Logo Passei Direto
Buscar

Prova de Teoria e Fundamentos do Basquetebol e Handebol - Exercício do Conhecimento

User badge image
Duda

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A técnica, no esporte, consiste no gesto motor utilizado pelo jogador para atingir determinado objetivo ou resolver certo problema decorrente da situação de jogo. Por essa razão, ela é condicionada pela tática, mas, ao mesmo tempo, a condiciona, uma vez que o jogador somente pode responder à situação de jogo utilizando um gesto, uma ação motora que consegue executar. Didaticamente, é possível classificar diferentes técnicas, que podem ser aprendidas e treinadas isoladamente da tática ou contextualizadamente em relação a ela. No handebol, as técnicas podem ser de ataque, de defesa, comuns a ataque e defesa ou de domínio corporal e do goleiro.
Assinale a alternativa que apresente as técnicas comuns ao ataque e à defesa ou de domínio corporal no handebol.
A - Visão periférica; Velocidade de reação; Posição de base; Drible; Passe; Escoramento ; Arremesso; Fintas com bola; Rebote de ataque.
B - Desarme e tomada ou roubo de bola; Interceptação Deslocamentos; Movimentos coordenativos em geral; Fintas de corpo.
C - Desarme e tomada ou roubo de bola; Interceptação; Dissuasão; Bloqueio de arremesso; Rebote de defesa.
D - Recepção; Adaptação a bola; Manejo de bola; Drible; Passe; Escoramento; Arremesso; Fintas com bola; Rebote de ataque.
E - Visão periférica; Velocidade de reação; Posição de base; Deslocamentos; Movimentos coordenativos em geral; Fintas de corpo.

O handebol no Brasil, embora muito difundido na educação física escolar e no meio estudantil como um todo, sendo considerado um dos quatro jogos esportivos tradicionais, jamais atingiu a mesma popularidade midiática do futebol ou mesmo do basquetebol ou voleibol (SIMÕES, 2011; GRECO; FERNÁNDEZ, 2012; REIS, 2012). Ao mesmo tempo, nunca teve os mesmos resultados expressivos de alto rendimento, atingidos pelas outras modalidades citadas, ainda que esse panorama venha melhorando nos últimos anos, inclusive com o título mundial feminino em 2013 e a eleição de alguns jogadores e jogadoras entre os melhores do mundo. Mesmo com pouca incidência midiática e de resultados de alto rendimento, o handebol consegue manter-se ativo no cenário estudantil e também de prática amadora entre adultos.
Este fato está associado a alguns aspectos de sua prática. São eles:
A - Aspectos individuais, competitivos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexos e à própria complexidade técnica.
B - Aspectos coletivos, lúdicos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos com destaque da individualidade, às facilidades de prática, tendo em vistas as estruturas fundamentais encontradas no país.
C - Aspectos coletivos, estimulantes do fator competitivo e ganho de desempenho, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica.
D - Aspectos coletivos, lúdicos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que não exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica.
E - Aspectos individuais, estimulantes do fator competitivo e ganho de desempenho, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica.

A organização e estruturação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento no Handebol apresenta algumas estruturas, as quais devem ser aplicadas corretamente em todo o processo de desenvolvimento no atleta, obedecendo as características do seu momento de formação e desenvolvimento.
Quanto as fases de desenvolvimento e o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, analise as afirmativas a seguir.
O estágio de transição, no modelo temporal especializado, apresenta uma diferença considerável entre as duas primeiras fases (pré-escolar e universal 1) e a terceira fase (universal II ou mini-handebol). Nas duas primeiras, o foco do trabalho ainda é a generalização de experiências, ao passo que na terceira inicia-se a especialização, ainda que por meio da aprendizagem incidental a partir de atividades lúdicas, que são próprias do mini-handebol.
Na fase de formação, inicia-se, de fato, a especialização no handebol. À medida que as fases progridem, mais específicos são os conteúdos e mais intencional é a aprendizagem. O processo competitivo também passa por uma transição, partindo dos festivais recreativos para a competição específica de handebol, mas sem que perca o caráter formativo.
O estágio de decisão recebe esse nome porque é nele que o praticante decide, por vontade própria e/ou pelas condições de performance que apresenta, se caminha ao alto rendimento, se mantém a prática do handebol em nível recreativo ou mesmo se o abandona. Entretanto, essa decisão não necessariamente é tomada logo no início do estágio, pois até os 21 anos, em média, o praticante ainda se encontra em processo de educação formal, seja na escola, até os 17-18 anos, seja na universidade até os aproximadamente os 21-22 anos. Enquanto encontra-se estudando, principalmente na etapa escolar, é possível que mantenha a prática esportiva paralela, ao menos nos casos em que não tem necessidade obrigatória de trabalhar formalmente. Até os 21 anos, o praticante ainda se encontra nas chamadas categorias de base, adentrando ao esporte adulto a partir daí.
A - Apenas I está correta.
B - Apenas II estão correta.
C - Apenas III está correta.
D - Apenas I e III estão corretas.
E - Apenas II e III estão corretas.

