Buscar

QUESTOES REFERENTES A HORMONIOS VEGETAIS E FITORREGULADORES docx-1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES REFERENTES A HORMÔNIOS VEGETAIS E FITORREGULADORES
1. Explique os principais efeitos e respectivos mecanismos de ação dos fitorreguladores do tipo: Naturais (hormônios), reguladores de crescimento e inibidores de crescimento.
🡪Os REGULADORES NATURAIS, são produzidos pela própria planta, são substancias ou moléculas naturais que mesmo em pequenas concentrações causam efeitos marcantes, atuando no desenvolvimento vegetal. A planta possui diversos hormônios endógenos que desempenham diversas funções nas plantas, como: germinação, desenvolvimento de raízes, parte aérea, etc.
🡪Os REGULADORES DE CRESCIMENTO inibem a região subapical não interferindo no desenvolvimento da planta, inibe a divisão e expansão celular. Seu efeito pode ser revertido pela GA. 
🡪INIBIDORES DE CRESCIMENTO inibem o meristema apical, provocando quebra de dominância apical e, conseqüentemente induz o desenvolvimento de gemas laterais. Seu efeito não pode ser revertido pela GA.
2. Cite três exemplos de indução de floração com diferentes tipos de fitorreguladores.
Explique cada um dos mecanismos de ação envolvidos.
🡪Promoção da floração com uso de Etileno: indução e iniciação da florada e controle do tamanho do fruto no abacaxi. 
🡪Dikegulac: aumenta a floração, indiretamente via eliminação dos ponteiros, forçando brotações laterais.
 🡪Giberelinas: GA3 – substitui o frio em bianuais; induz floração uniforme e precoce (alface) e GA4-7 – aplicações localizadas induzem a floração de tomate.
3. De que maneira os fitorreguladores podem contribuir para a formação agrícola?
Controle fisiológico, a ação semelhante ao hormônio, regulador, mudando a síntese, inibição, transporte, competição por sitio, interferência na ação do hormônio. Fitorreguladores que são liberadores de etileno podem retardar o crescimento ( inibindo a região sub-apical revertido por giberelina). Inibidores de crescimento (Inibição no meristema apical não revestido por giberelina). Podem ser desfoliantes, dessecantes e amadurecedores, atuação no controle direto de reações enzimáticas fundamentais, promoção de inibição de órgãos, promoção da floração, indução de esterilidade masculina, redução do crescimento, promoção do crescimento, prolongamento e quebra da dormência, abscisão dos frutos e flores, controle da maturação dos frutos.
4. Discuta o uso de fitorreguladores como estratégia de manejo de produção na agricultura brasileira em associação a outras praticas adotadas em diferentes sistemas de produção agrícola.
O uso de fitorreguladores como estratégia de manejo de produção na agricultura, são soluções mais rápidas e temporárias, com pouca poluição ambiental pela baixa concentração e baixa dosagem, são substancias naturais (hormonios), ou sintéticas (Reguladores de crescimento), que visam à melhoria na performance das plantas. A poda e o melhoramento genético são estratégias usadas no método de melhoramento de plantas, que buscam uma melhoria, mexendo na arquitetura e mudando a fisiologia (brotação lateral, maior produção de flores e frutas) e utilizado na seleção de indivíduos superiores com produção de novas plantas a partir das melhores. As praticas de melhoramento vegetal são soluções mais lentas e permanentes.
5. Cite 3 exemplos de efeitos desejáveis em plantas que podem ser obtidos por mais de uma estratégia de manejo, discutindo as vantagens e desvantagens de cada estratégia sugerida
🡪Uso de fitorregulador é uma estratégia mais rápida e temporária, de pouca poluição ambiental pela baixa concentração e baixa dosagem, mas não é controlável quando se trata de produção industrial.
🡪A poda provoca mudança de desempenho da planta, pois elimina a gema apical mudando sua fisiologia.
🡪Melhoramento Vegetal, uma estratégia mais lenta e permanente, utilizada na seleção de indivíduos superiores com produção de novas plantas a partir das melhores.
6. Cite 2 exemplos de estimulação floral, promovidos por retardadores e inibidores de crescimento discutindo as diferenças entre os mecanismos de ação envolvidos.
🡪Retardador de crescimento: Plantas d floração primaveril inibem a síntese endógena da giberelina, abaixa o teto vegetativo (variação do ciclo vegetativo, limitando ou antecipando a floração). 
🡪Daminozide: (inibe a floração em macieiras jovens) CCC induz em Pereiras e limoeiros ramos jovens.
7. Comente sobre o uso de fitoreguladores no manejo de pós colheita de frutos com padrão respiratório climatérico e não climatérico de um exemplo e explique.
CLIMATÉRICOS : Banana.
O etileno faz com que ocorra um aumento climatérico da taxa de respiração que é evidenciada pelo aumento da produção de Co2. Sugerindo assim que o etileno e o hormônio que desencadeia e processo de amadurecimento.
NÃO CLIMATÉRICOS: Laranja.
A giberelina é utilizada na manutenção da cor da casca dos frutos reduzindo o ataque de mosca da fruta.
8. O uso de fitoreguladores pode substituir a necessidade de algum fator ambiental?
Sim, a giberelina pode substituir a exigência de horas de luz e frio para o alongamento e florescimento de plantas em roseta.
9. Cite e compare as alternativas que a humanidade dispõe para melhorar a perfomasse de plantas em culturas de importância econômica destacando suas vantagens e desvantagens para a obtenção de efeitos similares.
Melhoramento genético x fitorreguladores. Pode-se fazer um comparativo entre os duas opções acima citadas.
- Tempo para produção;
Vantagem: M.V apenas cultivar- processo caro.
Fito-várias aplicações- mais barato.
10. Todo hormônio é um fitoregulador, mas nem todo fitoregulador é um hormônio.Justifique.
Hormônios são fitoreguladores naturais são substâncias endógenas produzidas pela planta, que regula o crescimento e desenvolvimento da planta.
Fitorreguladores são substâncias químicas que controlam o crescimento e desenvolvimento da planta.
11. Explique a diferença no modo de ação de retardadores de crescimento e inibidores de crescimento, justificando como usar essas informações para o manejo da colheita de uma lavoura.
12. Discuta as vantagens e desvantagens da utilização de fitorreguladores na obtenção de
características passíveis de serem obtidas por outras estratégias de manejo.
Exemplifique

Continue navegando