Buscar

APOL2 ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL PROVA 2 NOTA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL2 ECONOMIA POLÍTICA INTERNACIONAL PROVA 2 NOTA: 90. 
1) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional foi apresentado, em mais detalhes, o que são as Contas Capital e Financeira do Balanço de Pagamentos (BP). Assim, nessa disciplina pode-se observar qual é a função mais importante dessas contas dentro da estrutura do Balanço de Pagamentos de um país. assinale a alternativa que explica, de uma forma mais geral, no que consistem as Contas Capital e Financeira:
E) As contas capital e financeira registram os movimentos de recursos monetários relativos às riquezas de residentes de um país e que serão aplicadas em outros países.
1) Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que os mercados internacionais e domésticos nem sempre operam em um sistema de concorrência perfeita. Desse modo, existem práticas e estratégias empregadas pelos países que contrariam os modelos mais clássicos do comércio internacional, uma vez que eles entendem que os países precisariam uns dos outros para, por meio do comércio, suprirem suas necessidades de consumo. assinale a alternativa que indica, corretamente, uma prática das empresas que contraria essa ideia de o comércio internacional operar por meio uma concorrência perfeita:
D) Dumping.
2) As Organizações Internacionais (OIs) ganharam destaque após a Segunda Guerra Mundial, quando cresceu o consenso internacional sobre a necessidade de se buscar alternativas de relacionamento entre os Estados. Assim, várias organizações internacionais foram formalmente criadas, buscando reduzir a instabilidade global pela atuação das OIs como mecanismos de cooperação multilateral na arena política internacional, dentre os quais o FMI e a OMC. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a principal função do Fundo Monetário Internacional (FMI) e da Organização Mundial do Comércio (OMC), respectivamente:
D) O FMI tem como principal função manter a estabilidade das taxas de câmbio no sistema financeiro internacional; e a OMC tem como papel central promover a cooperação no comércio internacional por meio da criação de normas e procedimentos compartilhados.
3) Na disciplina de Economia Política Internacional, observou-se que a abordagem de Emmanuel Wallerstein pode ser considerada o expoente mais importante da Teoria do Sistema Mundial Moderno. Tal teoria é muito importante para o estudo sobre as relações econômicas internacionais contemporâneas. Essa abordagem traz uma leitura mais crítica sobre a distribuição dos recursos e a estrutura econômica. assinale a alternativa que explica, corretamente, como Emmanuel Wallerstein define o Sistema Mundial Moderno
D) O sistema mundial moderno é definido por Wallertein como uma unidade com uma única divisão do trabalho e muitos sistemas culturais.
4) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional foi possível observar que o Balanço de Pagamentos é composto por várias contas. Dentre essas as contas, a subconta de Investimento em Carteira merece destaque, sobretudo diante da crescente financeirização da economia internacional nas últimas décadas. assinale a alternativa que explica, corretamente, no que consiste a subconta de investimento em carteira do balanço de pagamentos:
A) Ela registra a entrada e saída de capital externo aplicado em produtos financeiros, ou seja, o capital aplicado em ações, títulos e cotas de fundos de investimento.
5) De acordo com a teoria dual de Gilpin, o processo de globalização dos mercados e instituições, com o individualismo, a racionalidade econômica e a conduta de maximização dos resultados econômicos acabam com a “moral” estabelecida em nações mais atrasadas para dar lugar a uma nova moral social. assinale a alternativa que indica, corretamente, como a teoria dualista de Gilpin explica o surgimento de uma economia moderna:
A) As economias modernas se consolidaram de forma gradual, uma vez que o progresso nos setores produtivo, logístico e financeiro levaram ao deslocamento contínuo das economias tradicionais às economias modernas.
6) A governança global é mais ampla que governo, abrangendo instituições governamentais, mas também implicando em mecanismos informais e formais, de caráter não governamental, que façam com que as pessoas e as organizações, dentro da sua área de atuação, tenham uma conduta determinada, satisfaçam necessidades e respondam a demandas. Dentro desse contexto, as Organizações Internacionais são muito importantes. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é o principal papel das Organizações Internacionais nas relações internacionais:
B) Elas buscam aumentar a cooperação entre o mais diversos atores, sejam eles econômicos, políticos e sociais, tornando a tomada de decisão mais previsível dentro de áreas específicas.
7) Na disciplina de Economia Política Internacional, foi possível observar que a teoria da economia dual, ou dualismo, de Robert Gilpin (2002), figura como uma abordagem muito importante para entender as relações econômicas na esfera internacional na atualidade. Em sua teoria, Gilpin defende que qualquer economia, interna ou internacional, precisa ser analisada em termos de dois setores relativamente independentes. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, quais são os dois setores de uma economia que precisam ser analisados de acordo com Gilpin:
B) Para Gilpin, precisa ser analisado um setor moderno e progressista, que apresenta um nível elevado de produção e alta integração econômica; e um setor tradicional, caracterizado por um modo de produção mais atrasado e com autossuficiência local.
8) No decorrer da disciplina de Economia Política Internacional, estudou-se, em mais detalhes, o que são as Contas Capital e Financeira do Balanço de Pagamentos (BP). Dessa forma, foi possível conhecer o que é cada uma dessas contas, especificamente. assinale a alternativa que apresenta, corretamente, qual é a especificidade da conta capital:
b) A conta capital agrega movimentações que não têm fins de valorização, como é o caso da ajuda humanitária.
9) Na década de 1930 dois economistas ligados à Escola de Economia de Estocolmo, Eli Heckscher e Bertil Ohlin, tomando como ponto de partida o modelo de Ricardo, desenvolveram um modelo matemático de equilíbrio geral de comércio internacional ampliado para dois países, dois bens e, agora, dois fatores de produção – tal modelo ficou conhecido na literatura especializada como modelo Heckscher-Ohlin (modelo H-O).
B)O modelo diz que os países desenvolverão padrões de comércio e produção com base nas dotações de fatores de produção que possuem.

Outros materiais