Buscar

BULLYING

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IES: UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA
	ALUNO: CLÁUDIO DE ARAÚJO SILVA
	MATRÍCULA:
	UP: 19147240
	CURSO: PEDAGOGIA
	SEMESTRE:
	4º
	Live: 
	BULLYING – COMO COMBATER ESSE MAL? 
	Data do Evento:
	08/10/2020
	 Os convidados na LIVE da conexão AVP da UNIP foram: Renata Baraldi e Tiago Caldas na qual abordaram o tema “Bullying – como combater esse mal”? O bullying dentro da escola, considerando que este é um dos principais cenários desse tipo de ocorrência e, ao mesmo tempo, um espaço de formação intelectual, cultural e social, e deve contribuir ativamente combatendo qualquer episódio de violência entre os alunos, Afinal, quando um episódio de bullying ocorre no ambiente escolar, a instituição passa a ter responsabilidade sobre o caso e deve investir em iniciativas para identificá-los e preveni-los, promovendo ações de conscientização que envolvam toda a comunidade: coordenadores, professores, pais e os próprios alunos.
 Outro ponto que torna a figura da escola ainda mais importante na discussão desse assunto é a maior propensão de crianças e adolescentes a práticas de discriminação em relação àqueles que não se enquadram em padrões específicos tidos como “normais”. Mas, como detectar situações de bullying entre os alunos? Agressões físicas ou verbais, como xingamentos e apelidos ofensivos; Ameaças e intimidações; Ataques online; Destruição e roubo de objetos pessoais; Discriminação; Invenção de boatos; Humilhação pública. Independentemente da faixa etária, da classe socioeconômica ou do tipo de escola, o bullying sempre traz resultados negativos para todos. Quando falamos em agressões físicas, a vítima pode sofrer lesões e outros danos altamente prejudiciais e, às vezes, até mesmo irreversíveis. No entanto, as sequelas mais graves são as psicológicas e emocionais que podem atingir também ao agressor. No âmbito educacional, por sua vez, é possível observar quedas consideráveis no rendimento e na aprendizagem, além de problemas no que diz respeito à convivência em sala de aula. Para driblar essas situações, vamos apresentar, no tópico seguinte, formas de combater o bullying escolar.
 A conscientização! E, para isso, é fundamental que a escola se torne um espaço de diálogo, promovendo iniciativas que melhorem a comunicação, permitam a troca de informações e a reflexão sobre o assunto.
RESUMO ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Continue navegando