Buscar

TEIAS DE FORMAÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TEIAS DE FORMAÇÃO EDUCATIVA EM ESPAÇOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
Leia o texto a seguir. A partir da criação de Escolas no Antigo Império Egípcio, há cerca de 3.500 anos, foram disseminadas em torno de 1.500 anos a.C. pelo faraó Tutmés I, da XVIII Dinastia monarca. Enfatizava-se, naquele contexto, a importância da educação e incentivava a cultura. O método utilizado era a memorização da escrita egípcia através do papiro. Assim, formavam-se assim os escribas pertencentes a elite sacerdotal e da administração do Estado Egípcio. Esse texto faz referência a que Revolução:
 Primeira Revolução Educacional
Leia o texto a seguir. é importante destacar que a criação de espaços para ensinar nesse período era em espaços religiosos, pois a educação era concebida como algo sagrado, religiosos. Em Atenas em torno de 300 a.C criou a Academia, local para o ensino da palavra, da música, das ciências, a formação intelectual dos jovens. Em Roma, a escola romana teve influência da cultura grega, manteve os mesmos princípios no que se refere ao ensino da gramática e da retórica para as classes políticas e militares. Esse modelos de ensino se perpetuou na Idade Média, tanto na Europa como no mundo Islâmico. Sempre com o enfoque de um ensino como algo sagrado e religioso. Todavia, no século XVIII, por obrigatoriedade à educação básica na Prússia, o clero perdeu a gestão das escolas. Nesse sentido, o texto nos permite uma análise crítica sobre a educação, ou seja, permite-nos compreender que a educação historicamente teve um caráter:
 Excludente
Leia o texto a seguir. Na segunda metade do século XX houve a extinção de sistemas educativos excludentes, tendo vista a implementação de políticas que apontavam para a escolarização das crianças e, dessa forma, para universalização do ensino. Esse texto remete a que Revolução ?
Terceira Revolução Educacional.
Leia o texto a seguir. Nós somos considerados seres que, falam, fabricam seus próprios instrumentos e são simbólicos. Isto porque estamos inscritos numa longa ordem biológica e porque somos produtores de cultura. Logo, somos 100% natureza e 100% cultura. O conhecimento não está limitado à ciência, pois há na literatura, na poesia, nas artes, um profundo conhecimento. Todas as grandes obras de arte possuem um profundo pensamento sobre a vida. Segundo o próprio Morin, devemos romper com a noção de que devemos ter as artes de um lado e o pensamento científico do outro. Este pensamento está relacionado com qual teoria?
Teoria da Complexidade.
Leia o texto a seguir. Os desenvolvimentos disciplinares das ciências não só trouxeram as vantagens do divisão do trabalho, mas também os inconvenientes da superespecialização, do confinamento e do despedaçamento do saber. Não só produziram o conhecimento e a elucidação, mas também a ignorância e a cegueira. Dai nasceu a divisão disciplinar da natureza, ou seja, a estruturação das diversas disciplinas que passaram a estudar cientificamente os diferentes fenômenos, o universo, a matéria, a vida e os seres vivos. Nesse sentido, podemos compreender que a divisão das disciplinas seguem uma metáfora, que nos permite entender esse modelo cartesiano, qual é essa metáfora?
 Do Relógio.
Para Morin (2001 apud ARAUJO, 2014), se de um lado o desenvolvimento do método __________ (mecanicista) e a __________ da disciplina permitiram o ser humano dominar e controlar a natureza (o que gerou um progresso científico ) a __________ também gerou ignorância e __________ ao não considerar a __________ dos fenômenos. Qual a alternativa indica as palavras corretas em relação ao sentido do texto?
 científico; especialização; superespecialização; cegueira; complexidade.
Leia o texto a seguir. A interdisciplinaridade implica em relações de reciprocidade, de mutualidade, de substituição da concepção mecânica e fragmentária por uma concepção unitária do ser humano, trata-se, portanto, de movimento de renovação e, ainda, pode-se considerar que a interdisciplinaridade é um processo que precisa ser vivido e exercido na prática, isto é, um projeto interdisciplinar, pode advir de uma pessoa que possuí, em si, a atitude interdisciplinar e compartilha essa atitude com o grupo. Desse modo, a realização de um trabalho interdisciplinar exige a elaboração de um projeto inicial, pertinente e claro para que todos sintam o desejo de integrar os processos. Nesse sentido, podemos dizer a interdisciplinaridade se trata de um processo que possibilite,
a integração e o engajamento de educadores com interação das disciplinas do currículo escolar entre si e com a realidade.
