Buscar

Números - Introdução

Prévia do material em texto

Números 
PROFESSORA MARCELA
NÚMEROS 
O homem primitivo utilizava a contagem. ... O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.
Números
Números 
Nosso sistema de numeração surgiu na Ásia, há muitos séculos no Vale do rio Indo, onde hoje é o Paquistão. O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.
Números 
O sistema de numeração que conhecemos hoje é o índo-arábico. Nesse sistema os números são escritos da seguinte forma: 
OS NÚMEROS NO EGITO ANTIGO
OS NÚMEROS NO EGITO ANTIGO
O sistema de numeração egípcio baseava-se em sete números chave: 1, 10, 100, 1.000, 10.000, 100.000 e 1.000.000, um traço vertical representava 1 unidade, um osso de calcanhar invertido representava o número 10, um laço valia 100 unidades, uma flor de lótus valia 1.000, um dedo dobrado valia 10.000, um girino representava 100.000 unidades, uma figura ajoelhada, talvez representando um deus valia 1.000.000.
OS NÚMEROS NO EGITO ANTIGO
ESSE SISTEMA ENVOVE UMA PROPRIEDADE ADTIVA, E É CHAMADO DE HIÉROGLIFO EGIPCIO 
OS NÚMEROS NA ROMA ANTIGA 
OS NÚMEROS NA ROMA ANTIGA 
Os números romanos tiveram origem com os etruscos, um povo que antecedeu os romanos na Península Itálica. Eles faziam entalhes (traços retilíneos) em varetas como forma de contagem e esse método popularizou-se entres os pastores italianos e dálmatas até o século XIX.
OS NÚMEROS NA ROMA ANTIGA 
Pode-se observar que os quatro primeiros números romano (I, V, X, L) são feitos por traços retos e a letra C pode ser escrita através de três traços. Desse modo, o número I, por exemplo, não deriva de uma letra e sim de um traço que foi talhado em uma vareta.
OS NÚMEROS NA ROMA ANTIGA 
Os números romanos formam um sistema numérico, criado há cerca de 2 mil anos, na Roma antiga. Por muito tempo esse sistema foi a principal forma de representação numérica na Europa e atualmente é utilizado para indicar séculos, capítulos de livros e nomes de imperadores, reis, papas, etc. 
Exemplo:
 D. Pedro II (Dom Pedro Segundo)
Luís XV (Luís Quinze)
Século XVI (Século 16)
Os números na roma antiga 
Também conhecidos por numeração romana ou algarismos romanos, esse sistema utiliza sete letras para indicar números:
 1 = I; 5 = V; 10 = X; 50 = L; 100 = C; 500 = D; 1.000 = M.
Os números na roma antiga 
Nesse sistema, os números são representados pelas letras e são chamados de algarismos romanos.
Os números na roma antiga 
O sistema de numeração romano é parecido com o sistema de numeração do egito que é utilizado a propriedade de adição, mas além de usarmos a propriedade de adição, também é utilizado a propriedade de subtração para que as letras não se repitam mais que 3 vezes, como no caso de III. 
Quando não conseguimos chegar ao resultado desejado por meio do princípio aditivo, utilizamos o subtrativo, que consiste em utilizar o algarismo menor seguido por outro de maior valor.
Os números na roma antiga 
Exemplo:

Continue navegando