Buscar

AVALIAÇÃO II SEMIPRESENCIAL EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Educação e Tecnologias 
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial 
	
	
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Para uma formação de qualidade, cabe ao professor compreender o potencial e as limitações da tecnologia, selecionando os melhores conteúdos e renovando a sua prática pedagógica. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A formação de professores deverá oferecer treinamentos de pequena duração e a exploração de algumas atividades,  cabendo a ele preparar os alunos com as ferramentas que possui.
(    ) Ensinar os conteúdos propostos no plano de aula é o mais importante, mesmo que isso comprometa a sua prática pedagógica.
(    ) Para o docente realizar um bom trabalho em sala de aula, é necessário conceber mudanças na sua prática pedagógica e uma flexibilização no currículo para a formação do cidadão.
(    ) Para a produção de conhecimento, o professor, durante o processo de ensinar, deve modificar o seu modelo educacional instrucionista, para um ensino onde o aluno constrói o saber.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	2.
	A inovação e o conhecimento tecnológico estão avançando a cada dia, passando a fazer cada vez mais parte do cotidiano de nossos alunos por meio das redes sociais. Por esse motivo, as escolas necessitam pensar maneiras de aproveitar o potencial das redes sociais e utilizá-las como ferramentas de interação entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. Na figura anexa, destaca-se algumas redes sociais que podem ser utilizadas no contexto educacional, sendo elas: Facebook, NING e Twitter. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- O NING é uma rede social criada especificamente para ser utilizada em sala de aula, o único problema é que o professor não consegue desativar parâmetros específicos.
II- No Facebook, o professor pode criar um grupo privado para que os alunos interajam e compartilhem as atividades e as informações.
III- No Twitter, podem ser discutidos textos e o professor pode propor questões. O Twitter ainda possibilita a exposição do aluno em um ambiente mais amplo, desenvolvendo também o senso crítico.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	3.
	As redes sociais permitem realizar inúmeras atividades, como participar de chat, postar fotos, vídeos e ficar conectado com outras pessoas. Sobre como algumas redes sociais podem ser aplicadas na educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O NING é uma rede social criada especialmente para ser utilizada na sala de aula, o único problema é que o professor não consegue desativar alguns sites.
(    ) No Facebook, o professor pode criar um grupo privado ou fechado para que os alunos interajam e compartilhem as atividades e informações.
(    ) O Twitter é um blog interessante para pesquisas, nele o aluno encontra artigos atualizados.
(    ) O Wiki é um software que permite fazer alterações nos textos, sem que o autor autorize.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	4.
	As tecnologias da informação provocaram uma revolução na educação e na sociedade, como também mudanças na interação professor-aluno. A interação é o comportamento e a troca entre indivíduos e grupos que se influenciam, e requer, pelo menos, dois objetos e duas ações. A interação está associada às pessoas, e a interatividade às tecnologias e canais de comunicação. Quanto à interação síncrona e a interação assíncrona, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Conferências em tempo real permitem a interação síncrona em grupos de chat, MUDs/MOOs, videoconferência e audioconferência.
	 b)
	A mediação assíncrona é quando a comunicação acontece instantaneamente.
	 c)
	O e-mail proporciona interação síncrona e os fóruns possibilitam discussões assíncronas.
	 d)
	O groupware são softwares que não facilitam a interação em grupo.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	5.
	A comunicação, sem dúvidas, é imprescindível para as tecnologias na educação. Dessa maneira, faz-se necessário ter conhecimento delas, bem como da mídia que a vincula. A mediação que ocorre em tempo real nomeamos de síncrona. Dito de outra maneira, docente e discente devem utilizar o meio concomitantemente. Sobre a mediação síncrona, analise as afirmativas a seguir:
I- Audioconferência: ocorre através da conexão por linhas telefônicas, internet e Skype. 
II- Videoconferência: ocorre com a transmissão de imagens televisadas via satélite ou cabo. 
III- E-mail ou correio eletrônico: ocorre com o emissor escrevendo a carta e digitando o endereço de e-mail do receptor, enviando-o pelo correio; após alguns segundos, o receptor a acessa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	6.
	O diálogo aberto, a pesquisa e a comunicação eficiente auxiliam de forma considerável no trabalho do professor e no processo de construção do conhecimento dos estudantes. Quando a pesquisa se dá por meio da internet, ela pode pertencer às seguintes modalidades: pesquisa livre, pesquisa direcionada pelo conteúdo e pesquisa direcionada pelo conteúdo e site. Partindo desse pressuposto, analise as seguintes sentenças:
I- A pesquisa livre é deixada a critério do aluno, de acordo com seus interesses e curiosidades.
II- A pesquisa direcionada pelo conteúdo tem o tema escolhido pelo professor, em qualquer site que o aluno quiser.
