Buscar

Neurotransmissores e seus receptores

Prévia do material em texto

NEUROTRANSMISSORES
31/08/2020
-O que é um neurotransmissor? Substancia que o citoplasma das células produz, sintetiza a partir de moléculas que estão no citoplasma. 
Neurotransmissor = sinapse química.
Toda sinapse química precisa de um elemento pré-sináptico (terminal axonal) e pós-sináptico (outro neurônio, m. liso, m. cardíaco, m. esquelético).
Neurotransmissor tem que ser sintetizado no citoplasma e as vesículas sinápticas liberam o neurotransmissor na fenda sináptica. 
Potenciais produzidos na membrana pós-sináptica para passar ou não o sinal = quem determina se o sinal passa ou não é o receptor (ele que permite ou inibe a despolarização). 
Glutamato: PEPS
Serotonina: PIPS – se liga no canal de K+ 
· Receptor: proteína de membrana (transmembrana).
Esses receptores podem ser divididos em:
1) 
-Ionotropicos: receptores que são os próprios canais iônicos dependentes de ligante. Uma proteína e o neurotransmissor se liga e como é um canal iônico, vai abrir ineditamente para passagem (entrada ou saída) de ions. 
-Metabotropicos: não é um canal iônico, é uma proteína que não é iônica, não tem a capacidade de entrar e sair íon. A proteína é pequena e quando o neurotransmissor se liga, ela ativa um cascara através da proteína G (que fica em baixo da célula) e ela vai aumentar a AMPc – ativando os canais iônicos ou ela vai diminuir o AMPc impedindo a abertura dos canais.
OBS: ser ionotropico e metabotropico não tem relação para dizer se é PEPS ou PIPS. 
Tem muito mais metabotropicos do que ionotropicos no nosso corpo. Mais fácil modular um metabotropico. 
2) Classificação funcional: 
-Excitatório – PEPS (potencial excitatório pós-sináptico): despolarizar – abertura dos canais de Na+ ou Ca2+ e fechamento dos canais de K+. 
-Inibitório – PIPS (potencial inibitório pós-sináptico): hiperpolarizar – abertura dos canais de K+ ou Cl-. 
 