Para se desenvolver um processo de ensino-aprendizagem-treinamento do basquetebol, é necessário fazer uma distinção entre aquilo que realmente lhe é essencial, indispensável em cada contexto, e aquilo que é exclusivamente necessário à sua manifestação formal, de competição organizada. Deve-se recordar que o esporte é um fenômeno social multifacetado, que pode ser identificado em diversas formas, como nas modalidades esportivas, e ofertado e apropriado com diferentes sentidos, como o esporte formal (ou de rendimento), informal (ou recreativo) ou mesmo como conteúdo da educação física escolar (BENTO, 2006; PAES; MONTAGNER; FERREIRA, 2009). Adotando como base que o esporte pode ser aplicado em diferentes contextos, e as regras adotadas podem ser adaptadas a sua aplicação.
Assinale a alternativa que expõem uma competição oficial.
A - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas internacionalmente por uma federação internacional constituída pelas federações continentais e estaduais para reger determinada modalidade.
B - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas de cada região, por uma federação local, atendendo as necessidades de cada comunidade, para reger determinada modalidade.
C - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas internacionalmente, que são compostas por atividades de aprendizagem e treinamento, prática informal, podem e devem sofrer modificações que, se não realizadas, possivelmente impediriam a prática do basquetebol nos respectivos contextos.
D - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas desde o surgimento do basquetebol, sendo, portanto, as regras oficiais, imutáveis e inflexíveis.
E - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas por cada federação, a constituição das federações continentais e estaduais adotam critérios específicos para reger determinada modalidade.

O basquetebol trata-se de uma modalidade esportiva inventada tendo em vista apresentar-se como um jogo dinâmico, coletivo e com pouco contato físico, no qual cada equipe tem o objeto de acertar a maior quantidade de arremessos em uma cesta protegida pelo adversário. Desde sua origem no ano de 1891, é claro que passou por diversas modificações, mas suas características elementares persistem. O desenvolvimento do esporte depende, exclusivamente, da maneira que é difundida na sociedade, sendo que as características culturais da região podem influenciar no sucesso de sua introdução. Diante deste cenário, o profissional de educação física assume um papel importante.
Analise as afirmativas a seguir, interpretando sobre o papel deste profissional para a difusão do esporte.
A despeito da história e do cenário do basquetebol normalmente abrangerem as questões mais macro do esporte, principalmente relacionadas ao esporte profissional e/ou às principais competições e questões institucionais, existe todo um universo da modalidade que se relaciona diretamente com o professor/profissional de educação física.
O basquetebol, para além de uma modalidade exclusiva dos atletas profissionais, manifesta-se também no cenário do esporte de participação ou recreativo, ou seja, na prática informal em parques, praças, ruas, escolas e residências, e também no cenário escolar/formativo, seja no âmbito da educação física escolar, seja na prática de contraturno, tanto nas escolas, quanto nos clubes, associações e escolinhas.
O âmbito escolar/formativo, seja na educação física escolar, seja de contraturno, é, por sinal, o espaço que menos acolhe, em termos de quantidade, pois se trata de um esporte exclusivo, devido as necessidades de características físicas fundamentais.
A - Apenas I e II estão corretas.
B - Apenas I está correta.
C - Apenas I e III estão corretas.
D - Apenas II e III estão corretas.
E - As alternativas I, II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A técnica, no esporte, consiste no gesto motor utilizado pelo jogador para atingir determinado objetivo ou resolver certo problema decorrente da situação de jogo. Por essa razão, ela é condicionada pela tática, mas, ao mesmo tempo, a condiciona, uma vez que o jogador somente pode responder à situação de jogo utilizando um gesto, uma ação motora que consegue executar. Didaticamente, é possível classificar diferentes técnicas, que podem ser aprendidas e treinadas isoladamente da tática ou contextualizadamente em relação a ela. No handebol, as técnicas podem ser de ataque, de defesa, comuns a ataque e defesa ou de domínio corporal e do goleiro.
Assinale a alternativa que apresente as técnicas comuns ao ataque e à defesa ou de domínio corporal no handebol.
A - Visão periférica; Velocidade de reação; Posição de base; Drible; Passe; Escoramento ; Arremesso; Fintas com bola; Rebote de ataque.
B - Desarme e tomada ou roubo de bola; Interceptação Deslocamentos; Movimentos coordenativos em geral; Fintas de corpo.
C - Desarme e tomada ou roubo de bola; Interceptação; Dissuasão; Bloqueio de arremesso; Rebote de defesa.
D - Recepção; Adaptação a bola; Manejo de bola; Drible; Passe; Escoramento; Arremesso; Fintas com bola; Rebote de ataque.
E - Visão periférica; Velocidade de reação; Posição de base; Deslocamentos; Movimentos coordenativos em geral; Fintas de corpo.

O handebol no Brasil, embora muito difundido na educação física escolar e no meio estudantil como um todo, sendo considerado um dos quatro jogos esportivos tradicionais, jamais atingiu a mesma popularidade midiática do futebol ou mesmo do basquetebol ou voleibol (SIMÕES, 2011; GRECO; FERNÁNDEZ, 2012; REIS, 2012). Ao mesmo tempo, nunca teve os mesmos resultados expressivos de alto rendimento, atingidos pelas outras modalidades citadas, ainda que esse panorama venha melhorando nos últimos anos, inclusive com o título mundial feminino em 2013 e a eleição de alguns jogadores e jogadoras entre os melhores do mundo. Mesmo com pouca incidência midiática e de resultados de alto rendimento, o handebol consegue manter-se ativo no cenário estudantil e também de prática amadora entre adultos.
Este fato está associado a alguns aspectos de sua prática. São eles:
A - Aspectos individuais, competitivos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexos e à própria complexidade técnica.
B - Aspectos coletivos, lúdicos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos com destaque da individualidade, às facilidades de prática, tendo em vistas as estruturas fundamentais encontradas no país.
C - Aspectos coletivos, estimulantes do fator competitivo e ganho de desempenho, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica.
D - Aspectos coletivos, lúdicos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que não exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica.
E - Aspectos individuais, estimulantes do fator competitivo e ganho de desempenho, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica.

A organização e estruturação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento no Handebol apresenta algumas estruturas, as quais devem ser aplicadas corretamente em todo o processo de desenvolvimento no atleta, obedecendo as características do seu momento de formação e desenvolvimento.
Quanto as fases de desenvolvimento e o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, analise as afirmativas a seguir.
O estágio de transição, no modelo temporal especializado, apresenta uma diferença considerável entre as duas primeiras fases (pré-escolar e universal 1) e a terceira fase (universal II ou mini-handebol). Nas duas primeiras, o foco do trabalho ainda é a generalização de experiências, ao passo que na terceira inicia-se a especialização, ainda que por meio da aprendizagem incidental a partir de atividades lúdicas, que são próprias do mini-handebol.
Na fase de formação, inicia-se, de fato, a especialização no handebol. À medida que as fases progridem, mais específicos são os conteúdos e mais intencional é a aprendizagem. O processo competitivo também passa por uma transição, partindo dos festivais recreativos para a competição específica de handebol, mas sem que perca o caráter formativo.
O estágio de decisão recebe esse nome porque é nele que o praticante decide, por vontade própria e/ou pelas condições de performance que apresenta, se caminha ao alto rendimento, se mantém a prática do handebol em nível recreativo ou mesmo se o abandona. Entretanto, essa decisão não necessariamente é tomada logo no início do estágio, pois até os 21 anos, em média, o praticante ainda se encontra em processo de educação formal, seja na escola, até os 17-18 anos, seja na universidade até os aproximadamente os 21-22 anos. Enquanto encontra-se estudando, principalmente na etapa escolar, é possível que mantenha a prática esportiva paralela, ao menos nos casos em que não tem necessidade obrigatória de trabalhar formalmente. Até os 21 anos, o praticante ainda se encontra nas chamadas categorias de base, adentrando ao esporte adulto a partir daí.
A - Apenas I está correta.
B - Apenas II estão correta.
C - Apenas III está correta.
D - Apenas I e III estão corretas.
E - Apenas II e III estão corretas.