III- A pesquisa direcionada pelo conteúdo e site tem o tema e o site escolhidos pelo professor.
IV- A pesquisa direcionada pelo conteúdo e site tem o tema e o site escolhidos pelo aluno.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	Maria é professora de Língua Portuguesa. No contexto de sala de aula a professora está procurando inovar suas aulas por meio das tecnologias, visando despertar o interesse de seus alunos. No entanto vale destacar que cabe ao professor compreender o potencial e as limitações da tecnologia, selecionando os melhores conteúdos e renovando a sua prática pedagógica. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(   ) A formação de professores deverá oferecer treinamentos de pequena duração e a exploração de algumas atividades.
(   ) Ensinar os conteúdos propostos no plano de aula é o mais importante, mesmo que isso comprometa a sua prática pedagógica. 
(   ) Para o docente realizar um bom trabalho em sala de aula, torna-se necessário conceber mudanças na sua prática pedagógica e uma flexibilização no currículo para a formação do cidadão.
(   ) Para a produção de conhecimento, o professor, durante o processo de ensinar, deve modificar o seu modelo educacional tradicional, para um ensino onde o aluno constrói o saber.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	8.
	Ambientes de aprendizagem utilizando
ferramentas tecnológicas estão se tornando cada vez mais frequentes no processo que envolve o ensino e aprendizagem. As ferramentas síncronas e assíncronas são uma nova necessidade para a educação nas escolas. Para essas ferramentas obterem sucesso nas escolas, os professores devem entender os benefícios e as limitações de diferentes técnicas e métodos. Além disso, a aula deve estar estruturada de forma a atender à necessidade dos alunos perante a ferramenta. Sobre as ferramentas assíncronas, seus benefícios e suas limitações, analise as seguintes afirmativas:
I- Uma limitação é que não é possível obter um feedback instantâneo, pois os alunos que tenham dúvidas no material têm que esperar até que o professor responda a seus e-mails. Isto impede os alunos de fazerem a próxima atividade até que as dúvidas sejam esclarecidas.
II- Não há motivação é outra limitação, pois os  alunos ficam desmotivados para acessar as atividades devido a uma falta de competitividade, interação e ambiente ao vivo. É importante ressaltar que os alunos continuam a atrasar a atividade, ao contrário do ambiente síncrono, devido a uma falta de motivação e interesse.
III- Não há restrições de tempo é um benefício, pois os alunos podem interagir com os colegas através de e-mails ou chats sem quaisquer limitações de tempo. Esta forma de aprendizagem não tem tempo nem restrições de distância.
IV- Um benefício é o aprendizado no próprio ritmo, pois os alunos podem aprimorar suas habilidades em seu próprio ritmo, sem o medo de não conseguir pegar o ritmo do professor. Além disso, eles podem anotar dúvidas durante a aprendizagem e esclarecê-las
mais tarde com o professor.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	9.
	A chegada de algo novo na educação, como é o caso das novas tecnologias e da internet, sugerem momentos de avaliação, reflexão e redimensionamento do trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Com relação à sala de informática, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um espaço em que alunos e professores realizam atividades técnicas, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.
	 b)
	É um espaço onde se produz e aprimora conhecimentos, contando com a participação criativa de alunos e professores.
	 c)
	É um espaço destinado aos professores e gestores para a realização de planejamentos e reuniões pedagógicas.
	 d)
	É um espaço aberto à participação de todos os membros que trabalham na escola, com exceção de alunos e familiares.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
	10.
	Vivemos uma época de grandes desafios demandados pelo avanço da tecnologia. O desenvolvimento de novas tecnologias tem permitido que o acesso à informação se torne mais rápido e fácil. Neste cenário, observamos que, aos poucos, as tecnologias da informação e comunicação foram inseridas no processo de ensino aprendizagem. Assim, pode-se dizer que o giz, o quadro negro, o caderno e os livros já não são mais as únicas ferramentas utilizadas em sala de aula. Na figura anexa, destaca-se que algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação síncrona, ou seja, o professor e o aluno utilizam a ferramenta tecnológica de comunicação em tempo real, permanecendo em sincronia. Sobre a mediação síncrona, analise as afirmativas a seguir.
I- Audioconferência: ocorre por meio da conexão por linhas telefônicas, internet e skype.
II- Videoconferência: ocorre por meio de transmissão de imagens televisadas via satélite ou cabo.
III- Chat: ocorre com emissor escrevendo a carta e digitando o endereço de e-mail do receptor, enviando pelo correio eletrônico; esta ferramenta possibilita a comunicação em tempo real.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE DA IMAGEM: https://www.google.com.br/search?biw=1242&bih=602&tbm=isch&sa=1&ei=Jxo6W. Acesso em: 30 jul. 2018.
	
	 a)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou!
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando