Buscar

ESTUDO DIRIGIDO historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
Acadêmico(a): Sandra da Silva Santos
Disciplina: Fundamentos e Metodologia do Ensino da História
Tutora: Juliane Andrade Ferreira
 
 Infelizmente existe um déficit, um índice de vulnerabilidade infantil ao racismo e violência; que é, uma falha em proteger nossas crianças. Essa falha gorvernamental, politica, social, envolvendo os órgãos públicos, políticos a sociedade em si em nível mundial, universal.
Se realmente queremos construir uma sociedade igualitária, é necessário compreender qual o papel que cada estrutura socioeconômica desempenha na reprodução do racismo, a fim de desenhar estratégias eficazes para o seu enfrentamento. Nesse cenário, o combate à desigualdade racial na educação é essencial, enquanto elemento indispensável para qualquer mudança, de modo que sem uma educação efetivamente antirracista não é possível pensar em uma sociedade igualitária.
Assim, o conjunto de preconceitos direcionados à população negra encontra-se enraizado no inconsciente e na subjetividade de indivíduos e instituições, se expressando em ações e atitudes discriminatórias regulares, mensuráveis e observáveis. Violência policial atingido na grande maioria das vezes a população negra, maior número de mortes proporcionalmente aos doentes na atual crise da Covid-19 e todos os dados de desigualdade na educação já mencionados são alguns exemplos.
Nas práticas pedagógicas, o brincar do faz de conta, o recurso de música educativa, as encenações teatrais colaboram para o resgate de valores, respeito, dignidade, fomentando uma sociedade reflexiva que luta contra a desigualdade social. Somos consciente e precisamos nos comprometer na redução dessa realidade estatística e promover uma sociedade serão iguais, mais que pelo menos tenhamos as mesmas oportunidades para todos.
A educação e fonte transformadora, permitindo que as crianças possam construírem acesso onde possam desenvolver a cultura e promoverem cultura.
"uma espécie de sistema de convergência de interesses, fazendo com que o racismo, de um lado, implique a subalternização e destituição material e simbólica dos bens sociais que geram respeito e estima social aos negros – ciclo de desvantagens – e, de outro, coloque os brancos imersos em um sistema de privilégios assumido como natural, como norma.” (PIRES e SILVA, p. 66)
 Referências bibliográficas
www.passeiodireto.com.br acesso em 16/08/2021
https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/desigualdade-racial-na-educacao acesso em 16/08/2021

Continue navegando