Buscar

Relações interétnicas- Avaliação I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O conceito de "invenção das tradições", elaborado por Eric Hobsbawm, contribui para entender a importância das identidades nacionais. Considerando que os Estados nacionais podem ser percebidos como tradições inventadas, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A tradição inventada tem como motor um conjunto de práticas sociais reguladas por símbolos e pela cultura, inculcando valores e normas pela repetição e pela continuidade do passado, sendo ritualizado.
	
	b) A tradição inventada indica um conjunto de afirmações filosóficas que contribuem para moldar as estruturas das sociedades, tomando como ponto de partida a ideia de presente e de futuro.
	
	c) A tradição inventada é um conceito da literatura que ajuda a entender a construção histórica das personagens e obras escritas ao longo da Idade Média e início da Idade Moderna pelos monges católicos.
	
	d) A tradição inventada indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
	 
	 
	2.
	A discussão essencialista de identidade tem uma forte conexão com as bases da filosofia grega antiga. Essa linha foi inaugurada por Heráclito e Parmênides, sendo continuada por outros, como o próprio Platão, marcando o pensamento Ocidental. Com relação ao essencialismo na filosofia grega, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) O essencialismo demanda um processo pelo qual o espírito se desvincula das significações familiares do vivido e do mundo das percepções para construir conceitos.
	
	b) O essencialismo filosófico indicava a existência de uma unidade ontológica, uma alma única, fixa e que unifica o ser, sendo este apenas um traço da "essência" eterna.
	
	c) O essencialismo filosófico implica na existência de um sujeito racional, capaz de refletir sobre sua vida e tomar decisões de forma racional.
	
	d) O essencialismo consiste em conceber Deus à imagem e semelhança do homem e em atribuir-lhe modos de pensar e de agir semelhantes aos modos humanos.
	 
	 
	3.
	Os processos de construção identitários são relacionais, dependendo de algo fora dela para poder existir e definir-se. Mesmo assim, a percepção de uma identidade geralmente deixa de considerar o papel da diferença. Sobre a diferença, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ela é reproduzida por sistemas simbólicos de representação e da linguagem, bem como por meio de formas de exclusão social com impactos na vida cotidiana e material das pessoas e grupos.
(    ) Ela permite perceber a identidade como um conjunto cristalino, autêntico e perene de características comuns aos que partilham de determinada identidade a partir de uma suposta unidade.
(    ) Ela naturaliza os contextos e as relações sociais, permitindo o surgimento de aspirações de cunho totalitário para fins de estabilização política, pois tende a eliminar a partir da própria esfera pública.
(    ) Ela está em direta conexão com as relações de poder que possibilitam dividir e classificar o mundo social segundo determinado ponto de vista, privilegiando ou excluindo indivíduos e grupos sociais. 
Assinale alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - F.
	
	b) F - F - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - F - V.
	 
	 
	4.
	O surgimento da identidade nacional está vinculado ao aparecimento de novos Estados com poder centralizado. Muitos desses novos reinos ou países pertenciam ao império romano e, depois, ao Império Sacro-Romano. A identidade nacional relaciona-se com a herança do Império Romano e dos desdobramentos da Idade Média. Sobre a identidade nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A identidade nacional indica uma relação de semelhança absoluta e completa entre duas coisas, possuindo as mesmas características essenciais, que são assim a mesma coisa, implicando numa comunidade.
	
	b) A identidade nacional indica um pertencimento ligado a características naturais, isto é, vinculada ao meio ambiente e ao território onde existe esse país, sendo que é a biologia que identifica os seus membros.
	
	c) A identidade nacional indica o pertencimento a uma comunidade política estruturada em torno da vida nacional, de um território, língua e memória coletiva compartilhada, sendo composta por símbolos e instituições.
	
	d) A identidade nacional indica um fenômeno ligado à globalização, resultando na pluralidade cultural, pelas identidades híbridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais estimulados pela globalização.
	 
	 
	5.
	Para o sociólogo Néstor Garcia Canclini (1997), a identidade que se configurou entre os séculos XVIII e XIX estava vinculada à figura do Estado-nação. No entanto, em nosso cenário atual, a globalização teria modificado o sentido dessas identidades, tendo como uma das consequências o aparecimento de identidades híbridas, percebidas principalmente no caso de pessoas e grupos refugiados. Sobre o sentido das identidades híbridas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A identidade híbrida é experimentada como repertórios fragmentados de minipapéis sociais, resultado de uma identidade pluralizada e desterritorializada. 
(    ) A identidade híbrida reforça a ideia de uma modernidade sólida, permeada pela força da Ciência e do Estado nacional.  
(    ) As identidades híbridas são formas pós-modernas conformadas por trânsitos entre os países e línguas. 
(    ) As hibridações são processos socioculturais resultantes da montagem e colagem entre a cultura de origem e a nova identidade de uma pessoa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. Tradução de Ana Regina Lessa e Heloísa Pezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 1997.
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) V - F - V - F.
	
