Buscar

Apol EPI 2 Natasha

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL 2 EPI – nota 100
Questão 1/10 - Economia Política Internacional
-Considere o texto a seguir:
O comércio internacional não acontece desprovido de implicações sobre as economias domésticas. Em certo sentido, mesmo a existência de vantagens de qualquer natureza não é suficiente para garantir que o comércio, em si, baste para resolver outras necessidades econômicas no âmbito doméstico dos países. Como exemplo, é comum que quando um Estado decide iniciar um processo de industrialização opte por utilizar de políticas comerciais.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 5. Economia Política Internacional. Tema 5: Argumentos a favor e contra o comércio internacional.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política Internacional, assinale a alternativa que indica, corretamente, dois instrumentos de política comercial frequentemente utilizados pelos Estados no comércio internacional:
Nota: 10.0
	
	E
	Cotas de importação e subsídios à exportação.
Questão 3/10 - Economia Política Internacional
-Considere o texto abaixo:
Na disciplina de Economia Política Internacional, foi possível observar que a teoria da estabilidade hegemônica, formulada inicialmente pelo historiador econômico estadunidense Charles Kindleberger, afirma que uma economia mundial liberal exige a presença de uma potência dominante, ou mesmo hegemônica.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6. Economia Política Internacional. Tema 3: A Teoria da Estabilidade Hegemônica, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quais são os três requisitos necessários para a consolidação da ordem prevista na teoria da estabilidade hegemônica:
Nota: 10.0
	
	C
	Hegemonia, ideologia liberal e interesses em comum.
Questão 4/10 - Economia Política Internacional
-Considere o texto abaixo:
A governança global é mais ampla que governo, abrangendo instituições governamentais, mas também implicando em mecanismos informais e formais, de caráter não governamental, que façam com que as pessoas e as organizações, dentro da sua área de atuação, tenham uma conduta determinada, satisfaçam necessidades e respondam a demandas. Dentro desse contexto, os regimes internacionais são muito importantes.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6. Economia Política Internacional. Tema 4: Governança global, regimes internacionais e as organizações internacionais, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política Internacional, assinale a alternativa que explica, corretamente, o que são os regimes internacionais:
Nota: 10.0
	
	A
	Os regimes internacionais são conjuntos de princípios, normas, regras e procedimentos, formais ou não formais, nos quais há a convergência das expectativas dos atores numa área específica das relações internacionais.
Questão 7/10 - Economia Política Internacional
-Considere o texto abaixo:
As Organizações Internacionais (OIs) ganharam destaque após a Segunda Guerra Mundial, quando cresceu o consenso internacional sobre a necessidade de se buscar alternativas de relacionamento entre os Estados. Assim, várias organizações internacionais foram formalmente criadas, buscando reduzir a instabilidade global pela atuação das OIs como mecanismos de cooperação multilateral na arena política internacional, dentre os quais o FMI e a OMC.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6. Economia Política Internacional. Tema 5: O FMI e a OMC, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal função do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização Mundial do Comércio (OMC), respectivamente:
Nota: 10.0
	
	D
	O FMI tem como principal função manter a estabilidade das taxas de câmbio no sistema financeiro internacional; e a OMC tem como papel central promover a cooperação no comércio internacional por meio da criação de normas e procedimentos compartilhados.
Questão 9/10 - Economia Política Internacional
-Considere o texto abaixo:
Tendo em vista o crescimento do dinheiro aplicado na economia mundial, também houve o crescimento de um amplo, diversificado e altamente profissional sistema financeiro que capta a riqueza dos indivíduos e aplica buscando rentabilidade valorização. Isto se deve à promessa, por parte das instituições financeiras, de que o dinheiro será bem aplicado e gerará valorização ao longo do tempo.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 4. Economia Política Internacional. Tema 3: Investimento em Carteira.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, dois efeitos oriundos do desenvolvimento dessas instituições financeiras citadas no enunciado acima:
Nota: 10.0
	
	A
	Financeirização da riqueza e globalização financeira.
Questão 10/10 - Economia Política Internacional
-Considere o texto abaixo:
Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que o conjunto de autores da abordagem do Sistema Mundial Moderno não são necessariamente marxistas, apesar da forte influência. Na verdade, eles desviam, em muito, do que poderíamos considerar como “marxismo clássico”. Três dos principais economistas políticos desta linha são: Paul Baran, Emmanuel Wallerstein e Andre Gunder Frank.
Fonte: Rota de Aprendizagem da Aula 6. Economia Política Internacional. Tema 2: A Teoria do Sistema Mundial Moderno, adaptado.
Tendo como base a contextualização acima e os conteúdos da disciplina de Economia Política Internacional, assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o argumento central contigo nos trabalhos de Paul Baran, Emmanuel Wallerstein e Andre Gunder Frank.
Nota: 10.0
	
	C
	Para esses autores, a economia mundial é formada a partir da interação de um núcleo dominante e uma periferia dependente, formando um todo integrado.

Continue navegando