Buscar

Revisão da prova lll B

Prévia do material em texto

DATA: 13/09/2021
PROFESSORA: Dirlande Medeiros
COORDENADORA: Maria do Bom Conselho Fernandes
ALUNA: Maria Cecília Pereira Cavalcante
Exercício de Revisão
 
1.Na dança temos o movimento do corpo como signo da linguagem. Quais os movimentos básicos das partes do corpo?
a) Movimento potencial e Movimento liberado
b) Movimento de rotação e translação
c)Famílias de movimentos
d) Movimentos de quedas e elevações.
2. Refere-se ao estudo da força, do que impulsiona o movimento relacionando o indivíduo com seu próprio corpo, com o outro e com o seu entorno, ampliando assim o leque de possibilidades expressivas e criativas através do movimento. Quanto à força um movimento pode ser fraco, médio ou forte. O contexto fala sobre:
a)Espaço-Forma
b)Tempo
c)Dinâmica
d) Ritmo
3)A atividade física na adolescência promove o conhecimento do próprio corpo, além de estimular hábitos de vida saudáveis. Nesse sentido é essencial o incentivo dos pais para que os filhos se exercitem e tenham hábitos saudáveis. A dança é exemplo dessa atividade, que promovem, dentre outros benefícios, EXCETO:
a)Aumento da agilidade, flexibilidade e resistência muscular
b)Redução do sedentarismo e do repertório de movimentação corporal.
c)Melhoria da postura, disciplina e socialização.
d)Melhoria dos reflexos.
4)Alguns elementos do movimento fazem parte da dança como fluência, espaço, peso e tempo. Sobre o TEMPO é CORRETO afirmar:
A)Sua função é a comunicação, pode indicar aspectos intelectuais, expressando o onde do movimento.
B)São os referenciais temporais que estabelecem a ligação entre a dança e a música.
C)Tem a função de promover uma compreensão sobre integração, sensação de unidade da pessoa, tem a ver também com progressão de movimento e pode indicar aspectos que envolvem a emoção e expressão de sentimentos.
D)A função é auxiliar na operacionalidade, comunicando o quando do movimento, determinando o quão súbito ou sustentado é um movimento, em termos de decisão e urgência de movimento.
5.No que se refere à dança, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a(s) alternativa(s) correta(s):
a)A dança é definida como uma das mais antigas artes criadas pelo ser humano.
b)Vida, saúde, religião, morte, fertilidade são temas contemplados pela dança nas mais diversas culturas.
c) Uma aula de dança na escola permite ao professor conhecer melhor o seu aluno, ou seja, saber suas preferências sobre o que gosta de brincar, de cantar, de ouvir etc.
d)A dança não melhora as funções circulatórias, respiratórias e digestivas.
6)A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA:
a)A dança é uma linguagem universal, um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música.
b)A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu Idade Média, como consequência de experimentações corpóreas que homens e mulheres realizavam, como bater os pés no chão e bater palmas.
c)No renascimento, a dança retoma sua importância, sendo bastante valorizada pela nobreza. Nesse momento, ela torna-se mais complexa e surgem estudos e organizações a fim de sistematizá-la; é quando desponta o chamado balé.
d)Essa manifestação artística consiste em uma coordenação estética de movimentos corporais, combinando os elementos plásticos, os grandes gestos ou posturas corporais em composição coerente e dinâmica.
7. Qual a importância das trilhas sonoras no Cinema? Além de moldar o destino da narrativa, a trilha sonora tem seu papel sinestésico. A música, por si só, tem a função de causar emoções e criar memórias afetivas nas pessoas. Desse jeito, somando isso a uma sucessão de imagens, nasce uma poderosa ferramenta capaz de mexer com o espectador em diversos níveis.
8. Como a trilha sonoras é constituída? Uma banda sonora ou trilha sonora é, tecnicamente falando, “todo o conjunto sonoro de um filme, incluindo além da música, os efeitos sonoros e os diálogos.” Isso também inclui peças de um programa de televisão ou de jogos eletrônicos.
9.Abrange todas as formas sonoras – música, efeitos sonoros e falas, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados, que se dividem em ruídos naturais e ruídos de efeito. O contexto ala sobre:
a) Trilha sonora
b) Vinhetas
c) Jingles
d) Sonoplastia
10.Sobre a vinheta, marque a alternativa INCORRETA:
A)É uma peça publicitária curta, que serve como uma assinatura sonora da marca que a emprega.
B)É composta por algum efeito sonoro específico e raramente tem palavras ou frases aplicadas.
C)A vinheta não tem um tempo definido.
D)têm como objetivo transmitir informações de forma clara e direta para o ouvinte.
11. Na sonoplastia, o mundo sonoro faz parte de qual criação? Sonoplastia é a comunicação pelo som. Abrangendo todas as formas sonoras – música, ruídos e fala, e recorrendo à manipulação de registros de som, a sonoplastia estabelece uma linguagem através de signos e significados, que se dividem em ruídos naturais e ruídos de efeito.
12) Onde é vista a atuação do profissional de sonoplastia? De acordo com a etimologia da palavra, pode-se afirmar que esse profissional é um artista plástico do som, e o campo para exercer o seu ofício são as emissoras de rádio, de TV aberta ou fechada, produtoras e em outros lugares nos quais seja necessária a presença de tal profissional como apoio à produção ou fazer concertos caso ocorra falha em trilha sonora.
13) Como a sonoplastia foi criada antigamente? Sonoplastia é a comunicação pelo som abrangendo todas as formas sonoras-música,ruído e som e recorrendo a manipulação de registros de som.
14) Com o que os sonoplastas criavam os sons para as cenas? Entre interferências e ruídos, foram estes os primeiros sons ouvidos. Com os mais variados e estranhos instrumentos, os sonoplastas criavam os sons que ajudam o ouvinte a imaginar
Atividade artística e técnica que usa recursos sonoros (música, ruídos, efeitos acústicos etc.) em espetáculos teatrais, filmes, programas de rádio e televisão etc.; cenotécnica.
Conjunto de efeitos sonoros utilizados em uma produção teatral, cinematográfica, radiofônica ou televisiva.

Mais conteúdos dessa disciplina