico. 
· As Separatrizes são medidas de posição que dividem um conjunto de dados numéricos em grupos com o mesmo número de indivíduos. Para calcular essas medidas é necessário que os dados estejam ordenados em ordem crescente (do menor para o maior). Uma das separatrizes estudadas anteriormente foi a Mediana. A Mediana é uma separatriz, que divide o conjunto numérico em duas partes. Porém existem outras medidas de posição que não são de tendência central, como a Mediana. Essas medidas são os Quartis, os Decis e os Percentis. 
· Os Quartis, são medidas de posição que dividem o conjunto de dados em quatro partes iguais. Para que haja esta divisão é importante que se estabeleça uma ordenação dos dados de forma crescente. Assim, os quatro subgrupos conterão 25% do conjunto de dados. Quando se trata dos Decis, entendemos como medidas de posição que dividem o conjunto numérico em dez subgrupos de igual tamanho. Já os percentis constituem medidas de posição que dividem o conjunto numérico em cem subgrupos, contendo 1% (um por cento) de cada subgrupo. Os Quartis, os decis e os percentis são bastante utilizados na pesquisa social. 
· Para se montar uma Tabela alguns passos devem ser seguidos: A primeira coisa a se fazer é escolher um TÍTULO, que deve ser bem explicativo sobre o que contém a Tabela. Depois é necessário decidir como será o CORPO DA TABELA que deverá conter o CABEÇALHO, que indica o que a Tabela contém (mantendo-se na linha horizontal) e uma COLUNA INDICADORA que destaca o que cada linha contém. O próximo passo é escrever um TOTAL. É importante ressaltar que nem todas as Tabelas possuem um total. O último passo a ser dado é a indicação da FONTE. A FONTE é obrigatória e deve estar colocada no rodapé da Tabela. Para se fazer as tabelas existem hoje, vários programas, dentre eles os mais utilizados são o Excell e até mesmo o World, porém, devem seguir um determinado padrão de apresentação. 
Bons Estudos e Boa Prova!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando