Buscar

TERAPEUTICA MEDICAMENTOSA - UNIDADE 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao longo da Unidade, verificamos que “a escolha da via de administração de um medicamento é de suma importância para garantir que a terapia medicamentosa prescrita ao paciente seja eficaz. Isso porque a via de administração e o padrão de distribuição do fármaco no organismo pode interferir diretamente sobre a duração e extensão da ação deste” (DELUCIA, 2014, p. 93).
Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escolha duas das principais vias de administração que fazem parte da via enteral e elenque as vantagens e desvantagens de sua utilização. 
Para ter certeza da segurança do alvo do fármaco, é preciso ter certeza que todos os parâmetros farmacêuticos são seguros e foram bem analisados, a fim de ter certeza que não há riscos para o usuário da droga. De acordo com o assunto apresentado na videoaula, é preciso analisar primeiro: as propriedades do fármaco e da forma farmacêutica, o efeito do fármaco no local da aplicação e no organismo do paciente, idade, adesão do paciente ao tratamento, duração do tratamento e conveniência do tratamento. Na aula, foram citadas mais de 15 formas de vias de administração de fármacos, destacando a vasta diversidade de maneiras como um medicamento pode agir no organismo do paciente. Dito isso, acredito que é necessário focar nas vias com maior rapidez, eficiência e que não haja danos para o paciente dentre as vias de administração enteral, apesar de que é de extrema importância analisar primeiramente de que forma o fármaco deve ser utilizado, já que há uma grande variação de formas com que o medicamento deve funcionar.
A via oral é caracterizada pela utilização de cápsulas, xaropes, comprimidos e drágeas que são absorvidas por via estomacal e intestinal.
VANTAGENS: Muito utilizada por ser facilmente administrada, não causando dor e sendo uma forma mais econômica.
DESVANTAGENS: Alguns pacientes podem apresentar náuseas ou dificuldade de deglutição caso seja em forma de comprimido, além de não serem tão rapidamente efetivas no organismo.
Já a via sublingual é caracterizada por medicamentos que são colocados embaixo da língua do paciente, ficando no local até ser totalmente absorvida.
VANTAGENS: Assim como a via oral, também é de fácil acesso e facilmente administrada. Além de ser útil em situações de emergência, também impede que o medicamento seja inativado pelo suco gástrico.
DESVANTAGENS: Seu efeito é prejudicado por fala, bebidas ou alimentos, além de ser um medicamento de curta duração e não poder ser utilizado em um paciente que esteja inconsciente.

Continue navegando