Para se desenvolver um processo de ensino-aprendizagem-treinamento do basquetebol, é necessário fazer uma distinção entre aquilo que realmente lhe é essencial, indispensável em cada contexto, e aquilo que é exclusivamente necessário à sua manifestação formal, de competição organizada. Deve-se recordar que o esporte é um fenômeno social multifacetado, que pode ser identificado em diversas formas, como nas modalidades esportivas, e ofertado e apropriado com diferentes sentidos, como o esporte formal (ou de rendimento), informal (ou recreativo) ou mesmo como conteúdo da educação física escolar (BENTO, 2006; PAES; MONTAGNER; FERREIRA, 2009). Adotando como base que o esporte pode ser aplicado em diferentes contextos, e as regras adotadas podem ser adaptadas a sua aplicação.
Assinale a alternativa que expõem uma competição oficial.
A - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas internacionalmente por uma federação internacional constituída pelas federações continentais e estaduais para reger determinada modalidade.
B - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas de cada região, por uma federação local, atendendo as necessidades de cada comunidade, para reger determinada modalidade.
C - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas internacionalmente, que são compostas por atividades de aprendizagem e treinamento, prática informal, podem e devem sofrer modificações que, se não realizadas, possivelmente impediriam a prática do basquetebol nos respectivos contextos.
D - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas desde o surgimento do basquetebol, sendo, portanto, as regras oficiais, imutáveis e inflexíveis.
E - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas por cada federação, a constituição das federações continentais e estaduais adotam critérios específicos para reger determinada modalidade.

O basquetebol trata-se de uma modalidade esportiva inventada tendo em vista apresentar-se como um jogo dinâmico, coletivo e com pouco contato físico, no qual cada equipe tem o objeto de acertar a maior quantidade de arremessos em uma cesta protegida pelo adversário. Desde sua origem no ano de 1891, é claro que passou por diversas modificações, mas suas características elementares persistem. O desenvolvimento do esporte depende, exclusivamente, da maneira que é difundida na sociedade, sendo que as características culturais da região podem influenciar no sucesso de sua introdução. Diante deste cenário, o profissional de educação física assume um papel importante.
Analise as afirmativas a seguir, interpretando sobre o papel deste profissional para a difusão do esporte.
A despeito da história e do cenário do basquetebol normalmente abrangerem as questões mais macro do esporte, principalmente relacionadas ao esporte profissional e/ou às principais competições e questões institucionais, existe todo um universo da modalidade que se relaciona diretamente com o professor/profissional de educação física.
O basquetebol, para além de uma modalidade exclusiva dos atletas profissionais, manifesta-se também no cenário do esporte de participação ou recreativo, ou seja, na prática informal em parques, praças, ruas, escolas e residências, e também no cenário escolar/formativo, seja no âmbito da educação física escolar, seja na prática de contraturno, tanto nas escolas, quanto nos clubes, associações e escolinhas.
O âmbito escolar/formativo, seja na educação física escolar, seja de contraturno, é, por sinal, o espaço que menos acolhe, em termos de quantidade, pois se trata de um esporte exclusivo, devido as necessidades de características físicas fundamentais.
A - Apenas I e II estão corretas.
B - Apenas I está correta.
C - Apenas I e III estão corretas.
D - Apenas II e III estão corretas.
E - As alternativas I, II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

Prova de Teoria e Fundamentos do Basquetebol e Handebol - Exercício do Conhecimento
Questão 1 de 5
A técnica, no esporte, consiste no gesto motor utilizado pelo jogador para atingir determinado objetivo ou resolver certo problema decorrente da situação de jogo. Por essa razão, ela é condicionada pela tática, mas, ao mesmo tempo, a condiciona, uma vez que o jogador somente pode responder à situação de jogo utilizando um gesto, uma ação motora que consegue executar. Didaticamente, é possível classificar diferentes técnicas, que podem ser aprendidas e treinadas isoladamente da tática ou contextualizadamente em relação a ela. No handebol, as técnicas podem ser de ataque, de defesa, comuns a ataque e defesa ou de domínio corporal e do goleiro. 
Assinale a alternativa que apresente as técnicas comuns ao ataque e à defesa ou de domínio corporal no handebol.
A - Visão periférica; Velocidade de reação; Posição de base; Drible; Passe; Escoramento; Arremesso; Fintas com bola; Rebote de ataque. 
B - Desarme e tomada ou roubo de bola; Interceptação Deslocamentos; Movimentos coordenativos em geral; Fintas de corpo. 
C - Desarme e tomada ou roubo de bola; Interceptação; Dissuasão; Bloqueio de arremesso; Rebote de defesa. 
D - Recepção; Adaptação a bola; Manejo de bola; Drible; Passe; Escoramento; Arremesso; Fintas com bola; Rebote de ataque. 
E - Visão periférica; Velocidade de reação; Posição de base; Deslocamentos; Movimentos coordenativos em geral; Fintas de corpo. 
check_circle
Resposta correta
Questão 2 de 5
O handebol no Brasil, embora muito difundido na educação física escolar e no meio estudantil como um todo, sendo considerado um dos quatro jogos esportivos tradicionais, jamais atingiu a mesma popularidade midiática do futebol ou mesmo do basquetebol ou voleibol (SIMÕES, 2011; GRECO; FERNÁNDEZ, 2012; REIS, 2012). Ao mesmo tempo, nunca teve os mesmos resultados expressivos de alto rendimento, atingidos pelas outras modalidades citadas, ainda que esse panorama venha melhorando nos últimos anos, inclusive com o título mundial feminino em 2013 e a eleição de alguns jogadores e jogadoras entre os melhores do mundo. Mesmo com pouca incidência midiática e de resultados de alto rendimento, o handebol consegue manter-se ativo no cenário estudantil e também de prática amadora entre adultos.
Este fato está associado a alguns aspectos de sua prática. São eles:
A - Aspectos individuais, competitivos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexos e à própria complexidade técnica. 
B - Aspectos coletivos, lúdicos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos com destaque da individualidade, às facilidades de prática, tendo em vistas as estruturas fundamentais encontradas no país. 
C - Aspectos coletivos, estimulantes do fator competitivo e ganho de desempenho, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica. 
D - Aspectos coletivos, lúdicos e dinâmicos, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que não exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica. 
check_circle
Resposta correta
E - Aspectos individuais, estimulantes do fator competitivo e ganho de desempenho, comuns aos jogos esportivos coletivos como um todo, às facilidades de prática, que exigem estruturas físicas e materiais complexas e à própria simplicidade técnica. 
Questão 3 de 5
A organização e estruturação do processo de ensino-aprendizagem-treinamento no Handebol apresenta algumas estruturas, as quais devem ser aplicadas corretamente em todo o processo de desenvolvimento no atleta, obedecendo as características do seu momento de formação e desenvolvimento.
Quanto as fases de desenvolvimento e o processo de ensino-aprendizagem-treinamento, analise as afirmativas a seguir.
O estágio de transição, no modelo temporal especializado, apresenta uma diferença considerável entre as duas primeiras fases (pré-escolar e universal 1) e a terceira fase (universal II ou mini-handebol). Nas duas primeiras, o foco do trabalho ainda é a generalização de experiências, ao passo que na terceira inicia-se a especialização, ainda que por meio da aprendizagem incidental a partir de atividades lúdicas, que são próprias do mini-handebol.
Na fase de formação, inicia-se, de fato, a especialização no handebol. À medida que as fases progridem, mais específicos são os conteúdos e mais intencional é a aprendizagem. O processo competitivo também passa por uma transição, partindo dos festivais recreativos para a competição específica de handebol, mas sem que perca o caráter formativo.
