Buscar

APS -Engenharia e Inovação

Prévia do material em texto

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Instituição de ensino superior
Caio Marques de Souza 		RA : 1303757
Gustavo Alexandre Ruckert 		RA : 1821235
Andre Luiz Pereira Da Silva 		RA : 2487815
Roberto Passos Fidalgo Dos Santos	RA : 2526088 
Tarlley Ramos Alencar 		RA : 2303129
Ricardo Angelo Nascimento 		RA : 2374391
Victor Hernandes J. P. S		RA : 2341899
Nathan Moura Martins 			RA : 2548186
Rogério Cláudio de Souza 		RA : 2694502
Atividades Práticas Supervisionadas
São Paulo
2021
Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
Instituição de ensino superior
Caio Marques de Souza 		RA : 1303757
Gustavo Alexandre Ruckert 		RA : 1821235
Andre Luiz Pereira Da Silva 		RA : 2487815
Roberto Passos Fidalgo Dos Santos	RA : 2526088 
Tarlley Ramos Alencar 		RA : 2303129
Ricardo Angelo Nascimento 		RA : 2374391
Victor Hernandes J. P. S		RA : 2341899
Nathan Moura Martins 			RA : 2548186
Rogério Cláudio de Souza 		RA : 2694502
Atividades Práticas Supervisionadas
Trabalho de encerramento de disciplina de Engenharia e Inovação apresentado	ao Curso de Engenharia da Computação, da FMU como requisito parcial à obtenção de nota N1.
Orientador : Profº Luis Carlos Simei
São Paulo
2021
Resumo
Neste trabalho falaremos sobre a evolução “disruptiva” que veem ocorrendo no mercado tecnológico, como é explicado no trecho abaixo :
“A IDC já fez suas previsões para o mercado brasileiro de TIC (Tecnologia da informação e comunicação) para 2020. Durante apresentação do Predictions Brazil 2020, a consultoria revelou que o Brasil terá um crescimento de 4,9% nesse setor, impulsionado pelo cenário econômico favorável, pelo grande aumento no faturamento do nicho de computação na nuvem e pela aceleração no mercado de softwares.
Além disso, segundo a consultoria, o mercado de TI empresarial seguirá tendência de alta, com a previsão de crescer 7,6% em 2020. É bom lembrar que nesses números, em especifico, não estão presentes os dados referentes ao consumo, que devem ser apresentados em outro momento. ”
Trecho retirado do site Canaltech.
“A segunda onda de digitalização está pronta para desestabilizar todas as esferas da vida econômica. Como ressaltou o investidor de capital de risco Marc Andreesen, “softwares estão devorando o mundo”. Ainda assim, apesar de um escopo e de um momentum de digitalização sem precedentes, muitos tomadores de decisão continuam inseguros a respeito de como lidar com isso e voltam-se para acadêmicos em busca de orientação sobre como abordar essa disrupção.”
Trecho retirado do site Harverd Business Review.
O foco dos dois trechos é informar como o mercado de tecnologia vem crescendo em todo mundo e que essa evolução não é sempre disruptiva, pensando nessa evolução foi elaborado alguns textos em cima desses 4 (quatro) tópicos :
▪ Inovações radicais criam mercados? Justifique.
▪ Quais inovações radicais você destaca (empresa e produto) nas áreas de: telecomunicações, mídia e automotiva? Explique.
▪ Assim como a NETFLIX que demorou para se tornar um modelo disruptivo, quais outras empresas vivenciaram essa transição? Exemplifique duas.
▪ No Brasil exemplifique uma empresa que na sua opinião no ano correto apresentará produtos radicais e disruptivos. Justifique.
Abstract
In this paper, we will talk about the “disruptive” evolution that they are occurring in the technological market, as explained in the excerpt below:
“IDC has already made its forecasts for the Brazilian ICT (Information and Communication Technology) market for 2020. During the presentation of Predictions Brazil 2020, the consultancy revealed that Brazil will have a 4.9% growth in this sector, driven by the scenario favorable economic environment, due to the large increase in the revenue of the cloud computing niche and the acceleration in the software market.
In addition, according to the consultancy, the corporate IT market will follow an upward trend, with a forecast of growing 7.6% in 2020. It is good to remember that in these numbers, in specific terms, the data referring to consumption are not present, which should be presented at another time. ”
Excerpt from the Canaltech website.
“The second wave of digitalization is ready to destabilize all spheres of economic life. As venture capitalist Marc Andreesen pointed out, "software is devouring the world." Still, despite an unprecedented scope and digitalization momentum, many decision makers remain unsure about how to deal with this and turn to academics looking for guidance on how to address this disruption.”
Excerpt from the Harverd Business Review website.
The focus of the two sections is to inform how the technology market has been growing all over the world and that this evolution is not always disruptive, thinking about this evolution, some texts were elaborated on these 4 (four) topics:
▪ Radical innovations create markets? Justify.
