Buscar

APOL ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL PROVA 2 NOTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOL ECONOMIA E POLÍTICA INTERNACIONAL PROVA 2 NOTA: 30 %
1) Na década de 1930 dois economistas ligados à Escola de Economia de Estocolmo, Eli Heckscher e Bertil Ohlin, tomando como ponto de partida o modelo de Ricardo, desenvolveram um modelo matemático de equilíbrio geral de comércio internacional ampliado para dois países, dois bens e, agora, dois fatores de produção – tal modelo ficou conhecido na literatura especializada como modelo Heckscher-Ohlin (modelo H-O). assinale a alternativa que apresenta, corretamente, no que consiste o modelo de Heckscher-Ohlin:
B)O modelo diz que os países desenvolverão padrões de comércio e produção com base nas dotações de fatores de produção que possuem.
2) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional, estudou-se, em mais detalhes, o que são as Contas Capital e Financeira do Balanço de Pagamentos (BP). Dessa forma, foi possível conhecer o que é cada uma dessas contas, especificamente. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a especificidade da conta capital:
B)A conta capital agrega movimentações que não têm fins de valorização, como é o caso da ajuda humanitária.
3) Uma característica do mercado global é a formação de aglomerados de indústrias. Isto não ocorre por questões naturais e, sim, por opções alheias a isto. Como exemplo moderno mais conhecido desse tipo de aglomerados, podemos citar a indústria de semicondutores e tecnologias da informação, no Vale do Silício, ou os estúdios da indústria cinematográfica em Hollywood, ambos na Califórnia (EUA). assinale a alternativa que indica, corretamente, qual a importância desses aglomerados industriais em termos de competitividade:
a) Eles geram economia de escala.
4) As empresas são dinâmicas na sua procura por rentabilidade e valorização. Elas podem colocar seu capital em economias nacionais, sendo registrado como ingresso de recursos na economia hospedeira, assim como podem também retirar parte ou totalidade de seu capital para investir em outra economia, ou mesmo retornar à matriz. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, duas condições que são importantes para que uma economia possa ser hospedeira de investimento direto estrangeiro:
Para atrair um investimento direto, uma economia precisa ter infraestrutura para a instalação de novas fábricas, rodovias e portos e deve apresentar um bom mercado interno.
5) As teorias podem ser descritas, de uma forma geral, como tentativas de se explicar a realidade. Essa tentativa é feita por meio da elaboração de conjuntos de regras ou leis, mais ou menos sistematizadas, aplicadas a uma área específica. Na disciplina de Economia Política Internacional, vimos que as teorias são muito importantes para se compreender como os governos buscam intervir no ambiente econômico internacional. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quais são as três teorias principais para a Economia Política Internacional Contemporânea:
c) Teoria da Economia Dual; Teoria do Sistema Mundial Moderno; Teoria da Estabilidade Hegemônica.
6) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional foi possível observar que o Balanço de Pagamentos é composto por várias contas. Dentre essas as contas, a subconta de Investimento em Carteira merece destaque, sobretudo diante da crescente financeirização da economia internacional nas últimas décadas. assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consiste a subconta de investimento em carteira do balanço de pagamentos:
a) Ela registra a entrada e saída de capital externo aplicado em produtos financeiros, ou seja, o capital aplicado em ações, títulos e cotas de fundos de investimento.
7) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que a inserção de um país no comércio internacional é considerada uma importante escolha estratégica, no tocante à sua economia. Dessa maneira, é natural que encontremos, entre os analistas de economia política internacional, argumentos contra e a favor do funcionamento do comércio internacional. assinale a alternativa que indica, corretamente, dois argumentos a favor do comercio internacional:
d) Eficiência econômica e argumentos políticos.
8) Como vimos no decorrer da quarta aula da disciplina de Economia Política Internacional, paralelamente ao atual processo de financeirização da riqueza ocorre um processo de financeirização de toda a economia, que pode ser exemplificado a partir do fato de que, atualmente, todo o dinheiro da economia tende a circular pelo sistema financeiro. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a principal instituição financeira responsável por promover a circulação do dinheiro em uma economia:
a) Os bancos.
9) Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que a abordagem de Emmanuel Wallerstein pode ser considerada o expoente mais importante da Teoria do Sistema Mundial Moderno. Tal teoria é muito importante para o estudo sobre as relações econômicas internacionais contemporâneas. Essa abordagem traz uma leitura mais crítica sobre a distribuição dos recursos e a estrutura econômica. Assinale a alternativa que explica, corretamente, como Emmanuel Wallerstein define o Sistema Mundial Moderno: 
d) O sistema mundial moderno é definido por Wallertein como uma unidade com uma única divisão do trabalho e muitos sistemas culturais.
10) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional, pode-se observar que David Ricardo foi responsável por propor uma releitura do modelo para entender o funcionamento do comércio desenvolvido por Adam Smith. Em seu modelo, Ricardo busca considerar, mais especificamente, não o volume total produzido, mas a questão das produtividades relativas entre os dois países na produção de cada tipo de bem. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual a principal contribuição da teoria de David Ricardo sobre o comércio internacional:
e) David Ricardo reformula a abordagem das vantagens absolutas de Adam Smith em termos de vantagens comparativas.

Outros materiais