Buscar

Av família até a monogamica

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO
Família e rede socioassistencial – Optativa I 
4º PERÍODO DE SERVIÇO SOCIAL
Aluno (a)_________________________________________________25/11/2021
Segundo ENGELS, F. A origem da família, da propriedade privada e do Estado. São Paulo :Lafonte 2017. Responda as seguintes questões:
1- Construa uma síntese das características que diferem a classificação que Morgan introduziu a pré-história da humanidade em uma ordem precisa segundo a opinião do autor.
2- Em relação ao tema estudado em qual sentido o autor usa o exemplo da tênia solitária?
3- Sou um iroquês, não tenho irmãs, portanto não tenho sobrinhos. ” Analise essa afirmação:
4- Apresente o argumento central que segundo Bachofen marca a transição do casamento de grupos para o modelo pré-monogâmico.
5- Apresente de forma clara e objetiva i elemento decisivo para o surgimento da família monogâmica. Trata-se do ponto mais importante dos nossos estudos até o momento.
6- Marque V para Verdadeiro e F para falso. 
a- ( ) Baseia-se no domínio do homem com a finalidade expressa de procriar filhos cuja paternidade fosse indiscutível e essa paternidade é exigida porque os filhos deverão tomar posse dos bens paternos, na qualidade de herdeiros diretos.
b- ( ) O surgimento da monogamia pode ser considerado como a primeira forma de família baseada em condições naturais, de modo específico, no triunfo da propriedade privada sobre a propriedade comum primitiva. 
c- ( ) A monogamia foi um grande progresso histórico, mas ao mesmo tempo inaugura, juntamente com a escravidão e as riquezas privadas, aquele período que dura até os nossos dias.
d- ( ) O termo punaluana foi usado para se referir a uma formatação primitiva de família existente na fase inferior da barbárie, onde o sexo era praticado de forma totalmente livre.
e- ( ) Se a igreja católica aceitou o divórcio, é provável que seja porque terá reconhecido que, contra o adultério como contra a morte, não há remédio que valha.
f- Morgan diz que a família é um princípio ativo. Nunca permanece estacionária, mas passa de uma forma inferior a uma forma superior, à medida que a sociedade evolui de uma condição inferior para outra superior.”
g- ( ) A entrega sexual da mulher em troca de dinheiro foi, a princípio, um ato religioso e era praticado no templo da deusa do amor. O dinheiro originalmente era depositado no tesouro do templo.
h- ( ) A classe dominada dentro da visão antagonista do materialismo histórico não adere o casamento baseado no amor sexual individual seguindo a tendência da classe dominante de contrair o matrimonio a partir de interesses econômicos.
i- ( ) A igualdade alcançada pela mulher no capitalismo com sua entrada no mercado de trabalho influirá muito mais no sentido de tornar os homens monógamos do que no sentido de as mulheres aderirem à poliandria.
j- ( ) O noivado prolongado é uma verdadeira escola preparatória para os casamentos monogâmicos que exclui o heterismo e o adultério e incorpora o verdadeiro espírito do amor sexual individual.
k- ( ) A família terá de progredir na medida em que a sociedade progride e terá de se adaptar à medida que a sociedade se modificar. A família é produto do sistema social. 
l- ( ) Como a monogamia surgiu de uma causa econômica, quando desaparecer essa causa desaparecerá também a família monogâmica.
7- Com bases em nossos estudos analise as charges (ou memes) abaixo:
Charge 1
Charge 2
Charge 3

Continue navegando