Buscar

Resumo da Neuropsiquiatria

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sociedade Simples Profissionalizante Eglântine Mota
Curso: Técnico em enfermagem.
Aluno: Kevyn Pantoja Silva
Matéria: Neuropsiquiatria.
RESUMO
Falar sobre saúde mental é um tema bastante delicado de se abordar, em vista que está direcionado a mente como um todo. Ademais, doenças mentais devem ter uma atenção especial, e devem ser tratadas da forma mais delicada possível, tendo médicos, psiquiatras e psicólogos como principais agentes pra amenização destas doenças. Existem diversas doenças mentais, cujo as quais algumas delas serão abordadas adiante.
Síndrome do pânico: Esta síndrome remete a ataques repentinos estando ligados a ansiedade, esta doença se caracteriza pelo medo e o desespero estando interligada às emoções da pessoa que tem essa síndrome. A pessoa que possui esse transtorno, durante a crise, a mesma sente que vai morrer e consequentemente perde o controle de si mesma. Esta crise pode durar por aproximadamente 10 minutos de sofrimento para a pessoa.
Esta crise não tem um público alvo para atacar, ou seja, pode atacar tanto jovens como idosos, entretanto é mais comum esta crise aparecer ainda na adolescência, e atingir mais mulheres do que homens. São vários sintomas que acompanham esta síndrome, dente eles estão: Medo de morrer, dor ou desconforto no peito, sensação de falta de ar, tontura, entre outros. Pode ser a base de medicamentos antidepressivos acompanhados de terapia.
Esquizofrenia: A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica que tem como característica a perda do contato com a realidade. Esta doença tem como principal característica a perda do contato com a realidade, sendo assim, ela ocasiona no indivíduo delírios e alucinações, a pessoa se fecha de si mesma e do mundo ao redor dela. Neste caso, tentar conversar e convencer a pessoa do contrário que a mesma acredita, torna-se inválido, uma vez que esta pessoa já criou sua própria visão do mundo.
Os sintomas desta doença são: delírios e alucinações, estes sintomas fazem com que a pessoa se sinta observado e perseguido. Adiante, o indivíduo escuta vozes na cabeça, apatia, etc. Seu tratamento envolve medicamentos de remédios antipsicóticos com prescrição médica/psiquiátrica, além de psicoterapia e cuidados especializados.
Transtorno de humor: O transtorno de humor é uma doença mental que se caracteriza por provoca alterações no comportamento e no temperamento do indivíduo. Embora o nome seja transtorno de humor, esta doença não afeta somente o humor da pessoa, com também as relações sociais da mesma. A pessoa que possui este transtorno, tem sua vida alterada pelos sintomas, atingindo negativamente sua vida e suas relações pessoais, profissionais, social, amorosa, etc. O indivíduo tem dificuldade em socializar e se manter psicologicamente estável diante destes sintomas.
É importante lembrar que são vários tipos de transtornos, sendo o transtorno de humor apenas uma porta que leva aos demais, como por exemplo depressão e bipolaridade. Seu tratamento pode ser a base de psicoterapia e farmacológico com uso de medicamentos antidepressivos.
Transtorno de ansiedade: O transtorno de ansiedade é um distúrbio psicológico, tendo como principal característica, a preocupação excessiva e medo de situações cotidianas. A crise de ansiedade normalmente acontece próxima a acontecimentos, tais como uma entrevista de emprego, viagens, apresentações de trabalhos, realizações de provas, etc. Ter ansiedade é saber se preparar para enfrentar essas situações. Esse transtorno pode afetas as pessoas de qualquer idade, podendo acompanhar o indivíduo desde seu nascimento até a sua morte.
Seus sintomas envolvem: falta de ar, taquicardia, dores na cabeça, dificuldade de concentração, irritabilidade, dores musculares, entre outros. O tratamento inclui o uso de medicamentos antidepressivos, sob orientação médica, e sessões de terapia comportamental cognitiva.
Transtorno obsessivo compulsivo: Esse transtorno mais conhecido como TOC, é um distúrbio psiquiátrico de ansiedade, sua principal característica é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões. A pessoa que possui esse transtorno fica obcecado por ideias e imagens que invadem o psicológico da pessoa, sem que a mesma queira. algumas pessoas fazem ritual próprio da compulsão, visando amenizar seu efeito sobre elas. Seu principal sintoma é a presença de pensamentos obsessivos, além de uma preocupação excessiva. O tratamento pode ser a base de medicamentos e terapia cognitivo-comportamental.
Transtorno bipolar: Esse transtorno, assim como os demais, é um distúrbio psiquiátrico complexo, caracterizado pela alternância de episódios de depressão. As crises podem ser leves, moderadas e/ou graves, variando de frequência e duração. A mudança de humor do indivíduo tem grandes impactos negativos sobre seu comportamento e suas atitudes. Esse transtorno manifesta-se tanto em homens, como em mulheres, entre os 15 e aos 25 anos, podendo afetar também crianças e idosos.
Seus sintomas são: tristeza profunda, alterações do sono, isolamento social, culpa, frustração, entre outros. O tratamento inclui o uso de medicamentos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida e mudança de hábitos, como o de tomar café.

Outros materiais