Buscar

Resumo Maslow teoria holístico-dinâmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Resumo: Maslow – Teoria Holístico-Dinâmica 
Abraham H. Maslow não rejeitava as outras abordagens da psicologia apenas propunha um foco no ser humano. Para a abordagem holística a pessoa em sua totalidade está sendo constantemente motivada e que os indivíduos tem potencial para crescer em direção a saúde psicológica, ou seja, a autorrealização. É a terceira força da psicologia. A teoria de Maslow da personalidade está fundamentada em pressupostos referentes à motivação. 
Para Maslow a natureza humana possui tendências inatas que são predominantemente saudáveis, e eles incluem a capacidade de crescimento construtivo, bondade, generosidade e amor, contudo, estes instintos (restos) são muito fracos e são modificados pela a aprendizagem e a cultura. Um ambiente de patogenicidade pode facilmente inibir nossos potenciais positivos e evocar ódio, destrutividade e comportamento auto-destrutivo. 
Características da motivação para Maslow:
· A motivação é geralmente complexa;
· As pessoas são continuamente motivadas por uma necessidade ou outra;
· A motivação para um comportamento pode ser inconsciente ou desconhecida para a pessoa. 
· Há uma hierarquia de necessidades, que são caracterizadas pelo conceito de premência relativa (uma necessidade é substituída pela seguinte mais forte na hierarquia, na medida em que começa a ser satisfeita ou relativamente satisfeita).
· Todas as pessoas são motivadas pelas mesmas necessidades básicas;
· Um indivíduo pode estar motivado, simultaneamente, por várias necessidades.
· A motivação dominante vai depender de qual das necessidades mais baixas na hierarquia está suficientemente satisfeita.
· As necessidades não são estáticas, podem flutuar de uma categoria para outra, em diferentes momentos, ocasionalmente pode ocorrer a inversão na ordem hierárquica.
· A falta de satisfação de alguma das necessidades básicas conduz a algum tipo de patologia.
Necessidades conativas demandam esforço para sua realização. 
Necessidades cognitivas desejo e curiosidade de conhecer e compreender as coisas, tendência de adquirir mais conhecimentos. Existem diferentes graus de intensidade, podendo ser: sistematizar conhecimentos, organizá-los, analisá-los e descobrir as relações existentes entre eles.
Autorrealizaçãoenvolve a realização de cumprir seus próprios potenciais inatos.
Metapatologia é a ausência de valores, falta de satisfação e perda de significado na vida. A privação de algum dos valores B resulta em metapatologia, ou falta de uma filosofia de vida significativa.
Metamotivaçãocaracteriza-se pelo comportamento expressivo, em oposição ao enfrentamento. A motivação da necessidade comum e os motivos das pessoas autorrealizadas foram chamados de metamotivação.
Necessidades instintivas são inatas, contudo, podem ser modificadas pelo aprendizado. A frustração destas gera patologia. 
Neurose doença de deficiência, que se origina na privação de certas satisfações, ou seja, quando a pessoa tem desejos e expectativas que ainda não foram realizadas e estão longe de serem. As neuroses perpetuam um estilo de vida insalubre. Envolve desejos insatisfeitos de segurança, de filiação e de identificação, de estreitas relações de amor, de respeito e prestígio. 
Necessidades estéticas algumas pessoas tem necessidade de beleza e experiências esteticamente agradáveis, ou seja, não são universais. Refere-se a uma atração pelo belo e repugnância pela feiura.
As necessidades humanas, segundo Maslow, estão arranjadas numa hierarquia que ele denominou de hierarquia dos motivos humanos, em que se pressupõe que as necessidades de nível mais baixo precisam ser satisfeitas ou, pelo menos, relativamente satisfeitas antes que as necessidades de níveis mais altos se tornem motivadoras. As necessidades em ordem invertidas costumam ser mais aparentes do que reais, e alguns desvios aparentemente óbvios na ordem das necessidades não são variações em absoluto. 
Por ordem decrescente de premência, as necessidades estão classificadas em: fisiológicas, segurança, afiliação, autoestima e autorrealização. A necessidade fisiológica é, portanto, a mais forte, a mais básica e essencial, enquanto a necessidade de autorrealização é a mais fraca na hierarquia de premência. 
Hierarquia dos motivos humanos:
1. Necessidades Fisiológicas Alimentação, sono e repouso, de abrigo, desejo sexual, etc. (características: sobrevivência do indivíduo / preservação da espécie; necessidades mais básicas de base fisiológica e hereditária; caráter recorrente e contínuo – voltará a ocorrer constantemente; necessidade conotativa; são as necessidades que possuem condições para serem 100% realizadas e até mesmo excessivamente realizadas).
2. Necessidades de Segurança Proteção, ordem, consciência dos perigos e riscos, senso de responsabilidade. (características: não podem ser excessivamente realizadas, quando gastam mais energia para satisfazer a necessidade de segurança e não há sucesso acontece à ansiedade básica).
3. Necessidades Sociais Associação, de participação, aceitação por parte dos companheiros, de troca de amizade, de afeto e amor. (características: As pessoas com essas necessidades satisfeitas possuem confiança de que são aceitas por aqueles que são importantes. Aquelas que nunca experimentaram o amor aprendem a desvalorizar o amor e achar natural a ausência dele. Pessoas que experimentaram o amor somente em pequenas doses são motivadas a procurá-lo).