O estágio de decisão recebe esse nome porque é nele que o praticante decide, por vontade própria e/ou pelas condições de performance que apresenta, se caminha ao alto rendimento, se mantém a prática do handebol em nível recreativo ou mesmo se o abandona. Entretanto, essa decisão não necessariamente é tomada logo no início do estágio, pois até os 21 anos, em média, o praticante ainda se encontra em processo de educação formal, seja na escola, até os 17-18 anos, seja na universidade até os aproximadamente os 21-22 anos. Enquanto encontra-se estudando, principalmente na etapa escolar, é possível que mantenha a prática esportiva paralela, ao menos nos casos em que não tem necessidade obrigatória de trabalhar formalmente. Até os 21 anos, o praticante ainda se encontra nas chamadas categorias de base, adentrando ao esporte adulto a partir daí.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas I está correta. 
B - Apenas II estão correta. 
C - Apenas III está correta. 
check_circle
Resposta correta
D - Apenas I e III estão corretas. 
E - Apenas II e III estão corretas. 
Questão 4 de 5
Para se desenvolver um processo de ensino-aprendizagem-treinamento do basquetebol, é necessário fazer uma distinção entre aquilo que realmente lhe é essencial, indispensável em cada contexto, e aquilo que é exclusivamente necessário à sua manifestação formal, de competição organizada. Deve-se recordar que o esporte é um fenômeno social multifacetado, que pode ser identificado em diversas formas, como nas modalidades esportivas, e ofertado e apropriado com diferentes sentidos, como o esporte formal (ou de rendimento), informal (ou recreativo) ou mesmo como conteúdo da educação física escolar (BENTO, 2006; PAES; MONTAGNER; FERREIRA, 2009).
Adotando como base que o esporte pode ser aplicado em diferentes contextos, e as regras adotadas podem ser adaptadas a sua aplicação, assinale a alternativa que expõem uma competição oficial.
A - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas internacionalmente por uma federação internacional constituída pelas federações continentais e estaduais para reger determinada modalidade. 
check_circle
Resposta correta
B - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas de cada região, por uma federação local, atendendo as necessidades de cada comunidade, para reger determinada modalidade. 
C - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas internacionalmente, que são compostas por atividades de aprendizagem e treinamento, prática informal, podem e devem sofrer modificações que, se não realizadas, possivelmente impediriam a prática do basquetebol nos respectivos contextos. 
D - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas desde o surgimento do basquetebol, sendo, portanto, as regras oficiais, imutáveis e inflexíveis. 
E - A competição oficial organizada, trata-se da prática esportiva que atende estritamente às regras definidas por cada federação, a constituição das federações continentais e estaduais adotam critérios específicos para reger determinada modalidade. 
Questão 5 de 5
O basqueteboltrata-se de uma modalidade esportiva inventada tendo em vista apresentar-se como um jogo dinâmico, coletivo e com pouco contato físico, no qual cada equipe tem o objeto de acertar a maior quantidade de arremessos em uma cesta protegida pelo adversário. Desde sua origem no ano de 1891, é claro que passou por diversas modificações, mas suas características elementares persistem. O desenvolvimento do esporte depende, exclusivamente, da maneira que é difundida na sociedade, sendo que as características culturais da região podem influenciar no sucesso de sua introdução. Diante deste cenário, o profissional de educação física assume um papel importante.
Analise as afirmativas a seguir, interpretando sobre o papel deste profissional para a difusão do esporte.
A despeito da história e do cenário do basquetebol normalmente abrangerem as questões mais macro do esporte, principalmente relacionadas ao esporte profissional e/ou às principais competições e questões institucionais, existe todo um universo da modalidade que se relaciona diretamente com o professor/profissional de educação física.
O basquetebol, para além de uma modalidade exclusiva dos atletas profissionais, manifesta-se também no cenário do esporte de participação ou recreativo, ou seja, na prática informal em parques, praças, ruas, escolas e residências, e também no cenário escolar/formativo, seja no âmbito da educação física escolar, seja na prática de contraturno, tanto nas escolas, quanto nos clubes, associações e escolinhas.
O âmbito escolar/formativo, seja na educação física escolar, seja de contraturno, é, por sinal, o espaço que menos acolhe, em termos de quantidade, pois se trata de um esporte exclusivo, devido as necessidades de características físicas fundamentais.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas I e II estão corretas. 
check_circle
Resposta correta
B - Apenas I está correta. 
C - Apenas I e III estão corretas. 
D - Apenas II e III estão corretas. 
E - As alternativas I, II e III estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina