Buscar

SAUDE COLETIVA A3 UAM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A saúde é imprescindível para garantir uma boa qualidade de vida assim uma área de estudo em ascensão é processo saúde-doença;
O processo saúde-doença é uma expressão utilizada para se referir a todas as variáveis ​​relacionadas à saúde e à doença de um indivíduo ou de uma população, e que as duas estão relacionadas entre si e são o resultado dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, determinar a saúde de uma pessoa é um processo complexo que envolve múltiplos fatores. O conceito de saúde-doença estuda biologia, economia, sociedade e com base em fatores culturais, pretende obter a possível motivação para o surgimento de determinada doença.
Ou seja, a proposta desse processo vai além da assistência aos diversos grupos sociais, avaliando: a situação de saúde específica, individual e coletiva, os fatores do risco de doenças.
De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde. 
Por meio dos resultados obtidos é possível propor ações de: prevenção, controle e erradicação de doenças; promoção a saúde; recuperação da saúde. 
Como alternativa para a superação dos modelos causais clássicos, centrados em ações individuais, como os métodos diagnósticos e terapêuticos, a vacinação, a educação em saúde, ainda que dirigidos aos denominados grupos de risco, haveria que privilegiar a dimensão coletiva do fenômeno saúde-doença, por meio de modelos interativos que incorporassem ações individuais e coletivas.

Continue navegando