Buscar

PROVA 1 TEORICA TRIGO 2020 2 REMOTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quais os principais objetivos do programa de melhoramento para o cerrado (RIV)?
Tolerância à seca, vigor inicial, vigor radicular, tolerância ao alumínio tóxico, estatura, tolerância ao calor, adaptação do ciclo, estímulos ao florescimento, tolerância ao acamamento, biomassa, sanidade, qualidade de PH, cor da farinha, reologia e panificação.
Como o Brasil pode reduzir a dependência de trigo importado?
Avançando a produção no centro-oeste com variedades melhoradas e adaptadas, de alto rendimento por área gerando preços competitivos, necessidade de pessoas tecnificadas para condução, parcerias com universidades na geração de informação de qualidade, no melhoramento gerando plantas adaptadas, tolerantes a seca, pragas e doenças, construção da fertilidade dos nossos solos, políticas públicas com taxação do trigo importado, infraestrutura rodoviária para escoamento da produção, tecnologias de manejo e difusão do conhecimento.
Descreva as 4 macro-fases de fenologia do trigo de primavera. Qual a importância de cada uma delas?
Afilhamento: Emissão dos novos colmos em média 15 dias após a germinação, devem se desenvolver de maneira uniforme
Alongamento do colmo: Ocorre rapidamente, se alongando a partir da base de cada entrenó (Região Meristemática), início do período de emborrachamento, espigas ainda não visíveis.
Espigamento: Recém espigas vão se formando, necessidade de espigamento uniforme para não prejudicar a qualidade do produto final, atenção ao uso de herbicidas auxínicos, atenção a adubação nitrogenada, finaliza com todas as espigas fora da bainha.
Maturação: Grãos passam do estádio leitoso, para o estádio de massa e subsequente para o estádio duro, maturação fisiológica, ficando na coloração palha/secas.
Discorra sobre a importância social e econômica da cultura do trigo?
Trigo compõe a alimentação mundial, rico em proteínas e carboidratos de qualidade, é cultivado a milhares de anos, historicamente o cultivo do trigo está diretamente relacionado com a história e evolução da humanidade. Trigo inserido no sistema de produção, protege o solo de erosão, diminui o custo fixo das lavouras de verão, supressão de patógenos, auxilia no controle de plantas daninhas para soja e milho, gera emprego e renda.
Qual a diferença de trigo de inverno e trigo de primavera?
Trigo de inverno não possuem alelos dominantes da série VRN-1, necessitando de um tempo de exposição a temperaturas relativamente baixas (vernalização) que induz o florescimento, ainda que sob condições de dias longos, sendo os 2 fatores dependentes um do outro.
Trigo de primavera são mais eficientes, de maior qualidade, não precisam de horas de frio para seu desenvolvimento (Vernalização), não tem a fase de transição entre as fases vegetativas e reprodutivas dependentes do clima.
Comente sobre os aspectos de adubação necessário para uma lavoura de trigo de sequeiro, situada em ambiente tropical.
A adubação nitrogenada é determinante no rendimento potencial da cultura, tem papel fundamental sendo o nutriente mais encontrado nos tecidos vegetativos e nos grãos, exigido em maior quantidade durante o alongamento do colmo e de espigamento até antese próximo dos 100 dias após a emergência, por isso é recomendado a adubação nitrogenada parcelada visando sincronizar a disponibilidade de N no solo com a demanda da planta, a dose varia de 60 a 120kg/ha, dependendo do teor de matéria orgânica no solo, da cultura precedente, da região climática, da expectativa de rendimento de grãos, etc. Deve-se aplicar 15 a 20 kg/ha na semeadura, o restante deve ser aplica-se em cobertura nos estádios de perfilhamento e alongamento do colmo da cultura.
O K é o elemento de maior concentração no tecido vegetativo e nos grãos de trigo, sendo importante no enchimento de grãos e na qualidade final do produto, a aplicação é priorizada em única dose diretamente no sulco de semeadura, evitando o contato com a sementes (2,5cm). Doses muito altas recomenda-se o parcelamento que deve ocorrer nas fases iniciais de crescimento e desenvolvimento
O P deve ser aplicado todo no sulco de semeadura, evitando o contato com a semente, o elemento está ligado a produtividade e rendimento esperado.
Cálcio, magnésio e enxofre apresentam demanda relativamente pequenas se comparado ao N, sendo essa demanda suprida pela calagem correta realizada nos solos brasileiros.
Dentre os micronutrientes devemos nos atentar a dose de boro, cobre ferro, manganês, molibdênio, zinco de acordo com a análise de solos e a demanda pela cultura.
Cite os principais benefícios do uso do trigo no sistema de produção. Discorra sobre um benefício de sua escolha.
É uma alternativa sustentável no sistema de produção, ele promove a supressão de plantas daninhas, devido a quantidade de palhada que fica no solo após a colheita, inviabilizando a germinação das plantas daninhas.
Melhor cobertura vegetal, reduz a temperatura do solo, oscilação térmica, proporciona melhor desenvolvimento da microbiota do solo, mantem umidade, promove maior infiltração de água.
Melhora a estrutura do solo no sistema de plantio direto, pois a palha e a raiz da cultura leva a um ganho significativo de produtividade na cultura de verão.
Discorra sobre a origem do trigo cultivado e sua relação com o desenvolvimento da civilização humana.