Lado extracelular = positiva
Lado intracelular = negativa 
+ fora e – dentro = membrana em repouso
+ dentro e – fora = despolarizar 
Canais: Ca2+, Na+, K+, Cl-
· Neurotransmissores:
· GABA: PIPS 
É um neurotransmissor que funcionalmente ele é inibitório no SN. 
-Encontrado no encéfalo.
-Sintetizado a partir do glutamato
-Dois receptores: 
Gaba A = ionotropico (canal de Cl-)
Gaba B = metabotropico (canal de Cl- ou K+)
OBS: hiperpolariza não deixa passar o potencial de ação. 
-A enzima GABA transaminases (GABA-T) = faz o transporte de volta do GABA – vai estar no neurônio ou astrocito. 
OBS: O GABA não pode ficar na fenda sináptica, ele é recaptado pelas moléculas transportadoras de GABA.
Crise de epilepsia = não tem a inibição 
OBS: Na medula espinal tem um neurotransmissor inibitório chamado glicina = mesma função do GABA. 
OBS: falou em cloro lembrar do GABA
· Acetilcolina: 
-Sintetizada: colina + acetilCoA
-Receptores: 
Nicotínicos = excitatório (ionotropico): Nm (placa motora – esse receptor que é agredido na miastenia grave) e NN. 
Muscarinicos = inibitório (metabotropico): M1 (neurônio), M2 (m. cardíaco, M3 (glândulas e musculo liso), M4 (SNC) e M5 (SNC) – M1, M3 e M5 = excitatório (PEPS) e M2 e M4 = inibitório (PIPS). 
OBS: M2 = musculo cardíaco – se acetilcolina for liberada na junção do terminal axonal com o m. cardíaco vai ter um efeito inibitório, pois os receptores que estão no coração são tipo M2 (canal de K+ e Cl-). 
-Degradação da acetilcolina: Acetilcolinesterase. 
OBS: 
Receptores nicotínicos = junção neuromuscular, musculo esquelético – fazendo com que o musculo contraia. 
Receptores muscarinicos = inibitório no coração, onde reduz os batimentos cardíacos. 
OBS: inibe a enzima que faz a degradação, ou seja, esta mais tempo na fenda. 
Leia o seguinte texto: O uso de agrotóxicos tem provocado grandes problema para o homem que o consome, para o homem que manuseia o produto e para o meio ambiente. Contudo, as intoxicações daqueles que manuseiam o produto estão se tornando frequentes. O agrotóxico mais usado é o “organofosforado” que age inibindo uma enzima que realiza a degradação de um neurotransmissor na fenda sináptica (e esse neurotransmissor se liga à dois tipos de receptores diferentes-ionotropicos e metabotropico). Esse neurotransmissor é encontrado no SNC, SNP somático e autônomo e esta relacionado com a contração muscular esquelética. Responda o que se pede:
A) Qual neurotransmissor o texto se refere e qual a enzima envolvida na degradação deste neurotransmissor? Acetilcolina e a Acetilcolinesterase. 
B) Explique por que esse neurotransmissor pode provocar um potencial pós-sinaptico excitatório na membrana pos sináptica? Por que provoca PEPS: existem receptores na membrana pós-sinápticas que vão despolarizar a membrana, abrindo canais de Na+ e Ca2+. 
C) Qual o nome dos receptores para esse neurotransmissor e indique qual é ionotropico e qual é metabotropico. Receptores: muscarinicos = metabotropico e nicotínicos = ionotropicos.
· Serotonina: PIPS
-Inibitório.
-É sintetizada nos neurónios serotoninérgicos (receptor) do Sistema nervoso central e nas células enterocromafins do trato gastrointestinal dos animais. Base no triptofano. 
-Receptor ionotropico (K+ e Cl-): 5HT-3 
-Receptor metabotropico (Cl-K+): 5-HT1A, 5- HT1B, 5-HT1D, 5-HT1E, 5-HT1F, 5-HT2A, 5-HT2B, 5-HT2C, 5-HT4, 5-HT5A, 5-HT5B, 5-HT6, e 5-HT7
-Recaptação: monoaminoxidase (MAO). 
· Glutamato: PEPS
-Síntese: glutaminérgicos 
-Receptor ionotropico: os receptores de N-metil-D-aspartato (NMDA), os de alfa-amino-3-hidroxi-metil-5-4-isoxazolpropiónico (AMPA) e os de cainato (receptores de cainato).
-Receptor metabotropico: DAG e AMPc.
-Recaptação: GLUT
· Dopamina: PEPS
-Síntese: dopaminérgicos. 
-Receptor metabotropico: existem dois tipos de receptores, D1 (ativa a adenilato ciclase) e D2 (inibe a adenilato ciclase) - levando ou não à formação de AMPc. A família original de receptores D1 inclui atualmente D1 e D5, enquanto a família D2 (farmacologicamente mais importante no SNC) é constituída de D2, D3 e D4.
-Recaptacao: monoamina oxidase (MAO): degrada monoaminas e catecol-O-metil-transferase (COMT) = inibem a degradação da dopamina.
-Doença de Parkinson. 
· Noradrenalina: PEPS.
-Síntese: adrenérgicos (subdividos em alfa e beta).
-Receptores metabotropicos: divididos em alfa 1 e 2 e beta. 
Os receptores alfa 1: estão associados a proteína Gq (enzima fosfolipase), que resulta no aumento intracelular de cálcio, contraindo o musculo liso. 
Receptores alfa 2: estão associados a Gi (inibe a atividade da enzima adenilato ciclase), o que leva a diminuição do AMPc, resultando no relaxamento do musculo liso. 
Os receptores beta: estão associados a proteína Gs (ativação da adenilato ciclase), que leva a um aumento da AMPc intracelular, resultando na contração do musculo cardíaco, relaxamento do músculo liso e glicogenólise (é a degradação de glicogênio realizada através da retirada sucessiva de moléculas de glicose). 
-Recaptação: MAO, COMT e catecol.

Continue navegando