Buscar

importância do sus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A PRÁTICA INTERPROFISSIONAL DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE 
Cristina Dias da Silva [footnoteRef:1]; Mariana Maciel Garcia[footnoteRef:2]. [1: Acadêmica do curso de graduação em Biomedicina da faculdade Estácio UNIJIPA. E-mail: dias60254@gmail.com ] [2: Professora orientadora. Bióloga. E-mail: mariana.garcia@unijipa.edu.br ] 
Introdução: O trabalho em equipe se faz cada vez mais necessário no desenvolvimento de diversas atividades no nosso cotidiano e no âmbito da saúde não é diferente. O conceito de interprofissionalidade na educação já é amplamente conhecido, pois isto ocorre quando duas ou mais profissões da saúde com a outra, formas de colaborar para melhorar a qualidade dos serviços prestados [1] e esta prática interprofissional ganha cada vez mais espaço no SUS, com o fortalecimento das práticas colaborativas pelos profissionais da saúde. Objetivo: Investigar os caminhos que levaram a prática da interprofissionalidade dentro do Sistema único de Saúde (SUS). Metodologia: No que tange as formas de construir conhecimentos, nos deparamos com diversos caminhos de pesquisas, no entanto, se faz necessário realizar a escolha do procedimento que melhor se enquadre com o objetivo a ser investigado que, no presente trabalho será a pesquisa bibliográfica, desta forma utilizamos como fonte inicial de pesquisa sites como google acadêmico, scielo e ministério da saúde, onde selecionamos os artigos científicos que fizeram parte da nossa pesquisa. Fundamentação teórica: O Sistema Único de Saúde (SUS) garantido pela Constituição Federal de 1988, foi criado por meio da pressão de movimentos sociais que defendiam a ideia que a saúde era direito de todos os cidadãos. Com as necessidades atuais da população e a tripla carga no sistema de saúde, nota-se que não se pode atender todas as necessidades nesse âmbito de forma fragmentada, ao contrário, vemos a necessidade de profissionais com um perfil que o permita ofertar serviços integrais de saúde, com a valorização da colaboração durante seu processo de trabalho [2]. Desta forma percebe-se que “o Sistema Único de Saúde (SUS) é interprofissional, construído e consolidado como espaço de atenção à saúde, educação profissional, gestão e controle social, orientado pelos princípios de integralidade, equidade, universalidade e participação” [3]. Considerações finais: Observa-se que o sus adotou a prática da interprofissionalidade com base nas necessidades apresentadas atualmente e ainda, por ser um sistema que possui diversas ramificações, esse modelo de trabalho em saúde integrado proporciona uma melhoria significativa na assistência à saúde.
Palavras-chaves: Interprofissionalidade. SUS. Perfil Profissional. 
REFERÊNCIAS 
[1] DA COSTA, José Altamir Batista; PINHO, Rutileia Carvalho Xavier. Formação Docente para Educação Interprofissional (EIP) na Saúde para o Ensino Da Teoria a Prática no Âmbito SUS. Humanidades & Inovação, v. 8, n. 44, p. 88-99, 2021.
[2] FREIRE, José Rodrigues et al. Educação Interprofissional nas políticas de reorientação da formação profissional em saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 43, p. 86-96, 2019.
[3] PEDUZZI, Marina. O SUS é interprofissional. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 20, p. 199-201, 2016.

Outros materiais