Origem no sudoeste da Ásia, na Mesopotâmia, região conhecida pela crescente fértil, está diretamente relacionado com o desenvolvimento da civilização humana, sendo domesticado a milhares de anos atrás, sendo os egípcios que descobriram o processo de fermentação, eram oferecidos aos deuses em rituais moldados em formas de animais e humanas, ganhou status de símbolo religioso pela igreja católica tempos depois, teve papel decisivo na invenção da escrita, pois os Sumérios tiveram que criar uma forma de registrar e controlar o comércio dos alimentos em excedentes como o trigo. Espalhou-se pelo mundo, na China faziam farinha, macarrões, pasteis, macarrão foi levado para Itália no século XIII, disseminando pela Europa e no século XV chegou as Américas.
Discorra sobre a classificação tecnológica de qualidade do trigo, segundo a classificação brasileira. Lembre de mencionar os principais parâmetros de qualidade, de indústria e de consumo (panificação).
A classificação é estabelecida em função dos seus requisitos de identidade e qualidade. Os requisitos de qualidade são Força do Glutén, ad estabilidade, do peso do Hectolitro, do número de queda e dos limites máximos de tolerância de defeitos estabelecidos na Instrução Normativa 38/2010.
É classificado de acordo com o uso proposto, disposto em 2 grupos, sendo o grupo 1 destinado diretamente à alimentação humana e o grupo 2 destinado à moagem e outras finalidades.
Grupo 2 é classificado em Melhorador, pão, doméstico, básico e outros usos, através dos critérios de força do glúten, estabilidade e número de queda.
Trigos classificados como melhorador são usados em massa alimentícia, pão industrial, biscoito tipo cracker, mescla com trigo de força de glúten mais baixo;
Pão é destinado a pão francês, pão de forma, massa seca, biscoitos tipo cracker, uso doméstico, mescla com trigo com força de glúten mais baixo;
Doméstico é indicado para confeitaria, pizza, waffer, pão caseiro, massa fresca, bolacha e bolo.
Outros usos, usado para alimentos infantis, grãos integrais em saladas, ração animal, usos industriais.
Quais os estados/regiões englobados no zoneamento agrícola de trigo para a região IV do Brasil.
São Paulo. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Quais os principais estados produtores de trigo no Brasil?
a) PR e RS
b) PR e SC
c) RS e MG
d) RS e SC
e) PR e MG
Discorra sobre a colheita em trigo
Ela é dividida em nas etapas da colhedora, em corte e alimentação, trilhas, separação limpeza, transporte e armazenamento. 
Fatores que devem ser observados como: altura de corte, sendo esse o mais baixo possível e o molinete deve estar 10% mais rápido que a colhedora, depois na trilha se faz a remoção dos grãos espigueta, sendo o fluxo axialo mais indicado nesse momento por garantir qualidade dos grãos evitando a quebra nos grãos, feito isso o equipamento parte para a alimentação e limpeza e no final tem a elevação pro armazenamento. A distribuição da palha é de difícil regulagem, requer aprimoramento dessa função da colhedora. Essa etapa requer pessoa qualificada para realizar as devidas regulagens exigidas pela cultura.
Quais as principais cultivares de trigo utilizadas no sul de MG?
BRS254, BRS264, EMBRAPA 22, EMBRAPA 42.
Descreva a morfologia de espiga do trigo cultivado
A inflorescência do trigo é uma espiga (Figura 2.5) composta, dística, formada por espiguetas alternadas e opostas no ráquis. Há grande variação em relação à densidade, à forma, ao comprimento e à largura da espiga. Considerando esses aspectos, podem ser formados cinco tipos básicos de espiga: piramidal, oblonga, semiclavada, clavada e fusiforme.
Quais os principais componentes de produtividade por hectare da cultura do trigo cultivado?
a) Número de perfilhos e grãos por hectare
b) Número de espigas, espiguetas e grãos por hectare
c) Número de plantas e espigas por hectare
d) Número de plantas e grãos por hectare
e) Número de perfilhos e espigas por hectare
Discorra sobre as principais doenças da cultura do trigo e seu controle na triticultura tropical.
As principais doenças que afetam o trigo tropicas são bacteriose, manchas marrons e brusone, sendo essa última a protagonista no que se diz sobre as doenças. As podridões radiculares estão mais associadas as sementes ou na palha. 
A brusone Pyricularia oryzae, pode aparecer desde o perfilhamento, atinge a espiga, sendo na espiga a que causa epidemia. Normalmente o orvalho não atinge 10 horas para que a doença encontre estabilidade da doença, pra controle químico na espiga é muito difícil por causa do deslocamento do fungicida na planta, então o tratamento de sementes, plantio em época adequada e rotação de culturas, nas folhas pode-se usar o mancozeb.
A bacteriose Xanthomonas translucens pv. undulosa ocorre desde o emborrachamento até o fim do ciclo, de difícil detecção, poucos laboratórios que realizam a identificação, deve-se dar preferencia por cultivares resistentes, sementes sadias e certificadas.
Mancha marrom Bipolaris sorokianiana é mais importante devido a necessidade de molhamento ser bem curta. O controle é realizado principalmente via rotação de cultura, tratamento de sementes e aquisição de sementes de qualidade, aplicação de fungicidas e cultivares resistentes.

Continue navegando