Buscar

Atividade 1 - Terapêutica Medicamentosa

Prévia do material em texto

Atividade 1 – Terapêutica Medicamentosa
Ao longo da Unidade, verificamos que “a escolha da via de administração de um medicamento é de suma importância para garantir que a terapia medicamentosa prescrita ao paciente seja eficaz. Isso porque a via de administração e o padrão de distribuição do fármaco no organismo pode interferir diretamente sobre a duração e extensão da ação deste” (DELUCIA, 2014, p. 93).
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha duas das principais vias de administração que fazem parte da via enteral e elenque as vantagens e desvantagens de sua utilização. 
R: As vias de administração enteral são oral, sublingual e retal
A via oral tem a vantagem de ser mais econômica, não é um método invasivo, tem a facilidade na administração e é indolor. As desvantagens são que o efeito terapêutico é mais lento, pode causar irritação gástrica, não pode ser utilizado em pacientes com náuseas ou vômitos e é contra-indicado para pacientes que tem dificuldades em engolir.
A via sublingual tem a vantagem de ser mais econômica, é indolor, seu efeito é mais rápido, não é invasivo e tem a facilidade na administração. As desvantagens são quando o paciente está com náuseas, vômitos ou diarréia, pois pode causar uma absorção irregular, e que nem todos os medicamentos podem ser administrados dessa forma, visto que os medicamentos precisam ser lipossolúveis.

Mais conteúdos dessa disciplina