▪ What radical innovations do you highlight (company and product) in the areas of: telecommunications, media and automotive? Explain.
▪ Just like NETFLIX, which took a long time to become a disruptive model, what other companies have experienced this transition? Exemplify two.
▪ In Brazil, exemplify a company that, in your opinion, in the correct year will present radical and disruptive products. Justify.
Sumário
Introdução	6
Inovações radicais criam mercados	7
Inovações radicais destacadas	8
Modelo disruptivo	9
Produtos radicais e disruptivos no brasil	10
Conclusão	11
Referências	12
Introdução
Nesse texto vamos aborda sobre os conceitos radicais e disruptivas, sobre as inovações das empresas nos ultimos 40 anos no artigo abordamos um conceito sobre as empresas que são dominantes no mercado de trabalho nos ultimos anos, onde mostra que tem uma inovação na abordagem das empresas assim melhorando e inovando o conceito de empresas. Assim podemos definir novas concorencias que desafiam empresas estabelicidas, com frequência tendo que inovar produtos, atividades, e publicidade da sua empresa para que assim possa melhorar e qualificar o seu negocio. Citamos alguns exemplos de empresas que inovaram radicalmente no mundo digital e assim melhoraram concideravelmente no mercado assim se tornando uma entre varias marcas que mudaram radicalmente seu negocios.
Inovações radicais criam mercados
Inovações radicais criam sim mercados, pois, como dito no texto, estas se dão partir da criação de novos conhecimentos e na comercialização de ideias ou produtos totalmente novos.Segundo a pesquisa feita, a inovação radical está focada nos tipos de comportamento organizacional e em estruturas que explicam e preveem a comercialização de ideias inovadoras.
Os produtos chegam e passam por mudanças e melhorias de longo prazo que, em última análise, levaram à instabilidade dos produtos existentes, promovendo a melhoria do produto e a adaptação às necessidades do cliente através da criação ou troca de loja. Vale ressaltar também que isso trouxe novas práticas para a empresa. Traz também grandes investimentos, sendo a taxa de retorno é muito superior à investida, e com isso atrai-se novos clientes e faz com que os clientes que já utilizam a marca desejem comprar cada vez mais os produtos. Os clientes têm ideias de grande impacto. O crescimento do mercado e das vendas abriu portas para novos empregos.
Inovações radicais destacadas
O WhatsApp é um aplicativo que revolucionou o mercado de telecomunicações, já que há poucos anos atras era praticamente impossível se comunicar com a rapidez e agilidade que temos hoje, o WhatsApp eliminou quase que por completo as ligações telefônicas já que atualmente uma simples mensagem de texto é capaz de chegar ao outro lado do planeta quase que instantaneamente, sendo muito mais barato é eficaz. 
No ramo de mídias temos o Spotify que através de um aplicativo também, reúne músicas, podcast, programas e canais de horoscopo. Através de uma assinatura mensal você tem acesso a todo esse conteúdo.O Spotify revolucionou e acabou com grande parte do mercado de CDs e até mesmo os MP3 e MP4 que foram lançados uns anos antes.
A empresa Uber revolucionou a área de transporte de passageiros, criando um aplicativo onde você solicita uma corrida e ele localiza um motorista mais próximo para levar ao destino solicitado com um preço mais acessível que o taxi, essa inovação também gerou diversos empregos para pessoas que tem um carro poder fazer uma renda extra. Ou até mesmo a UberEarts - da empresa Uber que já tem um dos meios mais inovadores para solicitar carros de alugueis agora vocês pode solicitar comida e acompanhar com quem e por onde esta sendo efetuado o trajeto da sua comida, sem sair da sua comodidade de casa, principalmente agora em período de isolamentos que nos vivemos e um dos aplicativos que mais esta sendo usado com frequência por vários consumidores. Assim tomando um dos mercados inovadores do nosso cotidiano.
Modelo disruptivo
A Amazon é empresa que começou em uma garagem no ano de 1994,Jeff Bezos juntamente com seus primeiros funcionários faziam todo o processo de forma manual, empacotaram livros e os levavam para os correios, com o crescimento da empresa é o sucesso que vinha sendo conquistado foi necessário à melhoria dos processos internos como o investimento em novas tecnologias e de novos funcionários, a Amazon.com é um dos maiores sites de varejo on-line do mundo desde o seu começo humilde em uma garagem até um negócio internacional que emprega milhares de pessoas. A empresa ainda desfruta de um tremendo crescimento, com a cartela de clientes de todo mundo compram livros, eletroeletrônicos e outros diversos produtos próprios e de centenas de marcas parceiras.
