Buscar

Deficiência Física Fundamentos e Metodologias - avaliação II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E FILOSÓFICOS 
1. Em 1930, houve a abertura de classes especiais públicas, destinadas a separar os alunos normais dos anormais. Em 1945, ocorreu a criação do primeiro atendimento educacional especializado às pessoas com superdotação na Sociedade Pestalozzi, por Helena Antipoff e em 1954 foi fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no Rio de Janeiro, por Beatrice Bemis. Disserte sobre o marco histórico do qual a educação dos deficientes deixou de figurar separadamente e passou a ser um assunto presente nas normas e leis do país. 
2. Uma das bases para a inclusão de fato acontecer nas escolas regulares é ter como princípio que todos os alunos são iguais e com os mesmos direitos, seja de acesso ou no processo de ensino e aprendizagem. Conhecer previamente o histórico de seus alunos especiais é fundamental. Isso pode ser obtido através do diálogo com seus responsáveis, cuidadores e professores anteriores. Indagar sobre seus interesses, dificuldades, facilidades e progressos. Por meio dessas informações, será possível elaborar um plano individual de objetivos, que permitirá a você acompanhar a evolução de seu aluno. Disserte sobre como as práticas educacionais e a sala de aula podem ser mais inclusivas.
Resposta Esperada: Cada pessoa possui suas habilidades e dificuldades. O professor que acredita num ambiente escolar inclusivo terá uma prática pedagógica baseada no diálogo e na pesquisa, não rotulando os mais inteligentes ou menos inteligentes, e incentivando a união dos alunos para o crescimento mútuo. Conhecer os alunos e o ritmo de cada um é um fator importante. Atender às diversidades encontradas na sala de aula, ou seja, a sala de aula é um ambiente que tem por objetivo promover a participação de todos, sendo uma parceria entre professores e estudante, combatendo a exclusão e a discriminação.

Continue navegando