Buscar

Desafio Isolamento da área de contribuição da formação da voçoroca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desafio
Sabe-se que a formação de voçorocas tem uma forte relação com o uso do solo e está relacionada, principalmente, com a evolução do processo erosivo em locais que apresentam suscetibilidade a esses fenômenos.
Sr. Antônio é proprietário rural em uma cidade do RS há alguns anos e convive, atualmente, com uma problemática ambiental que o tem preocupado muito, pois coloca seu terreno em risco.
Veja na imagem a seguir o problema enfrentado pelo Sr. Antônio.
Com medo de perder mais áreas agrícolas, você, gestor ambiental, foi procurado para auxiliá-lo nesssa tarefa. Ele visa sanar as seguintes dúvidas:
a) Exatamente o que está acontecendo nas áreas do Sr. Antônio? O que pode estar agravando esse problema?
b) A tendência é a situação se estagnar em algum momento ou será agravada com o passar do tempo?
c) Como ele pode resolver essa situação de forma inicial?
Quais respostas você poderia fornecer ao seu cliente? Justifique cada uma.
Padrão de resposta esperado
a) Nas terras do Sr. Antônio está ocorrendo a erosão por voçorocas. Trata-se de um fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e por intempéries em solos.
O que está agravando esse passivo ambiental é que o local, como um todo, não apresenta cobertura vegetal significativa que consiga segurar as partículas do solo. Além disso, a área apresenta uma pequena inclinação, o que favorece ainda mais a formação de voçorocas, pois as águas escoam mais rapidamente pelo solo, favorecendo a formação de caminhos. Por fim, o Sr. Antônio colocou no local uma grande quantidade de gado, os quais acabam compactando os solos. Devido a isso, menos água se infiltra nos solos e, por consequência, aumenta-se o escoamento superficial das águas da chuva.
b) Infelizmente, a tendência é apenas piorar com o passar do tempo se não forem tomadas as medidas mitigadoras. A propriedade do Sr. Antônio irá perder cada vez mais solos, o que interfere diretamente na sua qualidade e sua fertilidade.
c) Resolver esse problema não é fácil e leva bastante tempo para remediar a situação. De forma inicial, o Sr. Antônio deve isolar a área, não permitindo que o gado (ou as máquinas agrícolas pesadas) passem nas proximidades das áreas erodidas.
Essa medida visa evitar o pisoteamento da área, ocasionando na compactação do solo e, consequentemente, na diminuição da permeabilidade do solo, aumentando assim o escoamento superficial das águas.
Como segunda medida, Antônio deve construir pequenos canais acima da voçoroca para conter a maior parcela de água e fazer com que esta seja escoada para as laterais, não permitindo que a água entre na área erodida. Com essa prática, evita-se que a água da chuva venha em grande quantidade e com força para dentro da voçoroca, fatores fundamentais para o agrave da situação.
Como terceira etapa, é recomendável que o produtor rural coloque pedras de diferentes tamanhos e solos locais no interior da voçoroca. É indicado também o plantio de espécies vegetais nativas, tanto dentro, como no entorno da voçoroca. Com isso, haverá a diminuição da erosão pluvial.

Continue navegando