Buscar

REVISÃO SAÚDE COLETIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ALUNO (A):
	
 
	DATA 
	 
1. A expansão do conceito de saúde, com seus determinantes, e a crescente complexidade epidemiológica da situação das populações estimulam a diversidade de responsabilidade nos serviços de saúde. Sobre os Determinantes Sociais de Saúde (DSS), assinale a alternativa correta. 
a) Em geral, poucos são os fatores que exercem influência sobre a saúde das pessoas, e a presença desses fatores, mesmo que conjuntamente, não são capazes de determinar o estado de saúde da população. 
b) A relação entre os determinantes da saúde e o estado de saúde é simples e não envolve os níveis da sociedade, atingindo apenas o nível macroambiental. 
c) Existe uma ampla categoria de determinantes da saúde, desde associados às características do nível individual, até os determinantes associados às variáveis dos níveis de grupo e sociedade, isto é, populações. 
d) A diversidade genética, a diferença biológica de sexo, a nutrição e dieta, o funcionamento dos sistemas orgânicos e os processos de maturação e envelhecimento são determinantes fundamentais da saúde, sobre os quais não é possível intervir, positivamente para promover e recuperar a saúde.
e) A relação entre os determinantes da saúde e o estado de saúde é complexa, porém envolve apenas aspectos genéticos.
2. Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), DSS são os seguintes fatores que influenciam a ocorrência de problemas de saúde: 
	