4. Necessidades de Estima Autoapreciação, autoconfiança, necessidade de aprovação social e de respeito, de status, prestígio e consideração. (características: existem dois níveis de necessidades de estima: reputação - é a percepção do prestigio, do reconhecimento ou da fama que uma pessoa alcançou aos olhos dos outros- e autoestima - são os sentimentos de valor e confiança do próprio individuo baseado na competência real e não meramente na opinião dos outros). 
5. Necessidades de AutorrealizaçãoSão as necessidades de cada pessoa realizar o seu próprio potencial e de auto desenvolver-se continuamente, ser constantemente mais do que é - vir a ser tudo o que pode ser. (características: inclui a realização pessoal, a realização de todo o seu potencial e um desejo de tornar-se criativo, no sentido amplo da palavra. Expressam suas necessidades humanas básicas e não permitem que estas sejam suprimidas pela cultura).
O ciclo dinâmico - privação, dominação, gratificação, ativação - continua, de modo que todas as necessidades básicas (fisiológicas, segurança, afiliação e estima) sejam satisfeitas e ocorra o surgimento da necessidade mais alta na hierarquia de Maslow: a necessidade de autorrealização. A privação das necessidades superiores (estima a autorrealização) não produz uma reação de emergência ou de desespero, como pode acontecer com a privação das necessidades mais inferiores da hierarquia. Muitas vezes, essas necessidades podem surgir não apenas a partir da gratificação das necessidades inferiores, mas também como consequência da renúncia e supressão, voluntária ou forçada, dessas necessidades.
A pessoa é capaz de se abster de comer, como ocorre em protestos, porque ela saiba que quando ela retomar a satisfazer a necessidade haverá disponibilidade de recursos para satisfazê-la. Assim, continua a fazer sentido a teoria de Maslow.
Valores B são verdades eternas, valores que existem na mais intrínseca e própria natureza humana, onde devem ser descobertos. Entre outros, Maslow relaciona: verdade, bondade, beleza, realização, totalidade ou riqueza, vivacidade ou espontaneidade, humor ou alegria, perfeição, integridade ou transcendência, autonomia ou autossuficiência, justiça, ordem, simplicidade, singularidade, falta de esforço, entre diversos outros.
Comportamento expressivocostuma ser um fim em si mesmo e não serve a nenhum outro propósito, tende a ser inconsciente e ocorre de forma natural e com pouco esforço. Sem objetivo ou finalidade, apenas um modo de expressão. Determinado por forças internas do individuo e não pelo ambiente. 
Comportamento imotivado alguns comportamentos não são causadospelas necessidades, mas por outros fatores, como reflexos. A motivação esta limitada a luta pela satisfação de algumas necessidades.
Comportamento de enfrentamento é consciente, tem objetivo e finalidade, é sempre motivado requer esforço e é aprendido e determinado pelo ambiente externo.
Necessidades neuróticas levam apenas a patologia, não são produtivas. Elas servem como compensação para as necessidades básicas insatisfeitas.
Complexo de Jonas caracterizado pela fuga da grandeza e da autorrealização, fuga do próprio destino, representa o medo do sucesso, perfeição e de ser o melhor possível.
Psicoterapia envolve a busca por satisfação das necessidades de amor e pertencimento, com aquisição de sentimentos de confiança e autoestima. 
Psicologia Positiva é um campo relativamente novo da psicologia que combina a ênfase na esperança, no otimismo e no bem estar com a pesquisa e a avaliação cientifica. 
Medir a autorrealização usa o teste Inventario de Orientação Pessoal (POI), pelo Índice Curto de Autorrealização e pelo Índice Breve de Autorrealização.
Dessacralizaçãoo tipo de ciência que carece de emoção, alegria, admiração, repeito e arrebatamento. Dessacralizar a ciência ou instilá-la com valores humanos, emoção e ritual. Atitude taoista para a psicologia, que seria sem interferências, passiva e receptiva.
Pessoas autorrealizadas (características):
· São livres de psicopatologias, centradas nos problemas (interesse em problemas externos), criativas (a própria maneira e possuem uma percepção aguçada sobre verdade, beleza e realidade) e apreciam o novo.
· Progridem na hierarquia de necessidades, então, fazem uso integral e exploração dos talentos, capacidades, potencialidades. 
· Adotam valores B (being) – se sentem à vontade com a verdade, beleza, justiça, simplicidade, humor e reivindicam esses elementos, então, estes discriminam entre meios e fins e bem/mal (claro senso de conduta certa e errada e tem pouco conflito acerca de valores básicos.).
· Possuem a percepção mais eficiente da realidade (enxergam valores reais com mais clareza, além de serem menos preconceituosas), a aceitação de si, dos outros e da natureza (não esperam perfeição), além da espontaneidade, simplicidade, naturalidade (são éticas e despretensiosas, não são compulsivas e convencionais) e resistência à aculturação (próprios padrões de conduta e não obedecendo cegamente as regras dos outros).
· Possuem autonomia (só atinge autonomia por meio das relações satisfatórias com os outros), senso de humor filosófico, experiência culminante (natureza mística e que, de alguma forma, isso forneceu a elas um sentimento de transcendência), sentimento de unidade com toda a humanidade (GEMEINSCHAFTSGEFUH) e relações interpessoais profundas (sentimento compassivo em relação às pessoas em geral e são muito profundas e intensas).

Continue navegando