Buscar

GESTÃO EDUCACIONAL E O ENSINO HIBRIDO

Prévia do material em texto

11
FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE.
 
DANIELLE FERREIRA DE CASTRO
 GESTÃO EDUCACIONAL E O ENSINO HIBRIDO.
ARRAIAL DO CABO – RIO DE JANEIRO
2021
FAVENI – FACULDADE DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE
DANIELLE FERREIRA DE CASTRO
 GESTÃO EDUCACIONAL E O ENSINO HIBRIDO.
Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação, Inspeção)
Orientador: -
ARRAIAL DO CABO – RIO DE JANEIRO
2021
 GESTÃO EDUCACIONAL E O ENSINO HIBRIDO.
DANIELLE FERREIRA DE CASTRO
Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.
Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.
RESUMO- O presente trabalho tem como objetivo relatar como está sendo o período de pandemia na Educação onde abordamos como esses estão se adaptando ao trabalho em home office, como está a situação dos desempregados, as empresas que tiveram que encerrar seu contrato, como estão sendo pagos os salários, as propostas de melhorias, o distanciamento social, bem como compreender todas as propostas que o Ministério da Saúde exige em tempos de pandemia, para que a mesma seja contida e não se alastre mais ainda. Serão feitas pesquisas que ajudem a compreender todos os títulos e subtítulos
Evidenciados ao longo do artigo, para que este possam colaborar com a minha formação, da mesma forma que auxiliará o entendimento sobre este assunto que está sendo tanto evidenciado, como também vivenciado pela população brasileira. As mudanças feitas para manter o distanciamento e atender as leis do Ministério da Saúde, que solicita que as pessoas continuem em isolamento para que haja o controle do vírus, da mesma forma como solicita para que apenas os serviços essenciais voltem a funcionar. De acordo com os resultados obtidos, os objetivos da pesquisa foram alcançados, pois se confirmou a importância da organização das empresas, bem como o atendimento dos funcionários e suas respectivas funções mediante ao home office.
PALAVRAS-CHAVE: Pandemia. Isolamento. Proposta. Educação.
tidaniph@gmail.com
INTRODUÇÃO
O assunto a ser abordado dentro deste artigo é voltado para o entendimento do assunto relacionado a alteração, interrupção e suspensão do contrato de trabalho durante o período da pandemia com intuito de visar propostas de melhoria para o entendimento das novas legislações no período de LockDown, da mesma forma como possibilitar o entendimento e as novas propostas estabelecidas pela legislação a respeito das carteiras de trabalho e as suspensões de trabalho neste período.
O primeiro trimestre de 2020 trouxe ao mundo um desafio de proporções gigantescas. O coronavírus (Covid-19) se espalhou por quase todos os países e provocou problemas na área de política, saúde, relações sociais, economia e etc. De um lado, os poderes executivos de países, estados e cidades, tomam decisões com o objetivo de proteger vidas; e do outro lado, grandes, médios e pequenos empresários são obrigados a tomar decisões que afetam a sobrevivência e o futuro de milhões de habitantes.
Mediante a esse justifica-se o estabelecimento deste tema, como uma proposta de entender como está funcionando os trabalhos em regime da pandemia, como também o mercado de trabalho está sugerindo medidas para acolher os trabalhadores em home Office, como também referente às questões do desemprego, regime de contratação por meio período, e contratos temporários estabelecidos para este período. 
O período de lockdown foi adaptado para a pandemia, onde a maioria das empresas estão trabalhando com regime parcial dos seus trabalhadores, ou seja aqueles trabalhadores que frequentavam a empresa diariamente, estão trabalhando em regime de home office, com esta diminuição há casos de empresas que tiveram que fechar as portas, por conta dos gastos em manter os seus funcionários em casa neste período, diminuindo assim o número de serviços atendidos por essas empresas, como também a renda mensal da mesma.
A importância do trabalho para a sociedade é favorecer a interação, proporcionar e estabelecer metas na quais valorizem a interação dos alunos, de maneira que haja mais profissionais capacitados para esta abordagem, onde fortaleça a interação entre os profissionais e reflita nos alunos. 
Os problemas a serem abordados ao longo do projeto são: Quais os impactos causados dentro da instituição? Como controlar o coronavirus? Quais as medidas de segurança a serem tomadas pelas instituições. Medidas estipuladas pela CLT no recesso temporário de trabalho. Onde trabalharemos com os seguintes objetivos, a fim de esclarecer todas as dúvidas possíveis:
Buscar o entendimento sobre as novas leis vigentes para o período da pandemia; 
Compreender a importância da preservação dos empregos, quais as medidas tomadas pelas empresas;
Comparar e analisar se os direitos trabalhistas antes e durante o período de pandemia, estão sendo cumpridos.