a) habitacionais, econômicos, ambientais, étnicos/raciais, psicológicos e educacionais. 
b) sociais, ambientais, culturais, étnicos/raciais, ergométricos e educacionais.
c) sociais, econômicos, ambientais, étnicos/raciais, ergométricos e comportamentais.
d) habitacionais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e educacionais. 
e) sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais.
3. A história natural da doença refere-se a uma descrição da progressão ininterrupta de uma doença em um indivíduo desde o momento da exposição aos agentes causais até a recuperação ou a morte. Pode-se afirmar que:
a) As fases de evolução da doença são quatro: de susceptibilidade, patológica pré-clínica, clínica e de incapacidade residual.
b) As medidas preventivas podem ser iniciadas a partir da fase patológica pré-clínica.
c) As medidas preventivas na fase clínica são denominadas de prevenção terciária.	Comment by Ricardo Cassiano: PREVENÇÃO SECUNDÁRIA. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
d) Os fatores gerais envolvidos no processo saúde doença são agente e hospedeiro.
e) O tratamento adequado para interromper o processo mórbido e evitar futuras complicações e sequelas denomina-se prevenção primária.	Comment by Ricardo Cassiano: PREVENÇÃO SECUNDÁRIA. 
4. O processo saúde/doença é uma expressão usada para fazer referência a todas as variáveis que envolvem a saúde e a doença de um indivíduo ou população, considera que ambas estão interligadas e são consequência dos mesmos fatores. De acordo com esse conceito, é correto afirmar que as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico? Justifique.
5. As diversas teorias sobre a causalidade das doenças têm pautado o modelo de enfrentamento destas ao longo da história. Sobre esse tema, diferencie a Teoria Unicausal da Teoria Multicausal. 
6. Com suas palavras fale sobre as quatro fases de evolução da doença: susceptibilidade, pré-clínica, clínica e de incapacidade residual.
7. A história clínica de muitas pessoas atendidas nos serviços de saúde revela condições de vida que afetam o bem-estar e a saúde. Considerando essa informação e com base nos determinantes sociais da saúde, assinale a alternativa correta: 
a) O impacto que a doença pode ter sobre a situação socioeconômica do indivíduo e da respectiva família compõe não possui nenhuma relação com os determinantes sociais da saúde
b) Políticas públicas de abrangência populacional, que promovem mudanças de hábitos, interferem apenas na saúde do indivíduo, sem qualquer importância para alterações nos determinantes sociais da saúde
c) As condições de trabalho, a estrutura das redes sociais e comunitárias, o estilo de vida dos indivíduos, a idade, o sexo e aspectos hereditários são alguns dos fatores que exemplificam determinantes sociais da saúde. 
d) Diminuir a exposição a riscos físicos é a forma mais eficaz para alterar os determinantes sociais da saúde.
e) O processo saúde-doença deve ser entendido como a relação entre as condições biológicas e as psicológicas e exclui a necessidade de abordar o contexto social.
8. De acordo com o modelo de prevenção de doenças desenvolvido por Leavell e Clark, o programa de imunização do trabalhador é uma ação de:
a) Promoção da saúde c) Prevenção secundária e) Prevenção quaternária
b) Proteção específica d) Prevenção terciária
9. Em relação aos níveis de prevenção de doenças, as ações realizadas com o intuito de remover causas e fatores de risco de determinado problema de saúde individual ou coletivo, antes do desenvolvimento da condição clínica, podem ser classificadas como nível de prevenção:
a) Primordial d) Terciária
b) Primária e) Quaternária 
c) Secundária
10. Segundo o modelo de Leavell & Clark, no período da pré-patogênese podem ser aplicadas as seguintes medidas preventivas:
a) Promoção da saúde e proteção específica
b) Diagnóstico precoce e tratamento imediato
c) Promoção da saúde e diagnóstico precoce
d) Proteção específica e diagnóstico precoce
e) Promoção da saúde, proteção específica e diagnóstico precoce
11. A vigilância epidemiológica das doenças e agravos não-transmissíveis:
a) Recorre aos mesmos métodos utilizados para doenças transmissíveis
b) Está centrada na notificação obrigatória e imediata dos casos suspeitos
c) Precisa conhecer cada caso, individualmente, para que sejam adotadas as medidas de controle apropriadas
d) A principal intervenção preventiva objetiva interromper o mais cedo possível a cadeia de transmissão
e) O foco central é estabelecer os níveis de exposição de fatores de risco.
12. De acordo com o que se dispõe a Lei 8.080/90, entende-se por Vigilância Epidemiológica: 
a) A formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e participação na sua produção;
b) A participação na formulação da política e na execução de ações de saneamento básico;
c) Conjunto de ações que proporcionam conhecimento, detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle de doenças e agravos;
d) Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e da circulação de bens e prestação de serviços de interesse da saúde
e) O controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, relacionem-se com à saúde, compreendidas todas as etapas e processos da produção ao consumo.
13. (HRL-UFS/EBSERH/2017) Sobre a prevenção quaternária, é correto afirmar que:
a) Diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que não favoreça o desenvolvimento de agentes etiológicos
b) Engloba estratégias populacionais para detecção precoce das doenças. Também contempla ações com indivíduos doentes ou acidentados com diagnóstico confirmado, para que se curem ou mantenham-se funcionalmente sadios e evitar complicações ou mortes prematuras.
c) Consiste em cuidar de sujeitos com sequelas de doenças ou acidentes, visando recuperá-los ou mantê-los em equilíbrio funcional.
d) Consiste em construir a autonomia dos sujeitos e detectar indivíduos em risco de tratamento ou excesso de prevenção, para protegê-los de intervenções profissionais inapropriadas e sugerir-lhes alternativas eticamente aceitáveis.
e) Corresponde a medidasgerais e educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas), para que resistam às agressões dos agentes.
14. Em epidemiologia clínica, o indicador de saúde que nos permite conhecer a relação entre o número de casos de uma determinada doença, novos e já existentes, e a população exposta a adoecer, denomina-se coeficiente de:
(A) Incidência.
(B) Letalidade.
(C) Morbidade.
(D) Mortalidade.
(E) Expectativa de vida.
15. São considerados Determinantes Sociais da Saúde-DSS, EXCETO: 
a) ambiente de trabalho. 
b) educação. 
c) desemprego. 
d) habitação. 
e) idade.
16. Assinale a afirmativa que apresenta a concepção da História Natural da Doença de Leavell & Clark (1965) na explicação da causalidade do processo saúde doença.
a) A perspectiva elaborada pelos autores trabalha com a abordagem médico-social do processo saúde-doença, considerando os determinantes sociais de saúde e a crítica ao modo de produção capitalista. O processo saúde-doença no contexto da história natural da doença parte dos determinantes econômicos onde estão inseridos os sujeitos, colocando a dimensão biológica secundária em relação ao contexto político social.
b) O modelo da história natural da doença trabalha com a perspectiva do modelo médico hegemônico aplicado as questões sanitárias e as práticas clínicas da atenção médica, desconsiderando a dimensão biológica do processo saúde-doença.
c) Para os autores, microorganismos interagem com o ambiente que favorecem ou não sua sobrevivência e multiplicação como agente etiológico. A predisposição do indivíduo à doença é o seu comportamento genético e a sua resistência, sendo essa relacionada com os seus comportamentos ou estilos de vida. A partir da perspectiva da história natural da doença os autores propuseram medidas de intervenção nos diferentes estágios da doença: prevenção primária, secundária e terciária.
d) De acordo com os autores, os microorganismos interagem com o ambiente que produzem o processo de adoecimento. Os determinantes sociais da saúde são um dos principais elementos de leitura do processo saúde-doença. A história natural da doença trabalha com os seguintes estágios: promoção da saúde, prevenção primária e secundária.

Continue navegando

Outros materiais