Buscar

apol economia internacional prova 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que o balanço de pagamentos é estruturado em quatro grandes contas: transações correntes; conta capital e financeira; erros e omissões; e variação de reservas. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o que as contas capital e financeira registram no balanço de pagamentos:
D) Elas registram as transferências unilaterais de ativos reais, financeiros ou intangíveis entre residentes e não residentes; e os fluxos de capitais entre o país e o resto do mundo.
2) Na disciplina Economia Política Internacional observou-se que conhecer alguns conceitos básicos é fundamental para entender como a contabilidade nacional é feita. Nesse contexto, a poupança é um dos conceitos mais importantes para se entender como os cálculos são realizados e até mesmo o que os seus resultados significam. assinale a alternativa que indica, corretamente, como a poupança pode ser definida:
e) De forma simples, a poupança pode ser definida como a somatória da renda que não foi consumida.
3) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional aprendemos que é pouco provável que as contas corrente e financeira se encontrem equilibradas no curto prazo. O fundamental é que elas estejam em equilíbrio ao longo do tempo, em períodos de médio prazo. assinale a alternativa que indica, corretamente, como se pode lidar com déficits temporários na conta corrente:
E) Em caso de déficits temporários na conta corrente, eles podem ser financiados por superávits na conta financeira.
4)) “Obviamente ao passarmos para a análise da realidade concreta, não podemos simplesmente transferir de forma mecânica o conceito de Ordem Econômica Internacional, pois ainda pode haver tantos elementos de ordens anteriores à atual, quantos elementos de uma futura nova ordem”. assinale a alternativa que indica, corretamente, quais são as três ordens econômicas que já existiram:
 B) Padrão Ouro-Libra, Bretton Woods e Globalização Financeira
5) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional (EPI), observou-se que ela surgiu na década de 1970, como uma derivação das teorias das Relações Internacionais. De uma forma geral, a EPI deve ser entendida como uma área que liga as áreas da Economia, da Ciência Política e das Relações Internacionais. Robert Gilpin pode ser considerado um dos seus principais expoentes. assinale a alternativa que define, corretamente, ao que se refere o termo ‘Economia Política’, de acordo com Robert Gilpin:
B) A economia política diz respeito à existência paralela e à interação recíproca do Estado e do mercado
6) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional aprendemos que é pouco provável que as contas corrente e financeira se encontrem equilibradas no curto prazo. O fundamental é que elas estejam em equilíbrio ao longo do tempo, em períodos de médio prazo. assinale a alternativa que indica, corretamente, uma estratégia para financiar o déficit na conta corrente utilizada por países em situação de maior vulnerabilidade econômica:
A) A utilização do superávit na conta financeira por meio de empréstimos de curto prazo.
7) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional (EPI), observou-se que ela surgiu na década de 1970, como uma derivação das teorias das Relações Internacionais. De uma forma geral, a EPI deve ser entendida como uma área que liga as áreas da Economia, da Ciência Política e das Relações Internacionais. Robert Gilpin pode ser considerado um dos seus principais expoentes. assinale a alternativa que define, corretamente, ao que se refere o termo ‘Economia Política’, de acordo com Robert Gilpin:
B)A economia política diz respeito à existência paralela e à interação recíproca do Estado e do mercado.
8) Há muitos pormenores nas Contas Nacionais, por isto é importante que nos atentemos aos detalhes. Para que não confundamos crescimento econômico com inflação, o produto pode ser calculado tanto em termos nominais quanto em termos reais. assinale a alternativa que indica, corretamente, no que consiste calcular o Produto Interno Bruto (PIB) em termos nominais:
B) O PIB nominal é a variação por subida ou descida de preços, sendo que essa variação é em reais e equivale ao total do PIB brasileiro.
9) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional aprendemos que é pouco provável que as contas corrente e financeira se encontrem equilibradas no curto prazo. O fundamental é que elas estejam em equilíbrio ao longo do tempo, em períodos de médio prazo. assinale a alternativa que indica, corretamente, como se pode lidar com déficits temporários na conta corrente:
e) Em caso de déficits temporários na conta corrente, eles podem ser financiados por superávits na conta financeira.
10) “Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que o Manual de Balanço de Pagamentos e Posição do Investimento Internacional do Fundo Monetário Internacional (FMI) recomenda que as economias nacionais apresentem a conta “Posição do Investimento Internacional”, utilizando-se dos conceitos contábeis de Ativo e Passivo em um balanço patrimonial.”  assinale a alternativa que indica, corretamente, um exemplo de ativo externo no Balanço de Pagamentos brasileiro:
C) Investimento de empresas brasileiras no exterior.

Outros materiais