Buscar

Q 7 P TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A reclamada, uma empresa de grande porte econômico, foi condenada ao  pagamento de R$ 30.000,00 a título de indenização por danos extrapatrimoniais,  em razão de submeter empregado a assédio moral organizacional. Insatisfeita com  a decisão, resolveu interpor recurso. 
∙ Qual o recurso a ser por ela interposto visando escapar da aludida  condenação?
Caberá recorrer da sentença com a interposição de Recurso Ordinário. O recurso ordinário é o instrumento que objetiva reformar a sentença prolatada na primeira ou segunda instância, nos casos especificados em lei. 
Nos termos do art. 895 da CLT, o recurso ordinário é cabível: 
1. das decisões definitivas ou terminativas das Varas do Trabalho e dos Juízes de Direito investidos na jurisdição trabalhista para os Tribunais Regionais do Trabalho da respectiva região (inciso I do art. 895 da CLT). Nesse caso, cabe recurso ordinário que será julgado pelo TRT.
2. das decisões definitivas ou terminativas proferidas pelo Tribunal Regional do Trabalho em processos de sua competência originária, tais como dissídios coletivos, ação rescisória, habeas corpus e mandado de segurança (inciso II do art. 895 da CLT). Nesse caso, cabe recurso ordinário que será julgado pelo TST
 Nesse caso, quais os pressupostos objetivos a serem atendidos para a admissibilidade do seu recurso?
Para que o recurso seja conhecido, necessário se faz a observância dos seguintes pressupostos extrínsecos e objetivos, quais sejam: a recorribilidade do ato, a adequação, a tempestividade, a representação e o preparo.
∙ Qual valor a reclamada recorrente deveria depositar a título de depósito recursal?
Deverá ser no valor provisório da condenação, limitado ao teto definido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST),Atualmente, a seguinte tabela é praticada de acordo com cada recurso, segundo consta no site do TST o valor do deposito, é R$ 10986,80. Quando se tratar de entidades sem fins lucrativos, empregadores domésticos, microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, o valor do depósito recursal será reduzido pela metade(art. 899, §9º da CLT).
Os depósitos recursais são cumulativos e deverão ser recolhidos até o valor total da condenação. Desta forma, a depender do valor a que o empregador for condenado a pagar, o depósito recursal deverá ser na diferença da condenação em relação ao(s) depósito(s) já efetuado(s). Está é uma condição consagrada pela Súmula nº 128 do TST, que também estabelece que, “havendo condenação solidária de duas ou mais empresas, o depósito recursal efetuado por uma delas aproveita as demais, quando a empresa que efetuou o depósito não pleiteia sua exclusão da lide”.

Outros materiais