	c) V - F - F - V.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
	6.
	O sociólogo polonês Zygmunt Bauman tornou-se conhecido pela sua análise da sociedade líquida, que caracteriza uma nova etapa da modernidade. A velha etapa é indicada pelo conceito de modernidade sólida. A respeito das relações entre identidade e modernidade sólida, assinale a afirmativa CORRETA:
	
	a) A modernidade sólida é percebida como aquela que afeta a reflexividade do eu, que se torna um projeto reflexivo a ser construído e orientado para a autorrealização pessoal do indivíduo na sua vida familiar e social.
	
	b) A modernidade sólida é percebida como o momento em que se desenvolve o capitalismo industrial em diversas regiões da Europa, levando a um comportamento disciplinado e compartimentado da visa social.
	
	c) A modernidade sólida foi uma época revolucionária, de grandes rompimentos e marcado pela ascensão de uma nova classe social dominante, bem como um novo modo de produção, capaz de dissolver as velhas tradições.
	
	d) A modernidade sólida é marcada pela crença no progresso, na ciência e no sujeito racional, cuja identidade tinha bases essencialistas, unificadas através do Estado nacional, que se preocupa em reduzir a diferenciação interna.
	 
	 
	7.
	A época em que vivemos é caracterizada pelos intensos e desiguais fluxos de bens, produtos, mercadorias, pessoas, ideias, culturas etc. entre os diversos continentes e países. Nesse sentido, podemos observar a globalização como um fenômeno plural. Sobre as globalizações possíveis, associe os itens, utilizando o código a seguir: 
I- Globalização Econômica. 
II- Globalização Cultural. 
III- Globalização Social. 
IV- Globalização Ambiental. 
(    ) As iniciativas de governos nacionais têm se tornado ineficazes e reduzidas diante dos acordos e tratados de comércio e pela necessidade de acumular e reproduzir capital. 
(    ) As iniciativas individuais ou nacionais se mostram ineficazes, uma vez que o atual tipo de interdependência internacional demanda uma política articulada e multilateral para a resolução dos problemas. 
(    ) As fronteiras nacionais tornam-seobjeto de preocupação e de políticas protecionistas em razão do aumento dos conflitos e guerras, bem como pelos efeitos da crise econômica. 
(    ) As crescentes problemáticas relativas à crise econômica, ao desemprego e à concentração de renda têm levado inúmeras sociedades à pobreza e à dependência externa. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - IV - II - I.
	
	b) II - III - IV - I.
	
	c) I - III - II - IV.
	
	d) I - IV - II - III.
	 
	 
	8.
	A identidade nacional é aquela que está vinculada a uma base territorial. Quer dizer, elas existem em torno da história e memória de um país, configurando uma 'comunidade imaginada' (ANDERSON, 2008). A respeito deste conceito de "comunidade imaginada", analise as afirmativas a seguir: 
I- Ela pode ser compreendida como a visão que as pessoas de um país estrangeiro possuem sobre a identidade de um determinado país. 
II- Ela pode ser entendida como a visão etnocêntrica de como a Europa percebe os outros países, tendo um viés evolucionista e determinista. 
III- Ela pode ser percebida como um esforço socialmente articulado e coordenado de imaginação e que é reproduzida em torno de um território e seus membros.  
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. Trad. Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
	
	a) As afirmativas I e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	c) Somente a afirmativa I está correta.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	9.
	A Teoria do Reconhecimento é um instrumental teórico que muito tem a contribuir para a discussão identitária. Reconhecer vai mais além do que enxergar o outro. Vai além da perspectiva da igualdade. Trata-se, ainda, de uma teoria importante para os movimentos sociais. Com relação à Teoria do Reconhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A Teoria do Reconhecimento é importante para pensar o quadro da revolução social e política, estimulando seus adeptos a criticar a modernidade e o modo capitalista de produção, procurando sua dissolução.
	
	b) A Teoria do Reconhecimento importa para repensar a posição do sujeito e de suas identidades no contexto das relações sociais, políticas e econômicas, criticando o reconhecimento apenas ao nível cultural.
	
	c) A Teoria do Reconhecimento indica um fenômeno ligado à globalização, resultando na pluralidade cultural, pelas identidades hibridas em um contexto de afrouxamento das fronteiras territoriais por meio da globalização.
	
	d) A Teoria do Reconhecimento é importante para pensar as bases da diversidade cultural global, conhecendo e relativizando essas posturas, comportamentos, práticas e reivindicações de caráter cultural.
	 
	 
	10.
	É comum chegar a nosso conhecimento cotidiano, exemplo dos grandes desafios internacionais que estão postos em relação às fronteiras nacionais. Num ambiente de intensa  globalização, as fronteiras têm sido objeto de preocupações dos governos. Os motivos que levam indivíduos e grupos inteiros a se deslocar variam conforme a época e a situação. A partir dessa contextualização, avalie as relações entre as asserções a seguir:
As atuais relações globais foram afetadas pela crise econômica que ganhou destaque a partir de 2008. Da mesma forma, inúmeros conflitos ou guerras têm acontecido, sendo que alguns desses conflitos têm um caráter étnico e identitário.
PORQUE
Esse contexto e situações têm produzido desequilíbrios tanto nos países centrais quanto nos pobres. No entanto,, os efeitos são sentidos de maneira diferente, principalmente entre os países mais empobrecidos, cuja consequência é a migração elevada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	
	c) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	d) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira

Continue navegando