Outros dois exemplos de modelo disruptivo que podemos usar são Uber e Airbnb. Ambas se enquadram em mercados já existentes (transporte e hospedagem), atuam como prestadores de um serviço já existente e o que elas oferecem na verdade é a praticidade e baixo custo. A Uber conecta o usuário a um de seus motoristas enquanto o Airbnb conecta o usuário a uma hospedagem. Um detalhe é que nenhum dos dois possuem o produto em sim, a Uber não possui nenhum carro e o Airbnb não possui nenhuma hospedagem, ambos são pontes entre usuário e motorista/hospedeiro.
Outra empresa que teve inicio em uma garagem em 1976 que hoje é uma referencia em tecnologia é principalmente em inovação é a Apple, um jovem com visão de futuro entendeu que o mercado de computação precisava de mudanças, já que os computadores eram somente utilizado em empresas de grande porte que tinham condições financeiras e estruturais para utilizar de um computador extremante lento é de difícil utilização, Steve Jobs viu uma possibilidade de negocio visando que cada ser humano pudesse ter um computador pessoal o tão famoso Apple I, com o passar dos anos é com a evolução tecnológica os produtos foram sendo melhorados é aprimorados ate que chegamos nos dias atuais em que temos os melhores e mais completos dispositivos na palma de nossas mãos.
Produtos radicais e disruptivos no brasil
Se tornar uma empresa Disruptiva é um grande desafio, pois para isso deve encarar diversos desafios e ter uma grande criatividade de incrementar uma inovação no Mercado. Uma empresa que tem se destacado principalmente nesses dois últimos anos de COVID-19 e poderá apresentar produtos radicais e disruptivos é a Siemens. O motivo é que no Mercado Hospitalar em que sempre serão aceitas novas inovações.
A Siemens trás contigo o VOC (Virtual Operations Center) que é uma máquina onde o profissional fica em uma sala com telas que mostram as salas de exame, ele acompanha tudo pelo vídeo e pode falar com o paciente, se necessário. Com o VOC cada profissional consegue controlar até três operações simultaneamente, e no Brasil já tem 60 máquinas em ação. Ideias como o VOC são inovadores, mais completas e dinâmicas no mercado de trabalho.
Para completar, na atualidade podemos citar o Pix, que foi uma gigantesca inovação no Mercado bancário já que ele facilita as transações de compras e pagamentos essa inovação influência diretamente todo o mercado onde está inserida, já que por ele é possível transferir dinheiro sem taxa de é para qualquer instituição financeira em segundos.
Outro exemplo seria a Stone que se inseriu no mercado como meio de pagamento (maquininha de cartão) de formas mais práticas e baratas, e depois abriu uma frente de contas bancárias, além de oferecer diversas ferramentas para o e-commerce.
Ou até o Zoom que é uma das inovadoras por que devido a pandemia foi um das empresa que criou um das ferramentas que mais ajuda empresas e famílias a se comunicar de uma maneira fácil e pratica para poder diminuir a distancia e facilitar a comunicação entre em amigo, parentes e colegas de trabalho no inicio da pandemia foi considerada como um dos softwares mais baixados de 2020 e ate hoje continua sendo um dos softwares mais utilizados parar criar reuniões, lives e etc. Creio que nos próximos anos sera uma empresa que desenvolvera outras maneiras de se comunicar facilitando cada vez mais.
Conclusão
“A primeira coisa que devem saber é que nem todas as mudanças tecnológicas são “disruptivas”. É importante distinguir entre diferentes tipos de inovação, e as respostas que elas exigem das empresas. Em um artigo recentemente publicado no Journal of Product Innovation Management, realizamos uma avaliação sistemática de 40 anos (1975 a 2016) de pesquisas sobre inovação. Utilizando uma abordagem com base no processamento de linguagem natural, analisamos e organizamos 1.078 artigos publicados sobre os seguintes tópicos relacionados à inovação: disruptiva, arquitetônica, inovadora, destruidora de competência, descontínua e radical. Valemo-nos de um algoritmo de modelação de tópico que busca determinar os tópicos em um conjunto de documentos textuais. Comparamos, quantitativamente, diferentes modelos, o que nos levou a escolher o modelo que melhor descreve os dados textuais tomados como base. Esse modelo agrupou os textos em 84 tópicos distintos; seu melhor desempenho ocorre na explicação da variabilidade de dados na atribuição de palavras a tópicos e de tópicos a documentos, minimizando imprecisões.”
Trecho retirado do site Harverd Business Review.
Após à luz da bibliografia concluímos que o avanço tecnológico inovou em diversas áreas do mercado, trazendo benefícios e mais praticidade para vida moderna. Foi aberto um portal com novos horizontes que se estenderá pelo mundo e incentivará mais pessoas à serem inovadoras e radicais no mercado.
Referências 
https://hbrbr.com.br/inovacao-diruptiva-e-radical/
https://canaltech.com.br
2

Continue navegando