Buscar

Efeitos e consequências do plágio em projetos de pesquisa científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Efeitos e consequências do plágio em projetos de pesquisa científica. 
Nos dias de hoje, infelizmente vemos muitos plágios, pessoas que pagam trabalhos acadêmicos , músicas ,poesias e etc, sendo plagiados.
Mas se esquecem que isso, Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos.
Segundo o Código Penal (artigo 184), o plagiador está sujeito a multa e até a detenção, de três meses a um ano. Nos  cursos técnicos, de graduação ou de pós- graduação, quando identificado, o plágio pode zerar trabalhos, inclusive TCCs. Se a constatação for feita após a formatura ou a obtenção de título (especialista, mestre ou doutor), o indivíduo pode ter o diploma cassado ou perder a titulação. Marcando negativamente seu currículo.
Para a instituição de ensino, a prática de plágio também traz prejuízos, pois, em caso de publicação do trabalho plagiado, ela poderá ser responsabilizada e prejudicar sua pontuação no Ministério da Educação.
Isso exige atenção redobrada dos professores, principalmente do professor orientador, na hora de corrigir trabalhos acadêmicos. Hoje em dia, a “caça ao plágio” se tornou mais fácil, pois, além da experiência dos docentes, há inúmeros sites e softwares desenvolvidos para dizer se um texto é cópia de outro em segundos.
Tipos de plágio
O plágio acadêmico é classificado em integral, parcial, conceitual e autoplágio. Veja a seguir quais são as definições para cada um deles:
·  plágio integral: cópia de uma obra completa, sem identificar o autor;
·  plágio parcial: cópia de trechos de várias obras;
·  plágio conceitual: cópia do conteúdo de uma obra com a modificação das palavras;
·  autoplágio: publicar um trabalho antigo como se fosse inédito.
É possível, ainda, um mesmo trabalho conter mais de um tipo de plágio. 
 É necessário se inscrever nos sites, colocar o trecho com suspeita de plágio no site e aguardar alguns minutos pelo resultado. São práticas muito comuns entre professores universitários, mas que também podem ser utilizadas por alunos como garantia.
 
Como evitar o plágio
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é uma instituição responsável por padronizar a produção de produtos, documentos, textos e, inclusive, trabalhos acadêmicos A melhor chance de evitar o plágio é sempre fazer citações de qualquer informação que for colocada em seu trabalho. Isso pode ser feito de forma direta ou indireta.
Um bom método para evitar qualquer acusação sobre plágios é fazer uma lista onde constem todos os livros e textos que a pessoa usou na pesquisa. O nome dessa seção deve ser “Referências Bibliográficas”. Assim, caso alguém queira consultar o conteúdo que você pesquisou, ela terá o trabalho facilitado por essa lista. É um processo simples, mas que evita muitos problemas.
Itens básicos que não podem faltar em uma referência bibliográfica:
·   Sobrenome e nome do autor;
·  Nome da obra utilizada;
·  Dia em que o material foi publicado ou 
·   Local da publicação.
Revisão
Revisar o seu texto várias vezes é um bom método para fugir do plágio, pois, assim, será possível refazer as suas ideias e reescrevê-las com suas próprias palavras sem precisar copiar o que alguém disse. Como a língua portuguesa é muito ampla, pode acontecer de uma frase ser considerada plágio mesmo que a pessoa a tenha escrito sem usar o famoso “copiar e colar”.
Além disso, essa estratégia é muito útil para minimizar erros gramaticais. Quanto mais a pessoa revisar, maior a autenticidade do texto. Peça ajuda de outras pessoas caso esteja com dificuldades no momento da revisão. Aulas de redação também podem ajudar nesse processo.

Continue navegando