DESENVOLVIMENTO.
De acordo com a Doutora Mello (2020), grande foram as mudanças enfrentadas pelas empresas e seus funcionários no período que estávamos vivendo de pandemia.
O ambiente organizacional ao longo dos anos vem passando por várias mudanças, como por exemplo, desenvolvimento de tecnologias, mudança dos mercados, das relações de trabalho, dentre outras. Além dessas mudanças, atualmente estamos vivendo uma crise complexa, que tem gerado impactos econômicos, sociais, emocionais, na saúde, na gestão das empresas, nas relações de trabalho, nos hábitos de consumo, no modo de sobrevivência. Tudo isso, sem data para acabar. (MELLO, 2020)
Este período tem sido de grande provação não somente para as empresas como também para os profissionais da área, pois é nesse momento que é levado em consideração a empatia pelo próximo e as perspectivas que os profissionais da área terão com relação a aprendizagem de seus alunos, buscando sempre aperfeiçoar o seu conhecimento e de seus alunos.
Nota-se que durante este período as aulas deverão ser feitas de forma virtual, onde os professores deverão elaborar as suas atividades juntamente com os seus gestores, para que ambos possam estar cientes do que pode ser abordado dentro deste período, atentando-se sempre para a questão dos recursos a serem utilizados durante as atividades, é necessário que haja um planejamento, para que possam ser estudados métodos e estratégias de aprendizagem que possam auxiliar a organização do conteúdo durante este tempo que os alunos passaram mais tempo com os seus pais.
Miguel (2015, p. 154) pontua que as definições de emoção são amplamente debatidas, mas nenhuma delas é aceita de forma unânime pelos cientistas que trabalham na área. A série de adjetivos que usamos no nosso dia a dia para nos referirmos às nossas emoções e às dos outros (feliz, triste, depressivo, medroso, ansioso, bem-humorado, irritado, alegre etc.) não diz respeito apenas a “emoções”, para alguns autores.
Perante essas considerações vale destacar que, é necessário dentro desse planejamento que os alunos se sintam acolhidos, onde os professores deixem o ambiente mesmo que este seja em suas residências mais propícios a aprendizagens.
Com o objetivo de reduzir os impactos da pandemia, diminuindo o pico de incidência e o número de mortes, alguns paísestêm adotado medidas como isolamento de casos suspeitos, fechamento de escolas e universidades, distanciamento social de idosos e de outros grupos de risco, bem como quarentena de toda a população (Brooks et al., 2020; Ferguson et al., 2020).
De acordo com Alves 2020, o mesmo sugere que haja algumas indagações que foram feitas ao logo do ano de 2020 e que merecem atenção por parte dos gestores educacionais:
Mas como gerir tudo isso? Como fazer com que os alunos tenham resultados satisfatórios com o ensino remoto? Como fazer com que os professores se mantenham vibrantes em sua atuação docente? Ou, ainda mais importante, como manter os professores e alunos mentalmente saudáveis e motivados em um cenário sombrio de pandemia? (2020)
Dentro deste quesito é necessário que haja uma união entre os gestores e os professores para que estes possam contribuir com propostas didáticas que possam vir a contribuir ainda mais com a aprendizagem dos alunos, melhorando ainda mais a comunicação e a interação entre ambos.
Foi então que surgiu a necessidade de questionar: como fazer para conseguir potencializar a gestão escolar frente à pandemia de Covid-19? Sabe-se que a educação a distância já é uma realidade antiga; até os mais céticos já notaram isso e ela se fez extremamente presente no período obscuro de pandemia para preservar a saúde dos profissionais docentes e dos alunos. (2020)
2.1 DISCUTINDO O ASSUNTO.
Diante do caos gerado pela pandemia muitas empresas tiveram que mudar suas formas de atendimento, sejam estas do segmento alimentício, áreas da Saúde como também áreas da educação, muitas empresas tiveram que se adaptar a esse período de isolamento social, outras tiveram que remanejar os seus funcionários para outros setores, estes direcionando-os para trabalhos remotos e aqueles que realmente necessitavam de um atendimento pessoal, tiveram que ter o seu atendimento por um prazo mais curto, por exemplo empresas que trabalhavam do horários das 7 horas da manhã até às 17 horas da tarde.
