Buscar

a libras

Prévia do material em texto

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL 
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO 
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE 
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. JOSÉ ALOISIO DE CAMPOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS 
DEPARTAMENTO DE LETRAS LIBRAS 
ATIVIDADE 2 – A LIBRAS 
(Fórum Avaliativo) 
1 – A Libras é um código secreto dos surdos brasileiros? 
R. Não, Libra é língua de sinais. Como língua, possui gramática própria, semelhante às línguas orais, embora a exploração seja realizada através dos gestos. 
Nos anos 1960, foi conferido à língua de sinais o status linguístico, e, ainda hoje, mais de quarenta anos passados, continuamos a afirmar e reafirmar essa legitimidade por não ser visto como língua por muitos, Infelizmente. 
2- A Libras é o alfabeto manual? 
R. Não, O alfabeto manual é um recurso das línguas de sinais que utiliza as mãos para representar o alfabeto das línguas orais porem não é a língua em si, apenas um recurso. Há três parâmetros constituintes na língua de sinais: configuração da mão, ponto de articulação ou locação e movimento (CM, PA ou L e M). 
3- A Libras é uma versão sinalizada da Língua Portuguesa? 
R. De forma alguma, a Libras língua de sinais não é pantomima, datilologia, isto é, representações mímicas da realidade, o que tornaria muito difícil certos termos. 
A mesma configuração da mão em espaços diferentes representará palavras e conceitos distintos. Existe também o alfabeto manual para surdo-cegos, onde se utilizam as duas mãos para soletrar as palavras, sendo que é necessário tatear a mão do interlocutor. 
4 - A Libras tem suas origens históricas na Língua Portuguesa? 
R. Cada país possui o seu alfabeto, configurando com especificidade de sua própria cultura. Cada língua de sinais tem suas influências e raízes históricas a partir de línguas específicas. Embora os sinais americanos tenham raízes nos sinais franceses, a ASL também sofreu influências dos sinais dos índios locais, formando a ASL moderna. 
É importante dizer que a coabitação da maioria das línguas de sinais com as línguas orais faz com que haja empréstimos, alternância e trocas linguísticas, mas isso não quer dizer que as línguas de sinais tenham as suas origens ou raízes históricas nas línguas orais. 
5 - A Libras ‘falada’ no Brasil apresenta uma unidade? 
R. Não, por questões culturais, no Brasil não há unidade plena da Libras. De acordo, com Parâmetros Curriculares Nacionais, a língua portuguesa é “uma unidade que se constitui de muitas variedades’’, de fato nenhuma língua é uniforme, homogênea, a variação pode ocorrer nos níveis fonológico (pronúncia), morfológico (palavras) e sintático (sentenças) e estão ligadas aos fatores sociais de idade, gênero, raça, educação e situação geográfica. 
6 - A Libras é ágrafa? 
R. Não é uma língua ágrafa. Existe nos Estados Unidos um sistema de escrita para promover a alfabetização, conhecido como SignWriting. O Brasil é principiante neste método e encontra-se em fase de experimentação, pois há um processo de padronização da grafia da Libras. 
Observação: As respostas das respectivas perguntas acima, devem estar teoricamente fundamentadas. 
REFERÊNCIA 
GESSER, A. Libras? que língua é essa? crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009.

Continue navegando