Buscar

prova embalagens

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Nome: Vitória Souza Penedo
RA: 1745468
AVALIAÇÃO DE EMBALAGENS
1. O produto escolhido foi o milho verde. O milho verde pode ser comercializado de várias maneiras, como sua venda à granel que pode ser utilizado em rações, milho verde in natura (espiga) que pode ser utilizado para realização de bolos e doces, milho verde congelado, milho verde cozido ao vapor e milho verde em conserva. 
O produto escolhido foi o milho verde em conserva, que leva em sua composição apenas o milho verde e salmoura (água e sal). Este produto pode ser comercializado em diferentes tipos de embalagens, como em latas, vidros, embalagens cartonadas e as embalagens stand up pouch (sachês SUP).
2. O milho em conserva passa por vários processos desde a chegada dele na indústria até o consumidor. Quando o milho in natura chega na indústria seu processo consiste em uma linha contínua, onde ocorre as operações preliminares (classificação, lavagem, branqueamento, seleção), envase, adição da salmoura, exaustão, recravação, esterilização, resfriamento, rotulagem e por último a estocagem.
3. a) Os alimentos enlatados ou envasados normalmente são preservados pela aplicação de métodos físicos ou químicos, sendo o mais frequente a utilização de tratamentos térmicos, de intensidade variável, de acordo com as condições do produto. 
Um alimento enlatado está comercialmente estéril quando não apresenta microrganismos capazes de deteriorar o produto. Assim, por esterilidade comercial, não se subentende esterilidade absoluta, uma vez que células viáveis podem ser recuperadas de alimento comercialmente esteireis. Um alimento enlatado pode sofrer alterações por causas variadas como:
I. Problemas de natureza microbiológica, que envolvem sub-processamento térmico, resfriamento inadequado das latas após a esterilização comercial, recontaminação dos alimentos por vazamento das latas e deterioração pré-processamento térmico.
II. Problemas químicos, particularmente a corrosão interna das latas, com liberação de hidrogênio e consequente estufamento das mesmas.
III. Problemas físicos, destacando-se o enchimento excessivo das latas, com ausência ou inadequação do espaço livre, exaustão deficiente, operação incorreta, com consequente abaulamento na lata.
Os gêneros de microrganismos envolvidos na da deterioração de enlatados dependerão, principalmente do pH dos alimentos, no caso do milho em conserva seu pH é maior que 4,5, portanto é um produto de baixa acidez. Os alimentos envasados podem sofrer contaminação devido a tratamentos e manipulações inadequadas, equipamentos e utensílios mal sanitizados e armazenamento.
b) No caso do milho em conserva, a esterilização é uma das operações mais importantes da indústria de conservas, garantindo assim a qualidade do produto. Sua finalidade é dar estabilidade aos produtos, evitando as alterações devido a microrganismos e melhorar a consistência, cor, sabor, aparência, mediante o “cozido” que ocorre na operação.
c) Para o milho em conserva, o material de embalagem deve garantir proteção contra a oxidação, perda de umidade e contaminação microbiológica. As embalagens devem evitar as alterações das características sensoriais do produto, além de satisfazer as necessidades de marketing, custo, disponibilidade, entre outras. Em casos onde é feito o acondicionamento à quente do produto, para diminuição da concentração de oxigênio no espaço livre e da carga microbiana da embalagem, exige-se também do material de embalagem uma estabilidade térmica e dimensional nas temperaturas de enchimento. Além desses requisitos, a boa hermeticidade do sistema de fechamento assegura a manutenção das características do material de embalagem e evita a recontaminação microbiológica do produto. O consumidor considerará a compra de um produto se, além do valor, o mesmo seja prático em manusear como fácil abertura, armazenamento fora de refrigeração etc.
4. O melhor tipo de embalagem para o milho em conserva são as latas de aço. As latas de aço para alimentos termicamente tratados na embalagem apresentam propriedades como resistência, velocidade de fabricação, facilidade de enchimento e recravação, além de suportar altas temperaturas e pressões. Os alimentos envasados na lata de aço não levam conservantes ou aditivos químicos, têm seu sabor e suas propriedades nutricionais preservadas por mais tempo e podem ser mantidos sem refrigeração, economizando energia.
A embalagem bloqueia a incidência de luz e oxigênio, fatores que aceleram a degradação do conteúdo e, por isso, conserva o alimento por mais tempo na prateleira ou em casa.
5. O uso das latas de aço no envase de alimentos apresenta algumas vantagens como o fato de serem invioláveis, pois possuem sistema de fechamento hermético, impermeável à passagem a luz, oxigênio e microrganismos, o que garante condições de consumo por longo tempo. Há ainda a opção de autoclavação, ou seja, o alimento cozido dentro da embalagem é esterilizado conservando propriedades do produto. Também são embalagens resistentes ao transporte, não são inflamáveis, recicláveis e degradáveis. Já como desvantagens, temos a não visualização do produto, as latas não são apropriadas para uso em micro-ondas, possui um custo maior do que as embalagens plásticas e podem apresentar corrosão. 
6. No caso do milho em conserva, deve constar na sua rotulagem as seguintes informações: os dados do fabricante (nome, endereço, CNPJ, telefone SAC, e-mail e home page), informações nutricionais, nome do produto, data validade, lote, peso líquido/peso drenado, ingredientes, condições de armazenamento e código de barras.
7. No caso das embalagens de vidro, quando ele é jogado fora (tanto inteiro quanto quebrado), ele é submetido a uma lavagem para retirar as sujidades e então passa por um processo de trituração. Seus cacos são aquecidos a altas temperaturas e então são moldados novamente em formas de copos, garrafas, etc. 
No caso das embalagens cartonadas e os sachês SUP já é mais difícil sua reciclagem, pois elas apresentam diversos componentes prensados que possuem características físicas e químicas diferentes, o que dificulta a separação dos mesmos. O processo de reciclagem desta embalagem se dá em um equipamento que mistura a embalagem cartonada e a água, agitando fortemente a mistura durante 30 minutos. Ao longo desse período, as fibras de papel da embalagem são separadas das camadas de plástico e de alumínio e, com isso, se misturam à água. O plástico e o alumínio, ainda unidos, são retirados do equipamento e levados para outras empresas de reciclagem especializadas na separação desses dois materiais (em alguns casos), eles são reaproveitados ainda unidos. No caso das fibras, pode ser utilizado para a fabricação de palmilhas de sapatos, caixas de ovos, entre outros. Já o plástico e alumínio são utilizados para a produção de telhas.
No caso das latas de aço, elas são totalmente recicláveis, ou seja, quando você a descarta na coleta seletiva ela pode voltar infinitas vezes à sua casa, em forma de tesoura, maçaneta, arame, automóvel, geladeira ou até mesmo uma nova lata. Há apenas alguns tipos de itens, como solventes, tintas e outros conteúdos que contêm química nociva e devem ser devolvidos aos fabricantes para que eles limpem os resíduos antes de enviarem para o reaproveitamento.
Uma das formas de reciclagem também é aquela onde após a utilização do produto, utilizamos sua embalagem para artesanatos ou até mesmo como um utensílio doméstico.

Outros materiais