Dentro desses horários a carga horária seria de 8 horas diárias, totalizando 40 horas semanais, essa representação diante da carga horária semanal de uma instituição de Ensino Educacional, tendo o seu horário reduzido para 4 horas diárias, porém com o aumento de casos recorrente aos professores como também os alunos, começaram a ser estudadas propostas das aulas se tornarem remotas, estas sinalizados para que os professores trabalhassem em período remoto, em suas residências, contemplando a mesma carga horária do serviço presencial, porém com um atendimento diferencial, os professores terão horários dentro da sua agenda pedagógica para atender os pais e explicarem as propostas pedagógicas a serem feitas.
A reorganização do setor Educacional gerou um grande conflito entre as instituições e os pais, pois mesmo tendo todo o auxílio necessário e com cargas horárias para o atendimento mais específicas, alguns familiares ainda acreditam que a melhor forma para que os alunos conseguissem compreender e organizar o seu currículo Educacional seria o retorno das aulas, porém por ordens do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde as aulas continuam a ser ministradas em serviços remotos, com maior número de atendimento, como também uma maior resolução aos problemas dispostos por esta área. Porém na área de educação este não é o único conflito de interesses entre a instituição e os pais. A grande dificuldade das instituições é a insegurança das metodologias utilizadas em período remoto, pois a secretaria de educação pede que dentro da grade curricular do ensino fundamental e ensino médio as aulas continuem a serem ministradas de acordo com a grade curricular presencial, ou seja o material curricular será o mesmo, porém o material a ser utilizado, como livros e datas para entrega de trabalho serão diferenciadas de acordo com cada uma das instituições, lembrando que essas devem seguir a grade curricular.
Outras questões apresentadas dentro do setor Educacional, são as grandes demissões por parte das instituições, pelo fato do serviço ter sido direcionado para o trabalho remoto, muitas instituições com a falta de pagamento das suas mensalidades resolveram fechar as suas portas, gerando assim um aumento muito maior de desempregados, e essa falta de salário ao desemprego, aumentou e muito o número de pessoas a serem pagas pelo governo ou seguro-desemprego, com esse processo de seis meses do seguro-desemprego.
As instituições devem entrar em um acordo com seus funcionários para que seja feito o pagamento dos honorários perante ao tempo de serviço no qual o funcionário foi contratado, caso a instituição não consiga honrar com os pagamentos de seus funcionários, este seja feito em comum acordo entre ambos, e que esse pagamento seja feito através de um valor estipulado mensalmente, até todos os débitos que a empresa tem com o funcionário, nesse caso para as empresas que não possuem o montante total, seja quitado de forma integral e também pelo valor do contrato da rescisão, mas caso a empresa tenha o valor estipulado pelo contrato da rescisão para pagamento de todos os funcionários, que esse seja feito de maneira regular.
Deve-se salientar que casos como estes não estão direcionados somente ao setor educacional, problemas enfrentados por outros setores como áreas da saúde e comércio também enfrentam uma grande demanda de demissões por conta do aumento da demanda de serviço, porém com uma diminuição nos salários, muitas empresas estão tendo que demitir funcionários e contratar novos funcionários com salário muito menor do que o salário base para cada uma das funções.
2.2 LEIS TRABALHISTAS EM REGIME DE LOCKDOWN.
No período do covid-19 o que mais foi questionado foram as garantias dos direitos dos trabalhadores em caso de decreto do lockdown novamente. Como observado no início do ano o prefeito de São Paulo decretou o lockdown com uma proposta de conter o vírus da mesma forma como amenizar o sistema da saúde para que conseguisse recursos necessários para compra de medicamentos e aparelhagens para o tratamento do mesmo. 
De acordo com Moraes (2020), o lockdown implica-se no fechamento de fronteiras, estradas, aeroportos, comércio e empresas como também indústrias enquanto há um número suficiente de pessoas contaminadas dentro da região, essa proposta de lockdown é aplicada.
Baseia-se por isso o fechamento dos testes feitos para comprovação da doença, são feitas pesquisas regularmente para testar um número específico no qual acometem o município A partir dessa testagem é feita a escala da quantidade de pessoas que estão contaminadas, pela proporção daqueles que já tiveram a doença e estão curados.
Na prática, o lockdown consiste no bloqueio total de uma região seja decorrente do ato governamental, promulgação de lei ou resolução ou decisão judicial, como previsto no art. 486 da consolidação das leis do trabalho, desde que impossibilitem a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável. (MORAIS,2020)
Como apresentado acima algumas características importantes para a compreensão do motivo pelo qual é utilizado o lockdown em algumas regiões, cabe as empresas organizar o seu local de trabalho, fazer as devidas reuniões com seus funcionários, para que eles possam compreender o que será feito dentro da proposta de lockdown e como será mantido os cargos da mesma forma que será esclarecido as questões salariais, contratação e dispensa temporária dos empregados.