Leia o texto a seguir. A interdisciplinaridade representa a ideia de que para superar a fragmentação do ensino, não é suficiente que um professor isoladamente articule conteúdos das diversas disciplinas escolares, portanto, a interdisciplinaridade não se restringe aos aspectos teóricos e conceituais. Considerando o texto, a interdisciplinaridade, mas do que uma compreensão abstrata requer,
capacidade de dialogar, aprender com outro, se colocar em condição de humildade e, sobretudo, compreender o próprio processo dialógico como fonte de saber.
Leia o texto a seguir. Os Temas Transversais, no contexto educacional, são aqueles assuntos que não pertencem a uma área do conhecimento em particular, mas que atravessam todas elas, pois delas fazem parte e a trazem para a realidade do estudante. Na escola, são os temas que atendem às demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional. Considerando o texto, é correto afirmar que:
 Os Temas Transversais buscam uma contextualização do que é ensinado, trazendo temas que sejam de interesse dos estudantes e de relevância para seu desenvolvimento como cidadão.
Leia o texto a seguir. A Transversalidade exige uma intervenção educativa dirigida a superar as visões parciais e limitadas que abordam os fatos com base em uma única disciplina. A complexidade da maioria dos fenômenos sociais torna imprescindível um novo olhar e uma nova forma de interpretação, transformando as visões tradicionais do mundo em outras mais globais, respeitosas e solidárias e, ainda, compreende que o papel da escola não se restinge aos conteúdos disciplinares. Desse modo, qual a alternativa que representa, dentro do contexto que se apresenta, as respectivas propostas da Transversalidade?
 Trabalhar a instrução, ou seja, os conhecimentos históricos produzidos dentro de um dado contexto cultural, portanto, os conhecimentos disciplinares e a formação, ou seja, a cidadania a partir de uma educação em valores.
Leia o texto a seguir. A pedagogia, como ciência da educação interessada pelo fenômeno educativo em seu sentido amplo para além da escola, é um campo de conhecimento que deve assumir, a partir de diálogos interdisciplinares, posição de protagonismo na construção de referenciais teórico-metodológicos. Nesse sentido, podemos dizer que se trata de um protagonismo que possibilite a potencialização de efeitos formativos decorrentes de práticas em espaços de ENE,
 convertendo-as em práticas pedagógicas.
Leia o texto a seguir. Do ponto de vista teórico, a ENE se relaciona com conceitos correntes no campo da pedagogia que expressam um significado ampliado para a formação humana com base em processos de ensino e aprendizagem diversificados, complexos, dinâmicos e interconectados em espaços e tempos distintos da instituição escolar, a exemplo do conceito de educação permanente. Por seu turno, a educação permanente pode ser entendida como,
 educação ao longo da vida, educação integral, educação social, etc.
Leia o texto a seguir. Ao lado desses conceitos, algumas perspectivas que fornecem elementos para conceituar a ENE se destacam por abordarem fatores que caracterizam e explicam o sentido e o funcionamento da prática educativa na sociedade contemporânea, a exemplo da perspectiva da sociedade pedagógica, da sociedade educativae da sociedade do conhecimento. Em particular, a perspectiva da sociedade pedagógica problematiza o aumento dos desejos de ensinar e aprender, ressaltando as necessidades de uso e geração de saberes em prol de ideais societários diversos. A expressão "sociedade pedagógica" é cunhada por Beillerot (1985) para se referir à,
natureza da sociedade contemporânea, considerando a interface educativa presente nas dinâmicas das relações sociais, transportando-as do espaço escolar para outros nichos institucionais extraescola.
Leia o texto a seguir. Com base nesse ponto de vista, a ENE consiste na designação de espaços, contextos ou âmbitos sociais e institucionais distintos da escola em que práticas educativas estejam sendo desenvolvidas considerando os modelos formais, não formais e informais, nos diversos níveis de inter-relações que se supõe existirem entre esses modelos. Assim, sua funcionalidade conceitual se aplica diante da necessidade de denominar contextos de ação educativa, e não sumariamente descrever práticas educativas, uma vez que, para esta última tarefa, recomendase o uso das categorias descritivas do fenômeno educativo, tais como:
educação formal (EF), educação não formal (ENF) e educação informal (EI).
Leia o texto a seguir. O século 21 é cenário de novas configurações pedagógicas que criam e recriam diferentes possibilidades de ______ e ________, tornando ainda mais complexo o significado e as formas de educação. Interessada em construir economias de conhecimento por meio da constituição de dispositivos educativos formais, não formais e ________, centralizando o saber em estratégias políticas, culturais e institucionais, a sociedade ____________ é concebida por Beillerot (1985) como sociedade __________. Qual a alternativa indica as palavras corretas em relação ao sentido do texto?
 ensinar e aprender; informais; contemporânea; pedagógica.
Leia o texto a seguir. A ENE corresponde a um termo cuja conceituação repousa em uma necessidade histórica ____________ , dado o atual contexto de fortalecimento do caráter estruturado de práticas educativas para além dos limites da ____________ . Se, na maior parte do tempo, a ____________ e a sociedade, em geral, deixaram de focalizar a ENE como problema pedagógico, a atualidade tem sido cenário de proliferação de iniciativas cada vez mais visíveis de desenvolvimento de processos formativos em espaços não ____________ de ____________ e ____________ . Qual a alternativa indica as palavras corretas em relação ao sentido do texto?
emergente; escola; pedagogia; convencionais; ensino e aprendizagem.
Leia o texto a seguir. A abertura para compreender esses processos educativos não escolares, à luz de demandas sociais que envolvem o momento histórico, proporciona a consolidação de uma perspectiva de conceituação da educação como um fenômeno complexo, disperso, heterogêneo, sobre a qual se denomina uma multiplicidade de práticas e resultados formativos. Na medida em que essa perspectiva se instalou na literatura pedagógica, surgiu a necessidade de aplicar critérios para discriminar modalidades de práticas educativas. Nesse sentido, tornam-se pertinentes as categorias de EF, ENF e EI, ainda que os critérios utilizados para demarcar as fronteiras que delimitam cada uma delas não sejam convencionados univocamente. Desse modo, qual a alternativa que representa, dentro do contexto que se apresenta, os respectivos conceitos?
 EF, tem a ver com processos altamente institucionalizados. ENF, são atividades realizadas fora do sistema educativo oficial. EI, é processo que dura a vida inteira em que as pessoas adquirem e acumulam conhecimentos.
Leia o texto a seguir. A pedagogia, como ciência da educação, desenvolveu, ao longo de sua história, sistemas teórico-metodológicos com foco nas práticas educativas em suas diversas dimensões. Embora seja comum associar o conhecimento em pedagogia à escola, ou ao ensino de crianças, os conhecimentos pedagógicos se constituem em importantes ferramentas que proporcionam modos de compreensão e intervenção em situações educativas diversas. Esse conhecimento, que é teórico e prático ao mesmo tempo, dada a natureza práxica da pedagogia. Nesse sentido, podemos compreender a práxis pedagógica como sendo,
 um importante suporte que adquire sentido a partir da reflexão sobre a prática e que, ao mesmo tempo, opera, por meio da compreensão crítica da prática com base em princípios da pedagogia.
Leia o texto a seguir. A ENE se configura como prática pedagógica, na medida em que sua aintencionalidades estebelce relações entre finalidades e metodologias. Por seu turno, para transcender uma prática educativa não escolar para o campo das práticas pedagógicas, é necessário?
 que as práticas educativas, a partir de uma organização didático-pedagógica, própria da pedagogia como ciência da educação, converta-se em prática pedagógica.
Leia o texto a seguir. A abordagem dos Temas Transversais como eixos integradores contribui para valorizar sua importância e dar significado e relevância aos conteúdos escolares. Nesse contexto, os Temas Transversais permitem a efetiva educação para a vida em sociedade, tendo em vista que uma das oportunidades decorrentes de sua abordagem é a aprendizagem da gestão de conflitos, que contribui para eliminar, progressivamente, as desigualdades econômicas, acompanhadas da discriminação individual e social. Por assim ser, é correto o que se afirma em:
 Os Temas Transversais não devem ser trabalhados em blocos rígidos, nem tampouco em estruturas fechadas de áreas de conhecimento, mas, sim, que sejam trabalhados de um modo contextualizado.

Continue navegando