Buscar

Avaliação II- teoria e prática do curriculo

Prévia do material em texto

Avaliação II – Individual - Teorias e Práticas do Currículo
1"A avaliação é da prática educativa e não de um pedaço dela. O educando também deve participar da avaliação da prática, porque o educando é um sujeito dessa prática. A não ser que nós o tomemos como objeto da nossa prática" (FREIRE, 1982, p.94). O autor questiona as perspectivas tradicionais e pragmatistas que apontam a educação baseada em comportamentos objetivos e controlados, mensurados, observados e determinados, estruturando uma "educação bancária". O autor questiona a função conteudista e informativa, preocupando-se com a prática educativa, incluindo os modos de avaliação emancipadora. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Para a avaliação emancipadora os conteúdos constituem como formas de mediação no processo de ensino e aprendizagem, que se encontram em constante construção gnoseológica, a partir das leituras e apropriações do conhecimento.
PORQUE
II- O processo avaliativo e as demais ações que circulam no contexto escolar, devem se pautar no aprofundamento do conhecimento e na leitura crítica de mundo, na construção e apreensão da realidade por meio de uma consciência crítica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FREIRE, P. O sonho possível. In, BRANDÃO, C. R. Educador: vida e morte. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
A
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
2O objetivo principal da avaliação consiste em acompanhar as etapas do processo de ensino e aprendizagem de forma contínua, constante, gradual, cumulativa, coerente, cooperativa e participativa. Assim, por meio da avaliação o professor consegue verificar sua ação educativa, sendo que na área da educação existem três tipos de avaliações: da aprendizagem, institucional e do sistema escolar. Sobre as características do conceito da avaliação da aprendizagem, assinale a alternativa CORRETA:
A
Seria a realização de uma investigação do coletivo da escola para identificar o impacto das inovações aplicadas.
B
Consiste num ação neutra, dialógica, em que o professor investiga os entendimentos dos alunos de forma coletiva.
C
Referente à investigação sobre o que o aluno aprendeu e o que necessita aprender dos conhecimentos que se encontram no currículo.
D
Indica a investigação do desempenho dos alunos estruturado e de responsabilidade do poder público.
3Hernández (1998, p. 13) alega que "[...] todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto". Nesse sentido, denomina o projeto de trabalho como elemento integrador na construção do conhecimento que se destaca do formato de educação tradicional. A organização da prática educativa por meio dos projetos não se configura como uma metodologia estática, mas como uma forma diferenciada de se conceber a escola e sua função social. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Os projetos de trabalho se fundamentam na elaboração de estratégias para a organização dos conhecimentos escolares com relação à divulgação da informação, a relação entre os diferentes conteúdos que estruturam os problemas ou hipóteses, facilitando a construção dos conhecimentos nos alunos.
PORQUE
II- São organizados por temas e o professor assume a função de pesquisador e os alunos como receptores no processo de construção do seu conhecimento, sendo que elaboram os conhecimentos a partir dos entendimentos advindos das exposições orais dos professores sobre os conteúdos.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.
A
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
B
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
C
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
D
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
4A interdisciplinaridade é um movimento que se opõe à organização do currículo de modo hierárquico e disciplinar, em que as disciplinas são colocadas em gavetas. Sobre a interdisciplinaridade, analise as sentenças a seguir:
I- Pretende a superação da fragmentação e a artificialização do currículo.
II- Surgiu na metade dos anos 1960, na Europa, sendo bem mais intensa na França e na Itália.
III- Privilegia o capitalismo epistemológico de certas ciências.
IV- No Brasil, o movimento surge apenas nos anos 1990.
Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças I, II e IV estão corretas.
B
As sentenças II, III e IV estão corretas.
C
As sentenças I e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.
5Segundo Young (2007), há conhecimentos que são mais importantes que outros, desenvolvidos nas escolas. Assim, existem dois tipos de conhecimento: curricular e não escolar. Young (2007, p. 1294) afirma que "existe algo no conhecimento escolar ou curricular que possibilita a aquisição de alguns tipos de conhecimento". Sobre as características do conhecimento curricular e do não escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Conhecimento não escolar depende do contexto que o indivíduo se encontra inserido, refletindo sobre as resoluções de problemas cotidianos.
II- O conhecimento escolar nos estudos de Young recebe a denominação de conhecimento poderoso.
III- O conhecimento escolar depende do contexto vivenciado pelos alunos, valorizando exclusivamente suas experiências.
IV- Espera-se que na escola os alunos aprendam o conhecimento poderoso, não sendo oferecido em suas famílias.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: YOUNG, M. Para que servem as escolas? Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n 101, p. 1287-1302, 2007.
A
As sentenças I, III e IV estão corretas.
B
As sentenças I, II e III estão corretas.
C
As sentenças II, III e IV estão corretas.
D
As sentenças I, II e IV estão corretas.
6O fator isolado mais importante que influencia a aprendizagem é aquilo que o aprendiz já conhece. Descubra o que ele sabe e baseie nisso os seus ensinamentos (AUSUBEL; NOVAK; HANESIAN, 1980). Para eles, as pessoas constroem significados com base na aprendizagem de questões gerais e pertinentes a um determinado tema, ao invés de compreenderem as situações específicas sobre o assunto. Os mapas conceituais inferem a aprendizagem de informações na mesma proporção que os textos, quando os organizadores gráficos necessitam ser construídos integrando informações complexas. A esse respeito, reflita sobre as afirmações a seguir:
I- A princípio o aluno não tem a consciência do processo de aprendizagem de um tema, mas nas dificuldades de entendimento passa a construir e estabelecer relações entre os conceitos.
II- O professor precisa acompanhar o processo da turma na construção do mapa conceitual, para que todos na turma tenham o mesmo esquema e assim possam estudar o mesmo conteúdo para as avaliações.
III- O aluno na elaboração do mapa conceitual, percebe algumas lacunas, dúvidas com relação à compreensão de certos conceitos, necessitando buscar outras fontes de consulta como os livros e materiais de estudo.
IV- A construção dos significados pelos alunos na elaboração dos mapas conceituais, permite o desenvolvimento de habilidades e sua autonomia no processo da aprendizagem dos conceitos.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: AUSUBEL, D.P.; NOVAK, J.D. e HANESIAN, H. (1980). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana.
A
I e IV.
B
III.
C
I, III e IV.
D
I, II e III.
7Segundo Santos (2008), a atual estrutura educacional se baseia em princípios afirmadospor séculos, que conduz os docentes a práticas de ensino que não contemplam, em sua totalidade, o processo de ensino e aprendizagem dos conhecimentos. A complexidade e a transdisciplinaridade foram organizadas separadamente, contudo articulam-se nos princípios básicos. Sobre os aspectos que definem a transdisciplinaridade no âmbito escolar, analise as sentenças a seguir:
I- Apresenta uma abordagem complexa em que as divisões por disciplinas deixam de existir.
II- Ocorre a relação entre as diferentes disciplinas, formando um sistema total, como uma teoria geral.
III- Estabelece relações significativas dos assuntos entre as diversas disciplinas, compondo mapas de saberes.
IV- Promove atividades colaborativas baseadas nos diálogos articulados entre as disciplinas e professores.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SANTOS, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação. v. 13, n. 37, jan/abr 2008.
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças I, II e IV estão corretas.
D
As sentenças I, III e IV estão corretas.
8Nas sociedades atuais, muitas são as formas de acesso ao conhecimento, não se podendo atribuir à escola a quase exclusividade desta função. O impacto dos meios de comunicação de massa e, particularmente, da informática está revolucionando as formas de construir conhecimento. E estas formas estão chamadas a se multiplicar nos próximos anos. Por outro lado, a cultura escolar está impregnada pela perspectiva do comum, do aluno padrão, do "aqui todos são iguais". No entanto, as escolas estão cada vez mais desafiadas a enfrentar os problemas decorrentes das diferenças e da pluralidade cultural, étnica, social, religiosa etc., dos seus sujeitos e atores (CANDAU, 2008). O currículo como campo de disputas, não se constitui na neutralidade apontada pelas teorias tradicionais, mas a serviço de um grupo de interesses. Assim, currículo intercultural reflete as diferenças não como desigualdades, mas no aspecto da heterogeneidade. Reflita sobre o contexto e avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A perspectiva intercultural destaca a complexidade da educação e questiona as noções centralizadoras e monoculturais do currículo, ressignificando culturas negligenciadas no espaço escolar.
PORQUE
II- A educação intercultural afeta os aspectos do currículo explícito na organização dos objetivos, conteúdos, métodos e processos de ensino e aprendizagem, como também no currículo oculto e nas relações entre os que atuam na comunidade escolar.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANDAU, V. M. Reiventar a escola. Petrópolis, RJ: vozes, 2008.
A
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
B
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
C
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
D
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
9Gödel em 1931, desenvolveu um teorema que distinguia vários níveis de realidade, em oposição à defesa do dogma da lógica clássica, que afirmava a existência de apenas um nível. A comprovação na física quântica de que o "sim" ou o "não", podem também agregar o "aproximadamente", transcendem os conceitos da lógica clássica. Na perspectiva transdisciplinar ocorre a articulação entre os contrários: sujeito e objeto, subjetividade e objetividade, matéria e consciência, unidade e diversidade. Assinale a alternativa CORRETA que aponta as características da transdisciplinaridade no contexto escolar:
A
Defende um conceito dicotômico que preconiza o processo de ensino e aprendizagem como algo essencial para o desenvolvimento do conhecimento articulado.
B
Expressa aulas em que o professor organiza com base em definições, conceitos, fórmulas e linguagem racional tecnocientífica.
C
Associa a multiplicidade das dimensões da realidade e apoia os conhecimentos disciplinares, articulando os saberes que se complementam.
D
Abstrai o sujeito do conhecimento e considera o saber como algo objetivo, neutro e essencial para o desenvolvimento da sociedade.
10A reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (como a própria democracia, que é o sistema que se nutre de antagonismos e que, simultaneamente, os regula), que respeite a diversidade, ao mesmo tempo que a unidade, um pensamento organizador que conceba a relação recíproca entre todas as partes (MORIN, 2005). Sobre o conceito de interdisciplinaridade, analise as afirmativas a seguir:
I- A perspectiva interdisciplinar emergiu para superar a fragmentação e a especialização do conhecimento, advindos da epistemologia positivista.
II- Encontra-se articulada com o processo de ensino e aprendizagem, mas desvinculada da organização curricular e opções metodológicas educativas.
III- Apresenta uma relação de cooperação entre os especialistas que integram as disciplinas no mesmo projeto de trabalho educativo.
IV- Objetiva a recuperação da concepção de cultura, papel da escola e do homem, enquanto sujeitos atuantes no processo de ensino e aprendizagem.
É correto apenas o que se afirma em:
FONTE: MORIN, Edgar. Educação e complexidade, os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
A
I.
B
II e III.
C
I, III e IV.
D
II, III e IV.

Continue navegando