De acordo com Morais (2020), cerca de 600 empresas de pequeno e micro, tiveram que encerrar as suas atividades econômicas por conta das medidas expedidas pelo governo federal para contenção do covid-19, um número alarmante para economia, pois perante esta frenagem na economia, a diminuição da renda per capita econômica teve queda de 4,7% do ano de 2020.
Dos três tipos de lockdowns previstos no artigo 486 da CLT o adotado foi o lockdown governamental aquele que decorre do ato próprio da gestão da autoridade pública, portanto, decorredo auto de autoridades municipais estaduais. (MORAIS, 2020)
Tendo em vista que ao analisar como estão sendo o agravante, é necessário analisar os dados das empresas para que possam expor um regime de trabalho com uma carga horária, como também o fechamento em locais onde o índice de contaminação está muito levado.
Propostas feitas para o regime trabalhista neste período, vão de acordo com as estatísticas relacionadas aos dados e pesquisas feitas na região para levantamento de contaminados, mortalidade, recuperados da doença, onde são feitos esses cálculos e é interpretado como a base da doença vem se manifestando na região.
Tais interpretações adotam a argumentação da responsabilidade objetiva do empregador uma vez que consideram que o risco de atividade econômica é inerente aquele que assalaria e dirige a prestação de serviço pessoal. Para isso, reportam-se ao ART. 2°, da CLT. Seja na academia, seja no judiciário é necessário ter muito cuidado na interpretação e na aplicação dos conceitos e dos princípios. Interpretações equivocadas, que parte de falsas premissas, levam as argumentações equivocadas e também decisões equivocadas. (MORAIS,2020)
Deve-se notar o quê, ao falar sobre as argumentações e interpretações equivocadas, vale ressaltar aqui que é necessária uma abordagem mais ampla e explícita das argumentações feitas pelos empreendedores, para compreender como estão sendo feitos os remanejamentos, os encerramentos e as propostas dos pagamentos salariais ofertados pelo governo até que a empresa consiga se restabelecer.
O artigo 486 da CLT estabelece que no caso de paralisação temporária ou definitiva do trabalho, motivada por ato de autoridade Municipal, Estadual ou Federal (…), que impossibilite a continuação da atividade, prevalecerá o pagamento da indenização, que ficará a cargo do governo responsável. (MORAIS,2020)
2.3 ESTRATÉGIAS DE GESTÃO.
Tendo em vista que a gestão educacional em tempo de pandemia necessita de atenção, da mesma forma que uma gestão coerente e em busca de melhorias nos laços afetivos e profissionais, para que a instituição seja mais humana, consiga enfrentar os problemas, de maneira que contribua com a organização e o trabalho essencial feito pela mesma.
De acordo com Drumond (2020) existem algumas estratégias que podem ser feitas para auxiliar nas organizações das atividades a serem feitas dentro da instituição, são estas:
· Manter e apresentar à toda comunidade escolar uma rotina de estudos, aulas e atividades.  
· Criar aulas síncronas, com a presença do professor, que precisa estar no ambiente digital antes mesmo dos alunos acessarem. 
· Realizar aulas práticas e objetivas, no horário marcado, cumprindo o compromisso assumido na programação das atividades.  
· Ter atenção com o ambiente a volta enquanto estiver com a câmera ligada e avisar que as atividades serão gravadas para se resguardar de possíveis questões legais.  
· Abrir espaço para dúvidas e conversas com o professor. 
· Apresentar um relatório semanal para os pais com as atividades realizadas.
· Equalizar o tempo de aula on-line (tanto ao vivo quanto gravadas), considerando a idade da criança e tempo necessário para intervalos, assegurando foco e produtividade nas atividades remotas.   Equilibrar momentos de relacionamento e instrução nas aulas. É importante garantir a interação entre os alunos, mesmo que de maneira remota.  
· Respeitar o estilo do professor. Ele continua sendo o centro do processo educacional, mantendo seu jeito carisma.   
· Assegurar propostas e atividades inovadoras, que estimulem habilidades diversas dos alunos. Recursos tecnológicos como Hangouts, Jamboard, CloudLabs, existentes na plataforma Plurall, por exemplo, asseguram um ambiente educacional dinâmico e prático (2020)
Estas estratégias permitem que o gestor educacional concentre os esforços de todos os funcionários na elaboração de planejamento e atividades inovadoras que através dos recursos midiáticos possam contribuir ainda mais com a aprendizagem dos alunos.
 CONCLUSÃO.
Mediante a tudo o que foi exposto dentro desse trabalho de pesquisa, note-se os grandes desafios a serem ultrapassados com o ensino híbrido, uma vez que é a primeira vez que passamos por um momento tão delicado e complexo. 
Desta forma no caso da educação, quando determinado o lockdown o trabalho passou a ser em home office, com vídeos e aulas on-line, apresentando e disponibilizando os materiais para os alunos e pais, onde poderiam acompanhar todas as propostas de aprendizagem. 
Percebemos com isso a importância da organização e participação de todos na gestão participativa tanto das instituições escolares como também de todos os outros setores de trabalho principalmente em tempos de pandemia.
Se fez necessário a união de toda a equipe escolar e que fossem feitas reuniões para se buscar estratégias e metas a serem alcançadas, como também as avaliações diagnósticas da aprendizagem desses alunos para que conseguissem atender de uma melhor forma tudo o que estava sendo transmitido aos alunos. Sempre que preciso estar se reformulando e buscando novas estratégias, como também novas capacitações de seus profissionais na busca de sempre ofertar um trabalho de qualidade e que motivassem esses alunos. 
Lembrando sempre que o funcionário que precisasse continuar de forma presencial se fazia necessário usar os equipamentos de segurança, manter o distanciamento e respeitar as ordens do Ministério da Saúde. Caso essas instituições tivessem um número alto de funcionários contaminado com o vírus, que fossem feita uma testagem com todos funcionários e aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas, estes sejam isolados, mas se o número de contagio for maior é necessário que seja feito o isolamento de todos os funcionários atendendo as normas do Ministério da Saúde. 
REFERÊNCIAS.
ALVES, Gabriel Cunha. Desafios da gestão escolar frente à pandemia de Covid-19. Educação Pública, v. 20, nº 33, 1 de setembro de 2020. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/20/33/desafios-da-gestao-escolar-frente-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 24/05/2021;
BRASIL, eSocial. Prorrogado período de suspensão do contrato de trabalho e redução de salário e jornada. O decreto que prorroga por dois meses a suspensão dos contratos de trabalho e por mais um mês a redução de salários e carga horária de empregados foi publicado nesta terça-feira (14) no Diário Oficial da União.2020. Disponível em: https://www.gov.br/esocial/pt-br/noticias/prorrogado-periodo-de-suspensao-de-contrato-de-trabalho-e-reducao-salarial. Acesso em: 10/06/2021;
BROOKS, S. K.; WEBSTER, R. K.; SMITH, L. E.; WOODLAND, L.; WESSELY, S.; GREENBERG, N.; RUBIN, G. J. The psychological impact of quarantine and how to reduce it: Rapid review of the evidence. The Lancet, v. 395(10227), p. 912-920, 2020.
DRUMOND, Kelly. Estratégias para a Gestão da Escola em Cenário de Crise. 2020. Disponível em:https://www.somoseducacao.com.br/estrategias-para-a-gestao-da-escola-em-cenarios-de-crise/. Acesso em: 04/06/2021;
MELLO, Andressa Sampaio. Artigo: Os desafios da liderança em tempo de pandemia. 2020. Disponível em: https://www.faesa.br/artigo-os-desafios-da-lideranca-em-tempo-de-pandemia/. Acesso em 05/06/2021; 
MIGUEL, F. K. Psicologia das emoções: uma proposta integrativa para compreender a expressão emocional. Psico-USF, Itatiba, v. 20, n. 1, p. 153-162, abr. 2015. Disponível
em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141382712015000100015lng=en&nrm=isso. Acesso em: 23/05/2021;
MORAIS, Océlio. Direitos do trabalhador no lookdown. 2020. Disponível em:
https://www.oliberal.com/colunas/ocelio-de-morais/direitos-do-trabalhador-no-lockdown1.275152. Acesso em: 12/05/2021;
ORNELL, Felipe et al. pandemia de medo e Covid-19: impacto na saúde mental e possíveis estratégicas. Revista Debates in Psychiatry, 2020.TEIXEIRA, Lucas Borges. Lockdown: como funciona, o que é, significado e locais em que vale a medida. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/faq/lockdown-como-funciona-o-que-e-significado-e-regras-em-sp-e-mais-cidades.htm. Acesso em: 14/05/2021;
XIANG, Y. T.; YANG, Y.; LI, W.; ZHANG, L.; ZHANG, Q.; CHEUNG, T.; et al. Timely mental health care for the 2019 novel coronavirus outbreak is urgently needed. Lancet Psychiatry, v. 7, p. 228-229, 2020.

Continue navegando